sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Casa lotérica vai vender dólar

Publicado em 25.02.2011, às 07h50


O Conselho Monetário Nacional (CMN) facilitou a vida de quem precisa fazer operações cambiais de baixo valor. Casas lotéricas, Correios e prestadores de serviços turísticos (como agências e hotéis) foram autorizados a fazer tanto remessas quanto compra e venda de moeda estrangeira – em espécie ou traveler cheques – num limite de até US$ 3 mil por operação.

O objetivo da medida é ampliar a rede de atendimento à população e preparar o Brasil para grandes eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que vão trazer um elevado número de turistas ao País.

A medida, segundo o Banco Central, tem o objetivo de garantir que a rede de atendimento de câmbio seja suficiente para a demanda de turistas que deve crescer, principalmente nos eventos esportivos. Mas o serviço também deve ser usado pelo turista brasileiro que pretende viajar ao exterior.

Lotéricas e Correios já estavam autorizados a atuar como correspondentes cambiais, mas só podiam fazer remessas. Já as agências de turismo e hotéis só podiam comprar e vender moeda. Em todos esses casos, as empresas têm de estar associadas a um banco. “Agora, todos poderão fazer os dois tipos de operação”, explicou o chefe do Departamento de Normas do Banco Central (BC), Sérgio Odilon dos Anjos.

A pessoa física interessada em comprar moeda estrangeira ou fazer remessas nas lotéricas, nos Correios e nas prestadoras de serviço devem apresentar no ato da operação o CPF e preencher um formulário.

Um exemplo desta operação: se um brasileiro que mora no exterior quer enviar dinheiro para uma pessoa no Brasil, a remessa pode ser sacada em uma dessas casas. O mesmo vale para uma pessoa que queira enviar dinheiro a alguém que esteja fora do País.

As casas lotéricas e agências dos Correios não são obrigados a oferecer os serviços de câmbio. A medida do governo significa apenas uma autorização para essas operações.

A casa que tiver interesse em aderir tem que fazer um contrato com um banco, para ser um correspondente cambial, que é equivalente ao correspondente bancário, mas para transações com moeda estrangeira.

Do Jornal do Comercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos ...