segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Lomanto é o primeiro bairro a receber a Prefeitura Móvel


“Nós somos privilegiados e temos muito que comemorar esta ação gigantesca que o prefeito Azevedo trouxe para nosso bairro. Ele prometeu, cumpriu e mostrou que é igual a nós, um homem do povo”. Foi com esta afirmação que o morador Edilson Gaudêncio expressou o seu contentamento, durante a instalação e funcionamento da Prefeitura Móvel no bairro Lomanto em Itabuna. 

O projeto de levar a Prefeitura Móvel para perto da população, além de ser pioneiro no estado, se constitui numa das mais ousadas ações já realizadas no município. O gabinete sem portas, sem janelas e sem burocracia, como frisa o prefeito, foi implantado na praça principal do bairro e funcionou na manhã de domingo (27), junto com todas as demais secretarias, departamentos, fundações, assessorias e divisões municipais.

O expediente foi aberto às 8 h da manhã com a execução dos hinos de Itabuna e do Brasil e logo sem seguida o prefeito iniciou os trabalhos, com o atendimento aos moradores do bairro, acompanhado de perto com o secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social Carlos Burgos. Os pedidos para a melhoria de ruas, esgoto, iluminação e saneamento eram encaminhados aos estandes das secretarias e departamentos implantados na praça. Os que não puderam ser atendidos no domingo já ficaram agendados para a execução posterior.

“Aqui começa uma nova era e uma forma diferente de governar, não apenas para a população de Itabuna, mas também para a comunidade regional que busca e encontra aqui, portas abertas no comércio, na prestação de serviços, na educação e na saúde”. Declarou o prefeito.
 Em paralelo ao atendimento à população, homens e máquinas trabalharam ininterruptamente. Enquanto uma equipe fazia a limpeza de canais, poda de árvores, nivelamento e abertura de ruas, remoção de entulhos em toda a área do Lomanto e áreas vizinhas ao bairro, drenagem e tapa buracos, outra equipe promovia a melhoria no sistema de iluminação pública, com troca de lâmpadas, instalação completa de braço e relê.

Ações das Secretarias     
Uma das mais requisitadas, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano não poupou esforço para poder atender a demanda. “Nós só iremos parar o trabalho aqui quando concluirmos todo o serviço de infra estrutura, saneamento e asfaltamento em todas as ruas do bairro, garantiu o titular da Sedur, José Alencar. Ele lembrou que além de ser uma determinação do prefeito, é também uma das grandes obras que ele realiza em beneficio da população.  

Em apenas uma manhã de expediente, a Secretaria de Transporte e Trânsito instalou na área beneficiada pela Prefeitura Móvel, 40 placas de identificação e sinalização vários pontos do bairro.

O titular da pasta, Wesley Melo destacou que todas as placas colocadas são de fabricação própria, feitas pela própria secretaria de trânsito. Adiantou ainda que logo após a conclusão dos serviços de asfaltamento, será efetuada a pintura das faixas de pedestres nas ruas centrais.

Durante o expediente da Secretaria de Esportes e Recreação, o titular da pasta, Alcântara Pellegrini e sua equipe mostraram à comunidade, os projetos já elaborados que serão implantados no bairro. Entre eles o da construção do Estádio de Futebol Amador e da Associação de Moradores, além da reforma da quadra poliesportiva, numa parceria com a Secretaria de Educação. Também foi apresentada uma série de ações já realizadas e os programas em execução, a exemplo do projeto de hidroginástica e natação para crianças, jovens, adultos e idosos na Vila Olímpica, 

No estande da Secretaria de Saúde a comunidade foi beneficiada com uma gama de serviços oferecidos na Unidade Básica Moise Hage que abriu as portas durante todo o expediente móvel. Clinico geral, dentista, ginecologistas, cardiologistas, urologistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares atenderam uma média de 500 pessoas. 

“Essa ação inovadora facilita a vida da comunidade e melhora a qualidade de vida da população que é isso que o prefeito tem buscado”, disse secretário de saúde Geraldo Magela.    

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy comemorou antecipadamente a ação do prefeito Capitão Azevedo de levar a prefeitura para mais perto da comunidade. “É uma das grandes oportunidades que as famílias têm para solucionar vários problemas de uma vez só em todas as áreas da gestão municipal”. 

Ele informou que o momento foi oportuno também porque permitiu que sua secretaria efetuasse o cadastramento de pessoas da comunidade local no Bolsa Emprego, a inscrição no programa de empreendedorismo, a verificação do comércio informal, a  emissão de alvarás e a implantação de cursos da qualificação a partir das necessidades do bairro. 

O mesmo procedimento foi adotado pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) que ouviu as reivindicações da comunidade sobre as oficinas de arte que serão instaladas no bairro. “A comunidade tem muita a ganhar com esse modelo arrojado de administrar do prefeito Azevedo, sobretudo nas comunidades mais carentes”. Ressaltou  Cyro de Mattos.

Já o secretário da Fazenda, Geraldo Pedrassoli disse que aplaudiu o prefeito desde quando ele começou a elaborar a proposta de levar a prefeitura para perto do povo. “Para executar uma ação dessa natureza é preciso ter o que mostrar e o prefeito, com toda sua sensibilidade, tem de sobra. A comunidade sentirá o efeito dessa ação”. O secretário aproveitou para orientar as famílias sobre o código tributário, alvarás, e procedimentos para quem créditos a receber do município.

        O secretário de Educação, Gustavo Lisboa também destacou a importância da Prefeitura Móvel na vida da população. “Uma grande oportunidade para atender as demandas naquele momento e outras que serão solucionadas a médio e longo prazos, uma experiência que sem duvida trará bons resultados e reflexos em toda a cidade”.

         Já o secretário de Planejamento Fernando Vita, salientou que a prefeitura móvel resgata uma promessa de Campanha do prefeito Capitão Azevedo, de aproximar o governo da população. 

O secretário de Administração, Maurício Athayde explicou que a Prefeitura Móvel foi implantada no Lomanto depois de uma diagnóstico completo sobre a situação do bairro, feito por técnicos da prefeitura e lideres da comunidade.
“Esta ação aqui não é um mutirão, mas um expediente de rotina do prefeito que não ouviu apenas reivindicações, mas também assinou decretos, folha de pagamento do funcionalismo e toda a parte burocrática que ele realiza no dia a dia em seu gabinete, com um diferencial que tudo foi feito no meio do povo”, justificou o secretário.

O titular e técnicos da Secretaria de Agricultura, decorou o estande com frutas, verduras e hortaliças do Programa de Aquisição de Alimentos e aproveitaram para ensinar a comunidade de como fazer uma horta em garrafas PET.

Centenas de pessoas que passaram pela Secretaria de Assistência Social tiveram à disposição os mais variados tipos de programas sociais como O Beneficio de Prestação Continuada, bolsa Família e Renda, Passe Livre, entre outros oferecidos pelo município. 

Também estiveram presentes na Prefeitura Móvel, equipes da Emasa, Samu, Guarda Municipal e a Fundação Marimbeta.

Durante uma pausa no expediente o prefeito Capitão Azevedo aproveitou para visitar o bairro Novo Lomanto. Depois de ouvir as  reivindicações dos moradores determinou que fossem realizadas imediatamente melhorias na rede de esgoto e de água.
aPor:Rosi Brreto – Fotos: Vinicius Borges e Pedro Augusto – 28/02/11
Leia mais:
www.itabuna.ba.gov.br 
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...