segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Com inflação alta, sobe negociação para aluguel

Os inquilinos estão enfrentando aumentos salgados no valor dos aluguéis. O IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), que serve de referência para o reajuste da maioria dos contratos de locação, fechou 2010 com uma alta de 11,32%-- a maior desde 2004. 

A advogada da ProTeste Polyanna Carlos Silva explica que, se o reajuste pelo índice está previsto no contrato, o locador tem todo o direito de aplicar a taxa. A única opção é tentar negociar. 

Silva lembra que, em 2009, o IGP-M teve variação negativa de 1,72%. Quem aceitou não reduzir o valor do aluguel naquela época terá um bom argumento para pleitear um aumento menor neste ano, observa. 

Ela sugere também ao locatário que estiver com o orçamento apertado que negocie o adiamento ou o parcelamento do reajuste que seria aplicado neste mês. Se está previsto no contrato o reajuste, a mudança do valor é automática. Quem quiser negociar o aumento precisa procurar o dono do imóvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês

  Anticorpo para prevenção de infecções respiratórias em bebês é oferecido no ambulatório do Materno-Infantil A indígena Juliane de Souza, q...