quarta-feira, 16 de março de 2011

Governo Azevedo discute a retomada da gestão da saúde


Prefeito Azevedo
O secretário de Saúde de Itabuna, Geraldo Magela, participou, na tarde de terça-feira, 15, na sala de reuniões da Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto, de uma sessão ordinária do Conselho Municipal de Saúde. Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados à saúde itabunense, com ênfase para o plano de capacitação da dengue e a questão da retomada gestão plena dos recursos pelo município que está sendo negociada com a Sesab.

Geraldo Magella destacou que foram discutidas demandas do CMS, com relação à política de atendimento à população. Ele também relatou um encontro recente entre o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla e o prefeito Azevedo, quando o mesmo admitiu que estivesse na hora de devolver o comando único da gestão plena para o município de Itabuna.

O secretário apresentou um relato dos avanços para a humanização do atendimento do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, inclusive apresentando um gráfico comparativo de produção em relação aos hospitais de Jequié, Ilhéus, Porto Seguro e Vitoria da Conquista, que são operados pelo estado.
Magela anunciou ainda que nos dias 24 e 25 de março a chegada de uma equipe do Ministério da Saúde, da Sesab e do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde para discussão com o Conselho Municipal da Saúde e, depois, com técnicos do município para implementação do Termo de Compromisso de Gestão, primeiro passo para o processo de retomada da gestão plena da saúde.

A agenda de ações integradas prossegue em abril, com uma reunião com o secretário Jorge Solla para discutir a proposta de devolução da gestão com representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada. A proposta privilegia a participação do Conselho Municipal da Saúde no processo.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde Maria das Graças considerou que é preciso discutir a questão de forma ampla, privilegiando a participação popular na vivência no dia a dia e discutindo com o governo a situação das unidades de saúde ou mesmo a qualidade dos serviços. Outro assunto abordado no encontro foi o plano de contingência da dengue e o que o município vem implementando  para o combate à doença.
Por:Kleber Torres Reportagem: Hélio Fonseca  16-3-2010
Foto: Arquivo
www.itabuna.ba.gov.br 


Moradores de Favela tem prejuízos restituídos pela Emasa

Diretor Juscelino Leal faz a entrega  dos cheques
A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa S/A) está restituindo os prejuízos sofridos pelos moradores da Favela do Gongo (Bairro São Lourenço) devido a um rompimento de uma de suas adutoras, ano passado (25 de outubro), quando a água atingiu vários barracos 

As providencias foram tomadas logo após o incidente, quando o Prefeito Capitão Azevedo determinou que a direção da Emasa socorresse os moradores, que inicialmente foram retirados de seus barracos, por conta da empresa, e posteriormente cadastrados no programa “Minha Casa, Minha Vida”, uma vez que não poderão reconstruir suas casas no local.
Morador do Gongo assina processo

Após analise de caso a caso através dos setores Jurídico e Financeiro da Emasa, todos os moradores prejudicados foram compensados de seus prejuízos com cheque nominais e com o valor devido acordado entre ambas as partes. 

Os moradores do local ficaram muito satisfeitos com a iniciativa da direção da Empresa Municipal de Águas e Saneamento.

Fotos: Alex de Souza 
Texto publicado pela Assessoria de Comunicação da Emasa no informativo interno "Água Pura" edição de Fevereiro 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...