quinta-feira, 3 de março de 2011

Consultoria inicia processo de reestruturação da Ceplac


            O futuro modelo institucional que a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) terá começou a ser trabalhado com a apresentação de fases e metodologia pela consultoria internacional Symnetics. Foi durante reunião na tarde de terça-feira, 1º, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau da Ceplac, na Bahia, contando com a participação da Diretoria da Ceplac, Superintendências e Gerências Estaduais e servidores federais lotados no órgão da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de representantes dos produtores de cacau e da sociedade baiana. 

            Na próxima segunda-feira, 14, a consultoria inicia pela Diretoria da Ceplac, em Brasília, os encontros setoriais e as reuniões de Grupos de Trabalho para ouvir e recolher sugestões que enriqueçam o projeto institucional. O diretor da Ceplac, Jay Wallace da Silva e Mota, disse que as ações terão a cooperação da Assessoria de Gestão Estratégico do Mapa, já que a Symnetics foi a empresa de consultoria responsável pelo projeto de reestruturação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ainda em andamento.
           
- Vamos utilizar a metodologia de gestão estratégica Balanced Scorecard (BSC) em que ações são planejadas a partir de conceitos e elementos fundamentais para construção do modelo em que se permite a visão da organização e suas perspectivas - informou a consultora Ana Carolina Chaer. Já o representante da Assessoria de Gestão Estratégica do Mapa, Paulo Fresneda, destacou que as dificuldades não serão os encontros setoriais e as reuniões, mas a aplicação do plano estratégico, pois, segundo disse, “as organizações só mudam se as pessoas que as integram também desejarem mudar”.

            Durante a apresentação se estabeleceu um debate com perguntas das pessoas interessadas respondias pelo diretor da Ceplac e os consultores do Mapa e da Symnetics, cujo portfólio reúne empresas públicas e privadas de vários continentes. “Precisamos estar atentos na construção de uma organização moderna, inovadora e cujas metas e compromissos respondam aos anseios dos produtores de cacau dos estados brasileiros e da sociedade brasileira como um todo”, afirmou o coordenador-geral de Gestão Estratégica da Ceplac, Elieser Barros Correia, ressaltando que diversos segmentos serão chamados a opinar, inclusive os agricultores familiares.

ACS/Ceplac/Sueba
Por: Luiz Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...