quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Saúde promove capacitação para manejo clínico da Dengue

A Secretaria de Saúde promoveu, através do Departamento de Vigilância à Saúde, um curso de capacitação para médicos e enfermeiros sobre manejo clínico da dengue. O evento foi realizado no auditório do Hospital de Olhos Day Horc e contou com a presença de todos os profissionais da rede municipal de saúde.

O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, falou sobre as funções da vigilância epidemiológica e da importância social de mobilização da população através de um amplo trabalho educativo.

O coordenador do combate à dengue, Sandovaldo Menezes, apresentou um relatório sobre o trabalho de campo realizado pelos agentes de endemias e o permanente combate ao mosquito aedes aegypty, que é feito em seis ciclos anuais e com o monitoramento dos índices de infestação predial.

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Márcia Falcão, a primeira capacitação do manejo clínico da dengue em 2011 teve o objetivo de ampliar o conhecimento dos médicos e enfermeiros da rede municipal, orientando-os sobre como receber, tratar e cuidar dos pacientes.

“A capacitação serve também como medida preventiva para que Itabuna esteja preparada caso ocorra a introdução de um novo tipo sorotipo da doença”, afirmou Márcia Falcão.

O médico Antônio Lisboa abordou os diversos aspectos do atendimento aos pacientes e do manejo clínico da doença nos seus diversos estágios.  Para ele, o curso é fundamental, pois reúne as pessoas que têm o primeiro contato com o paciente, que é determinante para a eficiência do tratamento.
“A intenção é iniciar o tratamento do modo mais rápido possível, no primeiro contato que o paciente tem com o posto de saúde ele deve ser diagnosticado corretamente e o tratamento deve ser iniciado e complementado com muita hidratação, o que evitará uma forma mais grave da doença”, afirmou o médico.

O médico lembrou ainda, que a dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypty e seus sintomas são: febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dores nas juntas. Caso a pessoa apresente estes sintomas ou necessite de mais esclarecimentos deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
Por: Mariana Carvalho Foto: Vinícius Borges 27/01/2011
www.itabuna.ba.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...