quarta-feira, 27 de abril de 2011

Gestão Estratégica da Ceplac é temática de curso em Ilhéus


Gestores e representantes das Superintendências de Desenvolvimento da Ceplac na Bahia, Pará e Rondônia e gerências estaduais do Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso, além de membros da Diretoria, em Brasília, iniciaram hoje, 27, o Curso sobre Plano de Gestão Estratégica da Ceplac. As aulas estão sendo ministradas por consultores da Symnetics Internacional com a supervisão da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Salão de Convenções do Hotel Barravento, em Ilhéus, a 460 quilômetros a sul de Salvador, na Bahia.

Na abertura, o coordenador de Gestão Estratégica da Ceplac, Elieser Barros Correia, afirmou que o esforço conjunto dos servidores das unidades estaduais e a interação com a sociedade é que norteará o Plano de Gestão Estratégica da instituição, que será alinhado com a modernização das instituições públicas conduzida pelo Governo Federal. O dirigente lembrou que atualmente está sendo elaborado o Plano Plurianual (PPA) 2011-2014, aonde também se insere a Ceplac e os programas destinados ao desenvolvimento das regiões produtoras de cacau do País.

 Ao realçar que a Ceplac tem história substantiva nas regiões produtoras de cacau, houve mudanças de cenário e evoluções da sociedade brasileira, principalmente, na última década, o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), da Superintendência da Ceplac na Bahia, Adonias Castro Virgens Filho, abriu a sessão destinada a recolher as impressões dos participantes. Já o superintendente no Pará, Raymundo da Silva Mello Junior, destacou que ao longo de 54 anos, a instituição teve como marca vencer desafios, tendo citado a conquista do Norte do País, com sua unidade e a de Rondônia, e o Centro-Oeste a partir do Mato Grosso. 

            A necessidade de a Ceplac renovar seu quadro de pessoal na pesquisa e extensão rural, com o apoio dos governos estaduais, foi defendida pelo gerente no Espírito Santo, Paulo Roberto Siqueira, que lembrou a experiência conduzida naquele estado do sudeste. “Lá temos parceria com o Governo do Estado, prefeituras e os produtores e suas associações, o que tem facilitado a gestão do planejamento e ações estratégicas que desenvolvemos. Creio que isto deve ser replicado nos outros estados e não ficar só o Governo Federal com a responsabilidade”, afirmou.

            O gerente do Mato Grosso, Fernando César de Oliveira da Silva, disse que é grande a expectativa sobre os rumos do Curso de Gestão de Plano Estratégico que ora se inicia. “No Centro-Oeste, o desenvolvimento da cacauicultura é diverso dos outros estados pelas peculiaridades. Cacau é cultura pouco difundida, embora seja o Estado agressivo na área da agricultura, tendo ultrapassado São Paulo como estado agrícola do País”, disse também defendendo a contratação de mais técnicos pela direção da Ceplac. 

            Nesta quinta-feira, 28, a partir das 13h30min, será iniciada a Conferência com a participação de instituições da sociedade civil baiana, convidadas a interagir e apresentar críticas e sugestões para o Plano de Gestão Estratégica da Ceplac. Na manha de sexta-feira, 29, haverá uma segunda rodada para mais sugestões, quando se espera se fechar as indicações, com a utilização da metodologia Balanced Scorecard (BSC), cuja principal característica em organizações do setor público é construir indicadores e capacitar os participantes ao tempo em que auxilia na gestão, segundo informou a consultora da Symnetics Ana Carolina Chaer.
Por:Luiz Conceição
ACS/Ceplac/Sueba
27 de Abril de 2011
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...