quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Saúde elabora Plano de Contingência para combate a dengue em Ilhéus

Diretores de departamento e coordenadores da Secretaria da Saúde de Ilhéus se reuniram quarta-feira (16) para mais uma etapa da construção do Plano de Contingência para enfrentamento da epidemia de dengue. No encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde, foram discutidos e apresentados os projetos elaborados por cada setor.

O plano de Contingência indica a estrutura organizacional e de apoio planejada pela Secretaria da Saúde do município para o caso de uma situação de epidemia. Segundo a diretora do departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia, a elaboração do projeto envolveu todos os departamentos. “Montamos um plano de ação para a epidemia de acordo com o nível assistencial, que abrange a atenção básica, apoio diagnóstico, necessidade de internação hospitalar, e necessidades de leitos de UTI”, relatou.

Após a construção do Plano de Contingência, elaborado pelo desencadeamento das ações propostas, de acordo com as áreas e seus componentes de atuação, o trabalho ainda deverá ser submetido, aprovado e publicado pelo Conselho da Saúde e pela Comissão Intergestora Bipartite, para que posteriormente possa ser apresentado à população e posto para execução.

A cidade de Ilhéus possui condições climáticas e geográficas bastante favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, e de acordo com os casos notificados pela Vigilância Epidemiológica do município, existe um iminente risco de epidemia, justificando assim a relevância da elaboração deste plano de ação. “As ações realizadas pela Secretaria da Saúde são no sentido de eliminar os criadouros, reduzir os níveis de infestação, e tranqüilizar a população, mas é de extrema importância a participação da comunidade, que deve manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere’’, afirma Cássia Virgínia.

Ascom/ilhéus
Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

BAIRRO ABANDONADO EM ITABUNA

Bairro São Judas, 113 anos de solidão Uma verdadeira peneira@ Por - Artaban Eden - Itabuna completou ano passado brilhosos 113 anos de emanc...