terça-feira, 19 de abril de 2011

Pesquisadora da UESC publica livro sobre plantio de espécies nativas da Mata Atlântica

Visando auxiliar na identificação de espécies de árvores freqüentes na Mata Atlântica da Região Sul da Bahia, a pesquisadora Michaele Pessoa com apoio do Instituto Cabruca, Instituto Biofábrica de Cacau, Conservação Internacional do Brasil e CEPLAC, a partir de pesquisas desenvolvidas pelo Jardim Zoológico de Antwerp - Bélgica em parceria com o IESB, está lançando o Livro Calendário Fenológico: Uma ferramenta para auxiliar no cultivo de espécies arbóreas nativas da Floresta Atlântica do Sul da Bahia, editado pela Editus, gráfica da UESC.  O mesmo contém informações e ilustrações do período reprodutivo de espécies nativas, além da indicação de seus períodos de floração e frutificação.
Na forma de guia de campo, o calendário, permite uma consulta rápida e objetiva, essencial ao cultivo dessas espécies, pois ele orienta na coleta eficiente de sementes, na produção de mudas e na utilidade ecológica e econômica das espécies, podendo ser utilizada em programas de reflorestamento e de silvicultura.
Segundo o Diretor Geral da Biofábrica, Henrique Almeida, o livro será de suma importância para auxiliar produtores e técnicos no cultivo de espécies nativas que serão utilizadas pela Biofábrica, CEPLAC e Instituto Cabruca para serem consorciadas com cacaueiros na implantação de programas de fomento florestal, como já ocorre com o Pau Brasil. A idéia é criarmos a estrutura necessária para estruturar programas em torno da linha de financiamento 'FNE Verde” e fazer do Sul da Bahia um grande pólo moveleiro de alto valor agregado e de baixo impacto ambiental, concluiu o Diretor.
Quem se interessar em adquirir a publicação poderá entrar em contato com o Instituto Cabruca nos telefones (73) 3633 6899 com Erick Cota, ou na Livraria da UESC no Centro de Arte e Cultura Paulo Souto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

PERDÃO SENHOR!

  PERDÃO SENHOR! Nesta Sexta-Feira Santa  acordei triste... Na falta dos meus pais...  De não poder ajoelhado  A eles, pedi fisicamente o pe...