quinta-feira, 24 de março de 2011

Biofábrica integra rede nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia



        Atendendo convite do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o diretor-geral do Instituto Biofábrica de Cacau, Henrique Almeida, participou de uma reunião em Brasília, no último dia 18, para a formação de uma rede nacional de biofábricas. O encontro foi conduzido pelo próprio ministro Aloízio Mercadante e pelo secretário do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota. 

        A meta do MCT é proporcionar a integração das 12 biofábricas existentes no Brasil, disponibilizando recursos para pesquisas pela sua empresa Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e estimulando a diversidade da produção destas biofábricas. “O ministério também anunciou a criação de um portal para abrigar um amplo inventário nacional de estoques e estimular a comercialização de mudas em todo o Brasil”, relata o diretor-geral da Biofábrica de Cacau.

        O Laboratório de Micropropagação da Biofábrica de Cacau foi um dos destaques da reunião no MCT. Segundo Henrique Almeida, o trabalho desenvolvido aqui chamou atenção dos técnicos da MCT e da Embrapa – representada na reunião pelo gerente-geral da Unidade de Transferência de Tecnologia, Ronaldo Pereira de Andrade. “Podemos intensificar a produção de mudas de cacau a partir da embriogênise somática, técnica que aumenta a produtividade, melhora as plantas geneticamente e amplia a resistência às doenças”.

        A participação da Biofábrica de Cacau no projeto de recomposição de áreas degradadas do MCT e Embrapa foi outra boa notícia trazida por Henrique Almeida de Brasília. “Já estamos avançados em relação às demais biofábricas brasileiras em produção, tecnologia e protocolos e agora podemos ampliar nosso desenvolvimento, com apoio e acompanhamentos destes importantes órgãos federais”, planeja. 
Por: Erivaldo Bomfim
23-03-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...