segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Emasa amplia sistema de abastecimento de água

Máquina da Emasa dá inicio aos trabalhos de canalização
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, supervisionou hoje, 21, em companhia do secretário de Planejamento Fernando Vita; do  presidente da Emasa, Alfredo Melo  e de lideranças comunitárias, o início das obras de implantação do abastecimento de água na parte alta do bairro Corbiniano Freire, atendendo a mais de 500 residências. A obra se tornou possível graças à ampliação da captação de 600 para 900 litros por segundo, um projeto concluído pelo governo municipal.

        O prefeito destacou que a obra valoriza a cidadania, pois há muitos anos a população do local está sem acesso ao abastecimento de água e a serviços essenciais: “Estamos beneficiando a todos de forma indistinta, sejam crianças, idosos e mulheres, que enfrentavam condições adversas parecendo que viviam na zona rural. Mas aqui é uma área urbana e vamos trazer dignidade para todos”, argumentou. 

O prefeito Azevedo e Alfredo Mello com as lideranças
        Azevedo disse ainda, que o diferencial do seu governo é trabalhar pela população pobre de Itabuna, priorizando o atendimento dos mais carentes. “Muitas vezes somos criticados, mas quem critica não vem para a periferia ver as obras que estamos realizando e beneficiando justamente às pessoas que vivem nos bairros. Aqui, por exemplo, estamos melhorando o sistema de esgotamento, de água e trazendo cidadania para todos”. 

        O prefeito disse ainda que o povo da periferia sabe o que é sofrimento e há vários anos não recebe nenhum benefício, vivendo no mais completo abandono. “O problema – segundo ele -, é que ao invés de ajudar e participar da solução de problemas, ainda  temos  ex-gestores que passaram por Itabuna e que fazem apenas criticar ou trabalhar contra os interesses da população”, complementou. 

        “Nós não queremos saber de critica não, queremos é solução de problemas, porque a critica apenas não resolve, como eles não resolveram nada, nos chegamos agora com a solução de um problema grave. Com isso, vamos atender a essa comunidade que vem sofrendo há mais de 30 anos e dá um basta ao sofrimento’, declarou o prefeito Azevedo.

        O presidente da Emasa, Alfredo Melo ressaltou que mais de 500 residências serão beneficiadas com a rede de água. Naquela localidade do bairro, as famílias recebiam água no carro pipa e armazenavam em pequenos depósitos, que serviam como focos de reprodução do mosquito da dengue, “acredito que até março as casas que não têm extensão de rede vão receber o abastecimento normal”. 

        Observa ainda que a Emasa também está recuperando e ampliando toda a rede de esgotamento sanitário do bairro, beneficiando diretamente a toda a comunidade.

        O pedreiro Carlos Alberto, morador há 10 anos do local, disse que com as obras iniciadas agora o abastecimento de água em carro pipa vai acabar e com isso muitos problemas que os moradores tinham: “Porque algumas pessoas faziam até demagogia com a nossa água, mas isso o nosso prefeito acabou, vamos ter água e dignidade”

        A dona de casa, Creuza Maria afirmou que a pior coisa é não ter água em casa de forma regular, “mas graças a administração do prefeito Azevedo, hoje o nosso sonho está sendo realizado. Eu estou muito feliz, só Deus sabe o que isso significa para nós,” declarou.
Por: Kleber Torres Reportagem : Paulo Leonardo Fotos: Alex de Souza

Leia mais:
www;itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Lula não é bem-vindo, diz o primeiro brasileiro eleito deputado em Portugal

Brasileiro do Rio de Janeiro, Marcus Santos foi eleito deputado em Portugal pelo partido Chega - Foto: reprodução vídeo Diário do Poder. Mar...