quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Começa a última etapa da reforma da Catedral de São José


              
O assentamento do novo piso em granito em toda nave do templo, bem como no altar e no presbitério, é a última etapa das obras de restauração da Catedral de São José, a Igreja-Mãe da Diocese de Itabuna. O trabalho, que começou na última quarta-feira, dia 9, exigiu que fossem transferidos para a Capela da Ação Fraternal de Itabuna (AFI) todos os atos litúrgicos celebrados na Catedral.

               Segundo o padre Moizés de Souza, a previsão é que a colocação do novo piso seja concluída até o próximo dia 10 de março, quando serão iniciadas as festividades em louvor ao glorioso São José, padroeiro da Diocese, da Catedral e da cidade de Itabuna. O pároco explica que, por ser uma tarefa criteriosa, seria inviável manter as celebrações de Missas na Igreja, inclusive, para não comprometer a segurança dos fiéis. Os horários das celebrações (tabela) permanecem os mesmos.

               Iniciada há quase três anos, a restauração da Catedral de São José está sendo concretizada com a doação de fiéis católicos, de benfeitores e de várias empresas locais, além da Prefeitura de Itabuna. “Graças a Deus, estamos chegando ao final desta grande e desafiadora obra, que foi a reforma da Igreja Catedral”, argumenta o padre Moizés.

               O sacerdote ressalta que as obras incluiram a total impermeabilização das lajes, reforma de capelas, troca de telhados,  construção de novas salas, colocação de vidraças, implantação de novo sistema elétrico e de iluminação com instalação de lustres, além da pintura total externa e interna do templo. Padre Moizés adianta que a comissão responsável pela reforma da Catedral, composta por empresários e membros do Conselho Paroquail, está empenhada para que a festa de São José, neste ano, seja marcada pela conclusão da restauração.   
Celebrações

- Segunda-Feira / Terça-Feira / Quarta-Feira / Sexta-Feira / Sábado
              18 horas - Santa Missa;
            - Quinta-Feira
              12 horas (meio-dia)- Missa da Misericórdia;
            - Domingo (Dia do Senhor)
               07 horas - Santa Missa;
              18 horas - Santa Missa.
           Obs.: O atendimento pastoral continua sendo feito na Secretaria da Paróquia, no horário das 8 às 11h30min e das 14h às 17h30min.
Por: Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus

Comitiva de Camarões esteve em Ilhéus para conhecer a nossa forma de produzir cacau. Um dos principais produtores de cacau no mundo, represe...