sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ITABUNA VIOLENTA


Itabuna conseguiu superar a capital da Bahia.   
Infelizmente, num quesito negativo. 

O índice de homicídios em nossa cidade – 98 homicídios por 100 mil habitantes – é maior que o de Salvador, que é a 4ª colocada no ranking nacional de homicídios. Só perdemos para Simões Filho ( 152,6 por 100 mil habitantes), que no momento é a campeã da mortandade na Bahia. 

Mas do jeito que as coisas vão - com a falta de ação das autoridades  -  não será surpresa se a cidade se tornar campeã da violência no Estado, desbancando Simões Filho.

Infelizmente a criminalidade vem crescendo de maneira assustadora, se transformando num problema com as mais diversas explicações sociológicas e políticas, e com muitas receitas para resolver, ou ao menos amenizar, a situação, mas até agora sem resultados concretos.

Um exemplo disso é a opinião do coordenador do Observatório de Segurança Pública da Universidade Salvador, Carlos Costa Gomes, que assegura que a posição da Bahia "desmistifica a teoria de que o crescimento da criminalidade está atrelada às condições socioeconômicas, ao desemprego e à falta de investimentos no policiamento". Para ele, "o sistema de contenção da criminalidade envolvendo a articulação da Justiça, da assistência de saúde e da educação não está sendo trabalhado corretamente pelo Estado".

A situação chegou a tal ponto, que alguns pastores de Itabuna já estão convocando seus fiéis para  “vigílias de oração”, acreditando que tudo decorre da falta de Deus no coração das pessoas, e que somente o Pai pode proteger os discípulos de Cristo da onda de crimes violentos que assola a cidade.

Que Deus tenha misericórdia de nós...

* PS.: Segundo Mapa da Violência, o Estado da Bahia é o 3º mais violento do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...