sexta-feira, 25 de março de 2011

limpeza de área dos Kafmann é entregue à Justiça


A Secretaria do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus encaminhou relatório à Procuradoria Geral do Município com as informações sobre os trabalhos de limpeza realizados no terreno onde se encontram as ruínas da antiga fábrica de chocolate dos Kaufmann. De posse do relatório, a Procuradoria informará à Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, através de fotos e documentos, o cumprimento da decisão judicial que autorizou a limpeza da área, com a finalidade de combater focos de dengue, com a retirada de lixo, entulho, além da roçagem em toda a extensão do terreno.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, a antiga fábrica de chocolate, é hoje um local de risco no centro de Ilhéus, com dezenas de focos de dengue, além de ser utilizado com “banheiro público”, dormitório de moradores de rua e ponto de tráfico de drogas. Para atender reivindicação dos moradores e comerciantes da vizinhança, a secretária resolveu promover uma limpeza completa daquela área, com a finalidade de eliminar os pontos de risco à saúde da população.
Carlos Freitas ainda informa que, como existe uma Ação Demolitória proposta pelo Município, a limpeza das ruínas da antiga fábrica de chocolate de propriedade dos Kaufmann somente foi possível de ser executada após decisão judicial. “Fotografamos e filmamos todos os serviços realizados para mostrar as condições em que se encontravam os restos de estruturas em concreto armado e de algumas poucas paredes de alvenaria, recobertos por mato alto, entulho depositado por terceiros. Documentamos todas as fases: antes, durante e depois, para a segurança do Município”, ressaltou.
Informa o coordenador dos serviços, Júlio Cezar de Oliveira Gomes, que foram necessários três dias de intenso trabalho para a limpeza e retirada de todo o entulho e mato existente no local. Para realizar o serviço de limpeza foram mobilizados 30 operários da secretaria além de uma máquina pá-carregadeira e diversos caminhões caçambas. “Todo o trabalho foi feito com o máximo cuidado, no sentido de atender as determinações judiciais”, explica Júlio Gomes.
Num balanço realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, foram retiradas do local nove caçambas de entulho de seis metros cúbicos cada, num total de 54 metros cúbicos de entulho, terra e lixo, incluindo, também, a roçagem e a remoção de toa a vegetação existente no local. “Com essa ação atendemos a população do entorno das ruínas da antiga fábrica de chocolate, além de eliminar, temporariamente, focos da dengue e outros problemas existentes no local”, conclui Júlio Gomes. 
Ascom/Ilhéus
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...