quinta-feira, 24 de março de 2011

Educação Infantil capacita alunos para primeiros socorros


O Grupo Escolar Raimundo Jerônimo Machado, no bairro Santa Clara, promove nesta sexta-feira(25) uma capacitação para primeiros socorros, destinada a alunos, professores e funcionários da unidade. O evento está programado para as 10 horas da manhã. O objetivo é ensinar aos participantes como usar corretamente um extintor, como detectar possíveis focos de incêndio, e ainda como prevenir acidentes envolvendo fogo e água, no caso de um afogamento. 

A capacitação será feita por soldados do Corpo de Bombeiros. A corporação já mantém, inclusive, um projeto que ensina também onde os extintores devem ser instalados, como utilizá-los e as diferenças existentes para cada tipo de incêndio.

Segundo a diretora da escola, Mônica Gonçalves Silva, logo após a palestra será realizada uma oficina para demonstrar na prática, o que os participantes aprenderam durante a aula teórica. Esta é a primeira vez que a escola promove um evento dessa natureza. Segundo Mônica, a capacitação é importante não apenas para os alunos, mas para todos os participantes, “como forma de garantir a segurança na escola, em casa, no trabalho e no dia-a-dia da comunidade”.    
     
Ela lembra que os alunos são importantes agentes multiplicadores de informações, daí a preocupação em prepará-los. “Muitos acidentes podem ser evitados com alguns cuidados básicos, quando se tem conhecimento do que fazer num momento de necessidade”, reforça a diretora. 

  Segundo a diretora, o projeto de prevenção contra incêndio será levado a todas as demais unidades de ensino da rede municipal em Itabuna.

Por:Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto –  24/03/11

 Obras no Antique  

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Emasa realizam obras de urbanização no Beco da Paz, que interliga a rua Bionor Rebouças e a Santo Antônio, no bairro Antique. O projeto envolve a implantação de rede de esgotos e pavimentação com blocos similares aos utilizados na urbanização da avenida do Cinqüentenário.

Segundo Ednaldo Oliveira, as obras foram reivindicadas há anos pela comunidade e estão sendo executadas agora, por determinação do prefeito Capitão Azevedo. Ele autorizou a substituição da rede de esgoto condominial por um sistema convencional, além da urbanização da área, que registra um intenso tráfego.

A obra foi elogiada pela dona de casa Alda Santos, que reside há mais de 30 anos no Beco da Paz,lembrando que os moradores enfrentavam problemas crônicos de infraestrutura, agravados pelo entupimento freqüente da rede de esgotos, que representava um risco para a saúde de crianças e adultos que transitavam no local.

O trabalho deverá ser concluído em uma semana, com a reabertura do tráfego para pedestres

­­­­­­­­­­­­­Por: Kleber Torres Reportagem: Osvaldo Bispo  Fotos: Pedro Augusto  22-03-2011   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...