segunda-feira, 14 de março de 2011

Casa da Cultura faz homenagens para o Dia da Poesia

O imponente casarão localizado na Praça Saraiva sempre inspirou amores e poetas. Mas nesta segunda-feira, dia 14, a Casa  da Cultura vai expirar composição em versos numa homenagem ao Dia Nacional da Poesia. A partir das 9h, o espaço abre as portas para poemas de grandes nomes da literatura e convidados em um sarau com sorteio de livros.

A comemoração inicia às 9h com uma pequena solenidade e, em seguida, a leitura de poesias, sorteio de livros, distribuição de poemas aos passantes no entorno da casa. Na ocasião, serão homenageados os poetas H. Dobal, Mário Faustino, Diógenes da Cunha Lima, Graça Vilhena, Climério Ferreira, Elias Paz e Silva, além de uma artista convidada, a poetisa portuguesa Constança Lucas, natural de Coimbra, que também é gravadora, ilustradora e pintora.

O evento tem como objetivo a valorização dos poetas e da poesia, promovendo uma interação entre artistas, estudantes e a Casa da Cultura, espaço mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. "A Poesia é essencialmente beleza produzida pelas emoções através da alma, portanto eterna. Enquanto a beleza física tem asas etéreas, volátil, transforma-se em poeira translúcida e se esvai com o tempo", comenta Yolanda Carvalho.

Dia da Poesia

O dia 14 de março foi escolhido em homenagem ao grande poeta Castro Alves, é o dia do nascimento do escritor baiano famoso pelos seus versos românticos como os de "Navio Negreiro".

Já o dia 21 de março foi proclamado pela UNESCO como o Dia Mundial da Poesia. A data escolhida é o início da primavera no hemisfério norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ilhéus não tem alteração na faixa-etária da vacinação

Atenção: Sesau informa que Ilhéus não terá alteração na faixa-etária da vacinação contra dengue A mudança de faixa-etária é apenas para muni...