quarta-feira, 2 de março de 2011

Lançando bases para o futuro CEPLAC comemora 54 anos



O diretor da Ceplac, Jay Wallace da Silva e Mota, anunciou, ontem (1º.3), no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) da Ceplac, na Bahia, o início das oficinas do Planejamento Estratégico que prepararão as bases da instituição para o futuro. O evento se deu na cerimônia de comemoração dos 54 anos de criação da Ceplac reunindo convidados, produtores de cacau e servidores federais lotados no órgão da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O planejamento será realizado em nove meses por empresa de consultoria que ganhou concorrência pública da Ceplac para ouvir o conjunto de servidores nos estados produtores de cacau, a sociedade brasileira e instituições parceiras acerca da melhor modelagem. Na solenidade, o diretor Jay Wallace Mota falou da contratação de bolsistas com mestrado e doutorado para a pesquisa e extensão rural e sobre o plano de cargos e salários que tramita na alta esfera da administração federal e dará suporte à novas contratações.

As comemorações do aniversário de criação da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), através de Decreto de 20 de fevereiro de 1957, pelo então presidente da República Juscelino Kubisthchek de Oliveira, também foram marcadas por homenagens ao ex-diretor técnico Paulo de Tarso Alvim Carneiro, falecido semana passada, aos 92 anos. Além de minuto de silêncio e de pronunciamentos dos pesquisadores Edna Dora Newmann Luz, Raul Valle e Paulo Roberto Siqueira, e do extensionista Paulo Roberto Setubal, os discursos foram permeados de lembranças do renomado cientista internacional.

A Ceplac, seus pesquisadores e extensionistas e servidores técnico-administrativos mereceram destaque dos produtores rurais José Carlos Maltez, representante da Associação dos Produtores de Cacau (APC), e Fausto Pinheiro, da Câmara Setorial do Agronegócio Cacau. Ambos fizeram agradecimentos por ter a Ceplac repassado conhecimento e tecnologia ao produtor de cacau e, principalmente, pela produção de clones de cacaueiros resistentes e tolerantes à vassoura-de-bruxa e de alta produtividade.

“No aniversário da Ceplac a gente tem certeza do bom caminho que ainda se está construindo com a massa critica dessa casa, já que 2010 foi ano bom para cacau. O produtor sabe que tendo algum recurso para aplicar na lavoura, a recuperação será gradativa, mas crescente”, disse Maltez. “A gente saiu de um cacau comum sem qualificação, para um cacau de qualidade superior, cacau fino. Já estamos fazendo chocolate em algumas iniciativas individuais e aqui na Ceplac, onde o ensinamento é repassado ao cacauicultor”, disse Fausto Pinheiro.

Ao destacar que não tem na agricultura mundial um modelo tão singular de geração de ciência e transferência de tecnologia, a partir da pesquisa e extensão rural, como o da Ceplac, o chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro Virgens Filho, lembrou que a instituição é referência científica internacional a partir do legado do cientista Paulo de Tarso Alvim e de outros pesquisadores. “O Centro de Pesquisas do Cacau e a Ceplac são referências mundiais no estudo da vassoura-de-bruxa e na biologia molecular, o que orgulha a todos nós”, discursou.

ACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...