sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Construção Civil fortalece desenvolvimento de Itabuna

O potencial da expansão econômica de Itabuna, em especial do setor imobiliário responsável por novos investimentos e a geração maciça de empregos foi discutido por profissionais do segmento da construção civil durante seminário empresarial promovido recentemente pela Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo, com a participação de técnicos e empresários.

O engenheiro Jorge Midlej, da FM Construtora lembrou ainda, que além de ser um polo regional de comércio e serviços, a cidade é beneficiada pela sua localização estratégica, à margem de duas importantes rodovias, as BRs 101 e 415 e teve seu crescimento em função da lavoura do cacau, mas redescobriu a sua vocação através do comércio, da indústria e dos serviços, a partir da crise da vassoura-de-bruxa ao longo dos últimos 20 anos.

Capital

O engenheiro ressalta ainda, que Itabuna forma juntamente com Ilhéus uma capital regional de classe D, similar a Feira de Santa e Vitória da Conquista, influenciando de forma direta a dezenas de cidades circunvizinhas no seu entorno.

Ao analisar as fases da expansão urbana de Itabuna o engenheiro Nilson Oliveira, da Runa Construtora, nos anos 90 o setor sofreu um retrocesso em consequência da vassoura-de-bruxa, que impactou negativamente à construção civil, refletindo-se na queda dos preços dos imóveis no mercado regional.

Ele observa, porém, que a retomada do boom imobiliário começou a partir de 2003, com a Uesc, FTC e Facsul ampliando a oferta de cursos superiores e consolidando Itabuna como um importante centro de ensino superior.

Ao lembrar que a WA Engenharia opera com sucesso há 15 anos no mercado regional, onde construiu mais de uma dezena de edifícios para pessoas com padrão de renda diferenciado e acima de dez mínimos, o engenheiro José Cláudio Muniz ressalta que os investimentos do governo em habitação popular somente foram intensificados nos dois últimos anos, tendo como foco o Minha Casa, Minha Vida.

Um detalhe para ele, é que como a WA trabalha com um segmento definido e pelo sistema condominial, ela conseguiu se fortalecer e agora, poderá ser também beneficiada com a injeção de recursos do governo federal para o setor imobiliário, com a captação de investimentos para projetos em Ilhéus e Itabuna financiados pela Caixa Econômica Federal.

Por: Kleber Torres - Fotos: Waldir Gomes 07-01-2011

Leia mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...