terça-feira, 15 de março de 2011

Azevedo se encontra com o diretor do DERBA em Salvador

Dando cumprimento a uma série de atividades em Salvador, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, esteve na manhã desta terça-feira (15), com o diretor do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), o engenheiro Saulo Pontes. 

Durante a visita, o prefeito solicitou agilidade do órgão na duplicação da BR-415, entre Ilhéus e Itabuna e a duplicação do trecho compreendido entre a BR-101 e o bairro de Ferradas (Rodovia Jorge Amado).

Segundo o prefeito de Itabuna, as obras são de importância fundamental para o desenvolvimento regional, principalmente agora, quando diversos empreendimentos estão sendo implantados nas duas cidades. “Essa é uma promessa feita publicamente pelo governador Jaques Wagner e esperamos que a execução das obras seja iniciada imediatamente”, informou.

O engenheiro Saulo Pontes confirmou ao prefeito Azevedo que as obras de duplicação da rodovia BR-415 são importantes vetores de desenvolvimento e fazem parte das prioridades do Derba. “Temos a recomendação do governador Jaques Wagner em iniciar a duplicação entre o bairro Lomanto e Ferradas ainda este ano. O projeto está concluído e dependemos apenas da licença ambiental para dar continuidade ao processo”, revelou.

Em contato com o setor de meio ambiente do Derba, na semana passada, o secretário do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Itabuna, José Alencar, foi informado que o processo de análise está em fase de conclusão. Já o trecho da BR-415, entre Ilhéus e Itabuna ainda depende da finalização do projeto e que os técnicos estão empenhados em finalizá-lo dentro do mais breve possível.
Foto: Divulgação - 16/03/2011 

Obra da Amélia Amado ganha ritmo
Vita inspeciona obra
Readaptação do projeto inicial, excesso de rochas afloradas no solo. Essas foram algumas das dificuldades enfrentadas pelo governo municipal ao iniciar obra de macro-drenagem do Canal do Lavapés, na avenida Amélia Amado, Centro de Itabuna. Segundo o secretário de Planejamento, Fernando Vita (foto), que sempre esteve à frente dos trabalhos, foram superados os principais entraves. “Agora melhorou muito o ritmo da obra, está fluindo bem, está muito boa”, avalia.

        O secretário afirma que, mesmo diante dessa realidade, o cronograma de execução da obra está dentro da normalidade. “Quanto mais complexa a obra, mais problemas dá”. Ele revela que, todos os dias, sua primeira atividade profissional é visitar a obra, apesar de saber que há engenheiros fiscalizando, assim como mestres de obra da prefeitura.
obras adiantadas

        Vita informa ainda que a previsão de conclusão da macro-drenagem  deverá acontecer até o final do ano, pois até agora,já foram liberados pouco mais de R$7 milhões, através do Ministério das Cidades. O próximo passo, já respaldado por documentos, é buscar autorização e recursos para a cobertura do canal. “Vamos reivindicar ao Ingá que nos dê autorização pra poder cobrir”, garante.

A empresa responsável pela execução da obra, a Casa Própria,é de Itabuna. Nesse momento, há uma equipe de 40 profissionais diretamente envolvidos na labuta. A partir de segunda-feira, chegarão mais 30 funcionários , que também  ficarão sob o comando do mestre de obras Edson Lima, no posto desde que o trabalho iniciou, há sete meses. 

“Até o Dia da Cidade [28 de julho], vamos estar com essa obra bem adiantada, essa é a determinação do Prefeito Capitão Azevedo”, informa Vita



Da  SECOM - Fotos: Vinicius Borges
Leia mais: www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...