sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ilhéus recebe três ambulâncias do Samu e participa de mobilização contra dengue


O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanhado do secretário da Saúde do Município, Jorge Arouca, participou na manhã desta sexta-feira (18), em Salvador, do Encontro de Sensibilização de Gestores Municipais para o Controle da Dengue. Ainda na Reitoria, as autoridades apresentaram a campanha deste ano de combate à dengue. Antes, eles receberam do governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).
As três ambulâncias completam a renovação de 100% da frota do Samu em Ilhéus, já que uma foi entregue no final do ano passado. Na opinião do prefeito Newton Lima, os veículos chegam em boa hora, haja vista a necessidade de manutenção nos veículos antigos, o que demandava um custo alto. “Além disso, com as novas ambulâncias a população será atendida com mais brevidade”, prevê. Grande parte da população de Ilhéus reside em áreas de morros, nos distritos e zona rural, o que facilitará o atendimento.
Dengue - O Encontro de Sensibilização reuniu prefeitos, secretários municipais e representantes dos conselhos municipais de Saúde dos 198 municípios com maior risco de epidemia de dengue neste ano, inclusive Ilhéus. O objetivo é reverter este quadro e não deixar que a redução no número de casos registrados no começo de 2011 enfraqueça as medidas de prevenção. O secretário da Saúde de Ilhéus, Jorge Arouca, considerou a reunião muito produtiva e enfatizou que o combate à dengue tem sido uma ação constante no município, com a finalidade de reduzir os focos dos insetos.

Arouca destacou que a importância da mobilização conta a dengue através da participação dos diversos setores da sociedade no Comitê Intersetorial. “Vamos estruturar uma ampla rede de atendimento, com as unidades de saúde básica, as unidades hospitalares da rede pública e privada, envolvendo também as igrejas, associações de bairros, escolas e outras instituições para, de forma estruturada, planejar e executar as ações contra a dengue”, explicou. 

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, disse que, até o momento, a participação da sociedade no combate à dengue é o melhor mecanismo para evitar a doença. "Não temos vacina e a ferramenta mais eficaz, até agora, é a mobilização social". Segundo Solla, nos últimos anos, a Secretaria Estadual de Saúde tem ampliado as parcerias com as prefeituras para aumentar a quantidade de agentes de endemias. "No ano passado fizemos a seleção de novos agentes em 80 municípios e distribuímos mais de 250 mil capas para proteger reservatórios de água". 

O secretário anunciou que, no mês de abril, a organização social Moscamed Brasil vai começar a realizar testes de campo para esterilizar os mosquitos para que eles não se reproduzam.

Ascom/Ilheus
Leia mais: 
www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...