quarta-feira, 30 de março de 2011

BC eleva para 5,6% projeção de inflação neste ano



BRASÍLIA - O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar 2011 em 5,6%, de acordo com projeção do Banco Central (BC), divulgada nesta quarta-feira.

Em sintonia com as perspectivas do cenário de mercado, no qual economistas da iniciativa privada fazem estimativas com base nas taxas atuais de juros e de câmbio, o BC corrigiu a projeção divulgada no relatório de dezembro, que previa inflação de 5% em 2011.

Com taxa básica de juros (Selic) a 11,75% ao ano e o dólar a R$ 1,65 no final de 2011, as projeções para o IPCA dos últimos 12 meses devem ficar em 6,2% neste trimestre, com aumento para 6,6% no terceiro trimestre e recuo para 5,6% no final do ano.

A expectativa é mais condizente com as projeções do mercado, com base em números coletados até o dia 11 deste mês, mas ainda está abaixo dos 5,82% que os analistas de instituições financeiras previam na segunda semana do mês, como mostra o boletim Focus da época, resultado de pesquisa semanal do BC. Essa projeção, na última pesquisa, aumentou para 6%. Neste caso, porém, os entrevistados consideram as expectativas de aumento da Selic para 12,25% ainda neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/9466 Encontro Telebahianos muita alegria e emoção.  Encontro memorável dos ex-colegas da antiga TELE...