sábado, 5 de março de 2011

Terremoto na Nova Zelândia desloca 30 milhões de toneladas de gelo

(

Satélite da Nasa registra imagem de blocos de gelo que se desprenderam de geleira a 200 quilômetros do epicentro do tremor)

por Redação Galileu
O terremoto de magnitude 6,3 que atingiu a região de Christchurch, na Nova Zelândia, em 22 de fevereiro, foi tão forte que quebrou um pedaço de 30 milhões de toneladas de gelo da geleira Tasman. O gelo se partiu em vários pequenos iceberges após cair no Lago Tasman.

Uma foto de satélite divulgada nesta sexta-feira pela Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, mostra os icebergs acumulados em uma das extremidades do lago.
Editora Globo
Satélite d a Nasa registra imagens de icebergs que se desprenderam de geleira
Na imagem, a parte de terra com vegetação está colorida em vermelho, a parte de terra da geleira está em marrom escuro e as partes brancas são os picos das montanhas nevadas. O rio e o lago Tasman foram coloridos artificialmente de cinza.

Situada a cerca de 200 km ao oeste de Christchurch, a geleira Tasman é a maior e mais longa da Nova Zelândia. Nos últimos anos, ela tem diminuído de tamanho, com o gelo de sua base derretendo naturalmente.

O terremoto de 6,3 graus em Christchurch, na Nova Zelândia, deixou ao menos 160 mortos, mas o número definitivo poderá chegar a 240 devido à quantidade de pessoas desaparecidas.
 Siga a Galileu no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...