sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Governo e empresários iniciam discussão sobre Código Tributário


Comércio de Itabuna, o maior do Sul da Bahia
        Representantes do governo municipal e de segmentos empresariais chegaram a um consenso, numa reunião realizada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, para a revisão do Código Tributário aprovado pelo Legislativo e sancionado pelo prefeito Capitão Azevedo. A proposta visa a correção de possíveis distorções e ao mesmo tempo incorporar sugestões do empresariado.

        A reunião contou com as presenças dos secretários da Fazenda, Geraldo Pedrassoli; de Administração e Planejamento, Maurício Athayde; de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, além da representante da procuradoria-geral do município Nayana Carvalho, do diretor do Departamento de Tributos, Emerson Carvalho, dirigentes da CDL, Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Sindicom, Sindicontasul, Ampesba e os vereadores Claudivane Leite –relator do Código Tributário – e Wenceslau Júnior.

        O debate serviu inclusive para definir uma agenda de negociações que começa na segunda-feira, às 13 horas, com um encontro entre lideranças empresariais e contabilistas com o secretário da Fazenda, Geraldo Pedrassoli, em seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves.

        Na reunião da CDL os empresários manifestaram sua preocupação com a implementação do novo Código Tributário, que teria gerado distorções com aumentos elevados de algumas taxas e tributos. O grupo sugeriu emendas com relação à Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF), cujo prazo para pagamento foi estendido pelo prefeito Capitão Azevedo para 28 de fevereiro.

        O debate incluiu ainda a Taxa de Licença e Localização (TLL), os critérios da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis e até mesmo o IPTU, que não deverá sofrer nenhuma alternação no exercício de 2011 e terá um ajuste de 5,63%, corrigido pelo IPCA do ano passado.
        Para Geraldo Pedrassoli a reunião foi proveitosa e serviu para abrir um canal permanente de negociação entre o governo e os empresários. 

        Em relação aos pontos considerados polêmicos ficou decidida a formação de uma comissão de empresários para acompanhar as alterações sugeridas por eles e que seriam encaminhadas posteriormente ao legislativo para o seu aperfeiçoamento. 

        O diretor de Tributos, Emerson Carvalho avaliou que buscar uma solução de consenso atende ao que foi sugerido pelo prefeito Capitão Azevedo, numa reunião de avaliação do Código Tributário realizada com a participação de secretários municipais e técnicos do governo.

Por:Kleber Torres Foto arquivo/web  
Leia mais:
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...