sábado, 2 de outubro de 2010

Serra "a onda é verde e amarela"

Com cadeirantes, José Serra agradece carinho de brasileiros e brasileiras durante campanha e pede que o ajudem a chegar ao 2º turno
Direto de São Paulo

Na manhã deste sábado (2), o candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, caminhou ao lado de cadeirantes na avenida Paulista, em São Paulo, e afirmou que o Brasil não tem dono nem cor. "O Brasil não tem cor vermelha, cor verde ou cor azul, o Brasil é multicolorido e não tem dono. Na verdade, a onda dessa eleição é a onda verde e amarela", afirmou Serra, em referência ao jargão "onda verde" - para a chegada ao segundo turno - que a candidata do PV Marina Silva tem usado na reta final de sua campanha. Ao longo da caminhada, o presidenciável pediu aos eleitores: "vamos ao segundo turno pelo bem desse País".

Questionado sobre como estavam seus "nervos de aço" - característica a qual ele mesmo se atribui - nos últimos dia de campanha, Serra respondeu: "o aço não se decompõe, é inoxidável". Para o tucano, a campanha viveu "de momentos especiais". "Quase todos os dias teve um (momento)", comemorou.

Serra cogitou colocar esse momento em um possível livro de memórias que pretende escrever daqui a 20 ou 30 anos. "Na véspera da eleição, agradeço a todos os brasileiros e brasileiras que me acolheram com carinho", enfatizou.

O candidato do PSDB evitou abordar temas polêmicos na caminhada, como a perda de apoio por parte do PTB à sua candidatura e a afirmação feita pela adversária petista Dilma Rousseff nesta manhã de que "a pior parte de sua campanha foram as mentiras sorrateiras do baixo mundo da política". Serra também não comentou a declaração do presidente nacional do PV, José Luiz de França Penna, de um suposto apoio ao tucano no segundo turno.

Serra acrescentou ainda: "o nosso povo é aquele que quer construir um País mais justo e mais generoso. Este povo que quer um governo honesto e trabalhador, que quer um presidente que seja de todos".

Após participar de um "cadeiraço", o candidato tucano disse que vai fazer uma rede de reabilitação no País e reiterou a proposta de criar o Ministério Especial da Pessoa com Deficiência.

Foto: Ricardo Matsukawa/Terra


DILMA TENTA ENGAMBELAR O ELEITOR CATÓLICO

FALTA DE RESPEITO


O batizado do neto da terrorista Dilma Rousseff (PT) marcado na última hora para dar oportunidade para  ela cabalar o voto dos católicos. Ou alguém já viu batizado em sexta-feira? Ontem, a candidata aproveitou o evento político em que transformou um ato religioso para declarar: " fui batizada e crismada e o meu neto tinha também quer ser batizado. Eu sou católica, é a minha religião e a dele também."
Novamente, Dilma usa o santo nome de Cristo em vão, em um golpe eleitoreiro. Há dias atrás, ela afirmou que " nem mesmo Cristo querendo, me tira esta eleição".
Entre os evangélicos, tendo em vista o seu apoio ao aborto indiscriminado e a PL 122, Dilma desabou e perdeu e está perdendo milhões de votos. Ontem, ela tentou o gesto desesperado de frear a sua queda junto ao eleitor católico. Mesmo que jamais tenha dito que acredita em Deus. Para esta pergunta, ela sempre respondeu: " eu me equilibro nesta questão. Acho que há, acho que não há..."

Justiça decide divulgar votos dos fichas sujas no fim da apuração

Redação SRZD
02/10/2010 09h15
Eleições 2010

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que os votos dos candidatos fichas sujas vão ser julgados logo depois do fim da apuração. Segundo TSE, a decisão atinge os candidatos que tiveram registro negado, mas que recorreram ao Supremo para participar do pleito.
 
A divulgação dos votos deles só vai ser feita depois que cada tribunal regional eleitoral tiver concluído 100% dos votos.


De acordo com dados do Tribunal, que até sexta-feira 1.248 candidatos, considerando todos os cargos em disputa na eleição deste ano, tiveram o registro negado e estão com o futuro indefinido.

No entanto, nem todos foram barrados pela Lei Ficha Suja. Na lista do TSE também estão candidaturas que tiveram as contas rejeitadas pelos tribunais. Entre 172 candidatos a governador, 15 estão em situação jurídica indefinida.

Em Itabuna

Em Itabuna dois nomes, os dos candidatos: Geraldo Simões e Edson Dantas estão inclusos nessa lista  dos Fichas Sujas. Portanto, pense bem antes de votar e fazer a sua escolha!

DILMA NÃO É CONFIÁVEL

DUAS CARAS


Dilma Rousseff tem, literalmente, duras caras. Uma antes de ser candidata, outra depois que foi "ungida" pelo "deus Lulla".
Ela já foi pega mentindo em várias coisas, principalmente nas tais obras do governo. Ela é uma fiel discípula de Lulla, que diz ser o autor do bolsa-familia, quando apenas juntou todos os benefícios do governo FHC e mudou de nome.
Ela se diz uma defensora da democracia,mas,em depoimento à Folha de São Paulo, declara-se SOCIALISTA, que é o apelido de COMUNISTA no Brasil.
Ela disse que é contra o aborto, mas nesse vídeo abaixo, ela É FAVORÁVEL.
DILMA MENTE. ELA NÃO É DE CONFIANÇA.
Veja o vídeo:

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ficha Limpa e indecisão do Supremo deixam1.248 candidatos na berlinda

Indefinição sobre aplicação da lei neste ano e recursos à espera de julgamento afetam formação de bancadas na Câmara e no Senado

01 de outubro de 2010
20h 28

Leia a notícia

A "navalha" da Lei da Ficha Limpa atingiu boa parte dos 1.248 candidatos que até a tarde de ontem, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tiveram seus registros de candidatura negados. Somado à indecisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que adiou o julgamento dos recursos dos candidatos, o número de barrados criou um quadro de indefinição no resultado eleitoral com impacto nas futuras bancadas na Câmara e no Senado.



Amanhã, 336 candidatos a deputado e 29 concorrentes ao Senado em todo o País poderão receber votos que, no entanto, não serão contabilizados até a palavra final da Justiça.



Nem todos foram barrados pela Lei da Ficha Limpa. Há, por exemplo, casos de prestação de contas rejeitadas pelos tribunais. O TSE poderá analisar casos pendentes ainda hoje.



Entre os 172 candidatos a governador, 15 estão em situação indefinida. Dos 14.387 candidatos a uma cadeira de deputado estadual, 769 terão seus votos colhidos, mas podem ficar sem a diplomação, segundo posição manifestada pelo Supremo. No Distrito Federal, 28 dos 883 candidatos a deputado distrital esperam julgamento de recurso.



Os partidos elegerão um número maior ou menor de representantes dependendo da posição a ser tomada pelos ministros, em data ainda indefinida, sobre a validade ou não da lei para estas eleições. "O País está vivendo uma enorme insegurança jurídica", afirmou o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP). "É evidente que o resultado do julgamento vai alterar a contagem dos votos e a formação das bancadas partidárias."



Os ministros do STF vão decidir se aceitam o recurso dos candidatos, permitindo seus registros e convalidando seus votos, e se esses votos irão para a legenda ou serão anulados, na hipótese de a candidatura ser negada.



Futuro ministro. Sem prazo para o julgamento dos recursos, há setores na Câmara que apostam na consolidação do resultado que sairá das urnas. Segundo esse entendimento, dificilmente os ministros derrubarão a Lei da Ficha Limpa até 17 de dezembro, último dia para a diplomação dos eleitos. A avaliação leva em conta que caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a definição do resultado, que terminou em empate de 5 a 5, quando indicar o 11º ministro do Supremo. Nesse raciocínio, Lula indicará um nome para a vaga já sabendo de sua posição sobre a lei.



Com a manifestação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de quinta-feira, o futuro dos votos dos candidatos Paulo Maluf (PP) e Beto Mansur (PP) mudará, por exemplo, a composição da bancada paulista. Segundo estimativas, os dois candidatos poderão somar em torno de 800 mil votos. Esses votos não irão para o PP, nesse primeiro momento, diminuindo o número de eleitos pelo partido.



Políticos experientes em análise das eleições em São Paulo estimam que os votos de Maluf e de Mansur ajudariam a eleger outros seis deputados do PP. Sem esses votos, o PT, o PSB, o PV, o PMDB e o PSDB deverão ser beneficiados com mais um parlamentar cada.



Na disputa pelas cadeiras do Senado, a decisão do Supremo atinge principalmente as candidaturas no Pará. Os dois líderes nas pesquisas, Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT), integrantes da base governista, renunciaram aos mandatos de senador e de deputado para fugir de processo de cassação e foram enquadrados na lei. Sem Jader e Rocha, o oposicionista Flexa Ribeiro (PSDB) fica em situação confortável. Na Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), favorito a uma vaga no Senado, também foi barrado pela Lei da Ficha Limpa.
Por - Denise Madueño e Mariângela Gallucci, da Sucursal de Brasília
O Estadão -Política

STF pede investigação sobre suposta negociação na Ficha Limpa

Por - Laryssa Borges

Direto de Brasília
Joaquim Roriz corria o risco de ser barrado pela Lei da Ficha Limpa

O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta sexta-feira (1º) que, a pedido do ministro Carlos Ayres Britto, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, irá investigar a denúncia de que o genro do magistrado, Adriano Borges, teria negociado com o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, a inclusão dele na banca de defesa do político como forma de provocar o impedimento do ministro no julgamento que analisava a abrangência e aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa.


De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, Adriano Borges aparece em vídeo negociando honorários para integrar a banca de defesa de Joaquim Roriz no STF. Borges é genro de Ayres Britto e, por isso, teria de se declarar impedido e não participar do julgamento. Como a análise do caso terminou empatada em cinco votos a cinco, a ausência do magistrado daria vitória a Roriz.


Com o impasse na Suprema Corte, o ex-governador renunciou à sua candidatura e colocou a mulher, Weslian Roriz, em seu lugar.


No início da tarde, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, informou que o Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional da OAB do Distrito Federal investigará Adriano Borges e advogados do ex-governador Joaquim Roriz envolvidos em uma suposta negociação para que o ministro Ayres Britto tivesse de se declarar impedido e não votasse no julgamento sobre a Ficha Limpa.


Independentemente da investigação, Ophir Cavalcante prestou solidariedade ao ministro do STF, que ele acredita ser inocente no episódio. "Pela forma como tem se posicionado ao longo de sua trajetória no Judiciário, estou convencido que o ministro Ayres Britto não teve conhecimento das negociações", disse Cavalcante
Terra

MOVIMENTO NACIONAL CRISTÃO CONTRA INIQUIDADE


Dezenas de líderes católicos e evangélicos participam do Movimento Nacional Cristão Contra a Iniqüidade.Eles estão pedindo a todos os cristãos que não votem em candidatos que apóiam o aborto, o casamento homossexual, a proibição de padres e pastores falarem contra o homossexualismo (lei anti-homofóbica) e que apóiam o reconhecimento da prostituição como profissão.
Para entender o atual processo eleitoral, vejam este vídeo:

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Serra e Dilma evitam confronto no último debate na TV Globo

Plateia só reagiu após Dilma dizer que PT registrou "todas as doações que são oficiais"; troca de ataques envolveu Marina e Serra
Foto: AE - José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Dilma Rousseff (PT) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) aguardam início do debate


A três dias da eleição, os presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) evitaram o confronto direto no último debate antes ida às urnas, no próximo domingo. Durante todo o evento organizado na noite desta quinta-feira pela TV Globo, Serra e Dilma não trocaram uma pergunta sequer. Preferiram reservar questionamentos ao rivias Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).


No início do confronto, Serra, Marina e Plínio chegaram a ensaiar algumas críticas a Dilma. Ainda assim, nenhum dos temas mais polêmicos da corrida presidencial deste ano - como a demissão da ex-ministra Erenice Guerra ou os recentes boatos que atribuíam à petista uma postura favorável ao aborto - entrou nos pronunciamentos.


A primeira reação da plateia às manifestações dos candidatos só veio no terceiro bloco, quando Dilma afirmou que seu partido registrou "todas as doações que são oficiais". Diante dos risos - alimentados pela suposição de quem nem todas as doações seriam oficiais -, a petista não escondeu a irritação e rebateu: "Todas as doações são oficiais. E eu lamento os risos de quem tem outras práticas. Lamento", afirmou, despertando ainda mais risos.


O tom do debate só subiu no último bloco, quando Marina reforçou as críticas a Serra e Dilma. Depois de comparar o tucano com a petista, a senadora acabou despertando a reação de Serra.


"Não use a sua régua para ficar medindo. Se eu fosse usar a minha régua, diria que você e a Dilma são muito parecidas", afirmou o tucano. "Você, até pouco tempo estava no PT. Você estava no governo do mensalão", disse Serra, em referência à crise política que atingiu o governo Lula em 2005.


Logo antes, Marina já havia questionado Serra sobre o futuro do Bolsa Família, ao dizer que PSDB e DEM criticaram no passado o principal projeto social do governo Lula. Serra, em resposta, voltou a tomar para si a autoria do Bolsa Escola, que segundo ele foi o embrião do programa.
ig.com
expressaounica

Ficaha Lima

O eleitor que der seu voto ao Ficha Suja vai ver o mesmo congelado, até qie o processo do "ficha limpa", esclarecido. Portanto, esse tipo de voto ficará sobe parecer  da vontade do STF. Então pense bem antes de votar!

Em Itabuna, temos dentro desse processo, o candidato petista Geraldo Simões. Não perca o seu voto, vote em defesa do Brasil, não desses candidatos que esquecem o povo e só pensam na vantagem própria.  

Augusto Castro mostrou sua força nesta sexta-feira

Augusto Castro ao lado de Serra quando ele esteve em Itabuna, ao centro Telma da Saúde
O candidato Augusto Castro (PSDB), a deputado estadual, na manhã desta sexta-feria (01), acompanhado dos candidatos Democratas Paulo Souto, ao Governo do Estado; José Carlos Aleluia e José Ronaldo (ao Senado) Antonio Vieira, vice-prefeito de Itabuna e demais autoridades realizou uma das maiores carreatas  em Itabuna..

A carreta saiu, às 9:30  da Vila Olímpica (Fernandão) bairro São Caetano e ganhou as principais ruas e avenidas da cidade, de norte a sul e de leste a oeste. Augusto Castro de número 45.670, disse ao expressaounica, que acredita em sua vitória para defender um grande projeto para todo o Estado, mas tem  especial para o sul da Bahia, pois, nasceu em Ibicaraí e veio para Itabuna, ainda criança na busca do vencer com o sucesso, na defesa do próximo. 

Supremo derruba exigência de dois documentos para votar

Por 8x2, ministros votam por apenas um documento oficial com foto na hora do voto, como a carteira de identidade ou o passaporte


iG São Paulo 30/09/2010 14:41
Foto:Extra Online

A três dias das eleição, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (30) que o eleitor só precisa apresentar um documento oficial com foto na hora do voto.


Oito ministros aceitaram Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pelo PT, que pedia fim da exigência anterior para apresentação do título de eleitor e mais um documento oficial nas eleições. Segundo a ministra Ellen Gracie, relatora do caso, agora o eleitor pode levar apenas um documento com foto, como a carteira de identidade, o passaporte, a carteira nacional de habilitação, a carteira de trabalho e a carteira de resevista.

O julgamento começou na quarta-feira (29) e quem iniciou a interpretação foi a relatora Ellen Gracie, que votou pela apresentação de apenas um documento e foi acompanhada, no primeiro dia, pelos ministros Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Carlos Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Cármem Lúcia.

Para Ellen Gracie, o eleitor precisa somente da apresentação de um documento oficial com foto para exercer o direito de voto. “A presença do título, que é praxe, não é tão indispensável como o documento com fotografia. Cada urna conhece seus eleitores. Cada uma tem no máximo 400 eleitores. Se outra pessoa tentar votar ali não será possível. O caderno de voto também contém dados de identificação dos eleitores, com data de nascimento e filiação”.

Com sete votos favoráveis ao fim da exigência, o ministro Gilmar Mendes pediu vista na ação. Com isso, o julgamento foi retomado nesta quinta-feira (30).

Mendes abriu seu pronunciamento queixando-se de interferências de posições eleitoreiras no posicionamento do tribunal. Ele afirmou que "lei pode ser inconveniente, mas não é inconstitucional" e votou pelo indeferimento da medida cautelar apresentada pelo PT, o que mantém exigência de dois documentos. Na sequência, o ministro Celso de Mello acompanhou a relatora do caso, Ellen Gracie, e votou pela apresentação de apenas um documento com foto. Depois, o presidente do STF, Cezar Peluso, concordou com Gilmar Mendes e votou pela exigência de dois documentos.

Peluso disse que deveríamos nos cercar de todas as garantias para "preservar o direito cível mais importante e garantir a legitimidade e autenticidade do processo eleitoral". Ele afirmou que o título de eleitor acaba sendo documento "totalmente dispensável" e ministra Ellen Gracie pediu a palavra e afirmou que título de eleitor serve como comprovante de votação e que funcionários públicos devem apresentar documento para comprovar sua condição de eleitor e concluiu que título não é "inútil, na verdade é indispensável". Ela reafirmou que ausência do título de eleitor "não pode impedir o cidadão de exercer seu direito de votar".

Para os Fichas Sujas
No início da sessão de quarta-feira, os ministros votaram por arquivamento de recurso de ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) e adiaram decisão de Ficha Limpa para depois das eleições.

Candidatos à Presidência participam de debate na TV Globo nesta quinta

Debate terá cinco blocos e será mediado pelo jornalista William Bonner.Foram convidados Dilma (PT), Serra (PSDB), Marina (PV) e Plínio (PSOL).

Os candidatos à Presidência da República, José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT),  Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) participam de debate na TV Globo nesta quinta-feira (30). O evento será no Rio de Janeiro e foram convidados os candidatos de partidos com representação na Câmara dos Deputados. A transmissão do debate começa às 22h30, após a novela Passione.

Mediado pelo jornalista William Bonner, o debate da TV Globo será o último antes da votação que será realizada no próximo domingo (3). O debate terá cinco blocos. O primeiro e o terceiro blocos serão com temas determinados. O segundo e o quarto, com temas livres. O último bloco contará com as considerações finais.

O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por sorteio. Da esquerda para a direita, estarão: José Serra, Marina Silva, Dilma Rousseff e Plínio de Arruda Sampaio.

Cada candidato terá 30 segundos para perguntas, dois minutos para respostas, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Eventuais pedidos de direito de resposta serão analisados por William Bonner com auxílio da equipe de produção. Se concedido, o tempo será de um minuto.

As perguntas serão feitas sempre de candidato para candidato. Para que todos os candidatos perguntem e respondam ao menos uma vez, a cada bloco o mediador sorteará o candidato que faz a primeira pergunta a outro candidato de livre escolha. Quem respondeu faz a próxima pergunta a outro candidato que ainda não perguntou e nem respondeu. O último fará, necessariamente, pergunta a quem iniciou o bloco.

Pelas regras definidas com as coordenações das campanhas, se algum candidato faltar, em cada bloco, um dos candidatos presentes poderá relatar ao público a pergunta que faria ao ausente. O tempo para isso será de 40 segundos.

Após falar, deve escolher outro candidato para fazer outra pergunta e continuar a ordem. O lugar do faltante ficará vazio com uma placa com o nome. Cada participante pode ser acompanhado por até 10 assessores, sendo que apenas dois terão acesso ao candidato no estúdio. Na plateia, cada candidato pode ter 25 convidados.

Ao final do debate, os quatro participantes darão entrevista coletiva de cinco minutos na sala da imprensa. Pelo sorteio realizado, Dilma será a primeira a falar com jornalistas. Em seguida, será Plínio. Depois, será a vez de José Serra. A última será Marina Silva.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

COM DEUS NÃO SE BRINCA

O vídeo mostra o que aconteceu com pessoas que de alguma forma zombaram do poder de Deus ou de Jesus Cristo, como foi o caso de Dilma, candidata do PT e do Lula, que disse:
- Porque nesta eleição nem mesmo CRISTO querendo, me tira essa vitória, as pesquisas comprovam o que estou dizendo, vou ganhar no primeiro turno.





Edir Macedo abortista da "Igreja Universal..." defende Dilma Rousseff.

Da Folha Poder:


O líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo, publicou na internet uma carta em defesa da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Líder nas pesquisas, Dilma é alvo de ataques de católicos e evangélicos sob a acusação de que defende o aborto. Em sua carta, Macedo diz que a petista é vítima de mentiras e acusou autores de spam de fazer "o jogo do diabo".

Na carta, Edir Macedo nega ainda que Dilma tenha afirmado que nem mesmo Cristo tiraria dela sua vitória. Ao falar dos ataques contra Dilma via email, o bispo afirma que "se os cristãos fossem tão ágeis e eficientes para usar as ferramentas modernas da comunicação na pregação do Evangelho, assim como parecem ser para disseminar boatos, certamente muitas almas seriam ganhas para o Senhor Jesus".

"Quem pensa que está prestando algum serviço ao Reino de Deus, espalhando uma informação sem ter certeza de sua veracidade, na verdade, está fazendo o jogo do diabo", criticou. "O Senhor Jesus não precisa de advogados, nem de assessores de comunicação que saiam em "defesa" de Seu Nome. Ele precisa de verdadeiros cristãos, que entendam, vivam e preguem a Verdade".

Postado por O EDITOR às 19:40:00
conturno noturno

expressaounica
Ainda bem que Deus, nosso Pai Supremo tem o poder de seprar o jóio do trigo! Xó Satanás!!! Eles do PT, têm projeto já na águlham, se ganharem, casar homem com homem e mulher com mulher! Mas Deus é Supremo sobre todas às adversidades.

Distrito Industrial de Itabuna ampliado para mais 15 novas empresas

A Prefeitura de Itabuna está investindo recursos próprios no projeto de expansão do Distrito Industrial do município, com a incorporação de uma área de 60 mil metros quadrados nas proximidades de Ferradas.

A idéia é abrir espaço para mais 15 empresas, que vão gerar 1,2 mil empregos, com um investimento de R$ 30 milhões.

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, o trabalho vem sendo desenvolvido com empresas dos segmentos de embutidos, achocolatados, adubo orgânico, metalurgia e pré-moldados, que já manifestaram interesse de investir em Itabuna, um importante pólo regional de comércio e serviços.

De acordo com o projeto, cada unidade industrial deverá ocupar uma área de três a quatro mil metros quadrados e a Prefeitura vem realizando estudo a partir do levantamento topográfico da área.

O projeto inclui ainda obras de terraplenagem, implantação de acessos e de infraestrutura, com energia, telefonia e abastecimento de água.

Carlos Leahy acredita que cada unidade industrial deverá gerar em média de 60 a 80 postos de trabalho, atendendo à prioridade do governo municipal no apoio à geração de emprego e renda, fortalecendo assim a economia itabunense.

O secretário observa que o Distrito Industrial de Itabuna não recebe um novo investimento de porte e que o último foi da Trifil, que implantou sua unidade industrial há 12 anos e vem anunciando o aporte de mais recursos na expansão da sua linha de produção.

Por -  Kleber Torres Fotos: 29-09-2010

Prazo de pagamento de dívidas através do Refis encerra dia 30

A concessão de desconto para o pagamento de tributos em atraso através do Programa de Refinanciamento de Dívidas Municipais (Refis) encerra impreterivelmente nesta quinta-feira (30). O Refis foi criado para estimular o pagamento das dívidas municipais vencidas até 31 de dezembro de 2009 com descontos que variam até 100% na cobrança de multas e juros.

Nesta quinta-feira (30), o contribuinte em débito ainda pode regularizar sua situação de inadimplência com o município. Basta que para isso se dirija ao Setor de Tributos da Prefeitura, que funciona no térreo do Palácio Paranaguá e propor a regularização das dívidas.

O contribuinte também pode regularizar dívidas que estão sendo cobradas judicialmente. Para isso, deve apresentar certidão da Vara da Fazenda Pública de que ainda não foi citado ou já tendo sido, propor a renegociação dos débitos, cabendo ao contribuinte promover os atos relacionados à suspensão ou extinção da ação judicial, junto à Procuradoria Tributária do Município.

A partir de 1o de outubro deste ano o contribuinte inadimplente com o município será inscrito no Cadastro Informativo de Créditos da Dívida Ativa (Cadim), o que implica numa série de restrições de crédito ou de realização de negócios envolvendo recursos públicos. O auditor fiscal Adriano Sales disse que “o contribuinte com nome no Cadim não pode ser beneficiado com a concessão de incentivos fiscais, celebração de convênios, acordos e contratos com o serviço público”.
Ascom/Olheus
Por - Walmir Rosário

Felix Mendonça fala da ampliação de água em Itabuna

O deputado Federal Felix Mendonça (Democrata) em entrevista exclusiva hoje (29), informou a população de Itabuna através do programa “Panorama 640” Rádio Difusora e apresentada pelo radialista Orlando Cardoso de que, possivelmente, dentro de oito dias a Coelba já tenha instalado o reforço de energia elétrica para o funcionamento dos novos motores-bombas na Estação de Tratamento de Água da Emasa instalada no bairro Nova Ferradas.


Essa é uma grande noticia para a nossa população que sofre tanto pela falta de água tratada. Com a instalação desses novos motores, a captação que é de 600 litros por segundo passará para mil litros, o que fará com que o usuário da Emasa tenha mais água em sua torneira.


Motores-bombas sendo instalados

É projeto da direção da Emasa, que conta no momento com vários técnicos no local adequando o novo sistema, entregar essa maior oferta de água tratada dentro de 60 dias, para isso está visando todos os esforços dentro do limite da empresa, que ampliará a oferta com mais 300 litros por segundo das águas do Rio Cachoeira, até que o Governo do Estado resolva construir a barragem.


Neste sentido o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo está usando todos os seus esforços e prestígios juntos aos governos Estadual e Federal. A barragem tem projeto de ser construída no Rio Colônia no município de Itapé

Diminui vantagem de Dilma sobre Serra

Pesquisa mostra que pode haver segundo turno e que Marina Silva também teve crescimento

José Serra  acredita na vitória

29 de setembro de 2010

N° 8944AlertaVoltar para a edição de hojeDATAFOLHA

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, já não tem mais garantida a vitória em primeiro turno, revelou nova pesquisa Datafolha realizada ontem. A petista aparece com 46% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, acumulou 28%, e Marina Silva, do PV, tem 14%, segundo o levantamento. Mas a principal mudança se deu em relação aos votos válidos.

Nos últimos cinco dias, Dilma perdeu três pontos percentuais entre válidos (exclui brancos, nulos e indecisos) que decidirão o pleito. Ela recuou de 54% para 51% – e precisa de 50% mais um voto para ser eleita.

Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Dilma pode ter 49% dos votos válidos. Ou 53%, o que a levaria ao Planalto sem a necessidade de passar por um segundo turno eleitoral.

Ainda considerando os votos válidos, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, apenas oscilou positivamente, de 31% para 32%.

Marina Silva, do PV, também oscilou positivamente dentro da margem de erro. Passou para 16%, ante os 14% que tinha na pesquisa realizada entre os dias 21 e 22 de setembro.

Considerando somente os votos válidos, a diferença entre Dilma e os demais candidatos despencou 14 pontos há duas semanas para dois agora. Foram realizadas 3.180 entrevistas em 202 municípios na última segunda-feira. A pesquisa está registrada no TSE com o número 32913/2010.

Diariocatarinense

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Presidenciável José Serra agora e cidadão setropolitano


José Serra, entre Jorge Jambeiro, proponente da honraria, e Alan Sanches, presidente da Câmara
O presidenciável José Serra (PSDB) recebeu na tarde desta terça-feira (28) o título de cidadão soteropolitano. Logo após a homenagem, o tucano deu uma rápida coletiva à imprensa e seguiu para Igreja das Doroteias no bairro do Garcia, onde se encontrou com o arcebispo-primaz do Brasil, Dom Geraldo Magella.


Serra ressalta biografia de ACM

Em seu discurso na cerimônia em que recebeu o título de cidadão de Salvador, o presidenciável José Serra (PSDB) destacou a importância política do senador Antônio Carlos Magalhães para a democracia brasileira. Ao demonstrar conhecer a história e a cultura do estado, o postulante fez um breve retrospecto das revoltas populares e dos fatos políticos ocorridos aqui.

“Foi na Bahia que o estado brasileiro começou a ser forjado”, introduziu. Em seguida, agraciou os carlistas presentes no evento, entre eles o filho do líder político, o atual senador ACM Jr. (DEM). “Foi importante para a democracia o apoio de Antonio Carlos, que puxou a frente democrática que elegeu Tancredo Neves presidente.

O PT foi contra”, afirmou, para em seguida agradecer o legado de ACM no apoio ao Plano Real e à queda da CPMF.

Por -Rafael Rodrigues
BahiaNoticia/Samuel Celestino

Iraniana acusada de adultério não será apedrejada e morrerá por enforcamento

Redação SRZD Internacional 27/09/2010 18h25

Nesta segunda-feira o procurador-geral do Irã, Gholam Hussein Mohseni Ejei, informou que Sakineh Mohamadi Ashtiani morrerá enforcada. A mulher iraniana de 43 anos é acusada de adultério e cumplicidade na morte de seu marido. O segundo crime é o motivo da condenação.


"De acordo com a decisão do tribunal, Sakineh foi acusada de assassinato e condenada por este delito", disse o procurador-geral iraniano segundo informações não-oficiais de uma agência de notícias do Irã. O assassinato é punido com a forca no Irã, que é um dos países que mais aplica penas de morte.

Ainda segundo a agência de notícias, o procurador declarou que "a questão não deve ser politizada. O Poder Judiciário não pode se deixar influenciar pela campanha empreendida no Ocidente".

O caso de Sakineh causou polêmica e protestos em todo o mundo quando seu advogado, Mohamad Mostafei, publicou que a mulher seria apedrejada por ter sido condenada por adultério.

Parceria viabiliza iluminação de quadras esportivas em Itabuna


Secretário Gilson

Uma parceria entre Prefeitura de Itabuna, Coelba e Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) vai permitir a iluminação de 20 campos de futebol em diversos bairros da cidade. Numa primeira fase serão beneficiadas 12 comunidades.

O projeto atende a uma reivindicação de lideranças comunitárias e desportistas, e, segundo o secretário da Administração, Gilson Nascimento, foi viabilizado através de gestões do deputado estadual Luís Argôlo junto ao gabinete do governador e à Seinfra, que repassou R$ 235 mil para a execução.

Ele explica que a primeira etapa estará concluída pela Coelba até o final de outubro, com a iluminação de 12 campos, sendo o primeiro em Ferradas – já implantado – e o segundo no São Pedro, com conclusão programada para os próximos dias.

Também estão incluídos no projeto os campos da Urbis IV, Rua de Palha, Nova Ferradas, Daniel Gomes, Pedro Jerônimo, Zizo, Mutuns e Roça do Povo entre outros, onde se realizam competições diversas, inclusive o Campeonato Interbairros.

O engenheiro Rodrigo Matos de Souza, coordenador de obras da Coelba na Região Sul, explica que o projeto será intensificado por duas equipes, com a mobilização de 14 homens e dois caminhões de apoio, o suficiente para cumprir o cronograma previsto.

Por -  Kleber Torres Fotos: 28-09-2


Estudantes participam de cursos em
comemoração à Semana da Juventudade

Preparar o jovem para a vida por meio de atividades como, por exemplo, se tornar uma liderança em sala de aula e participar do movimento estudantil. Estes foram alguns dos principais objetivos de um encontro promovido pela Divisão para a Juventude da Secretaria de Assistência Social de Itabuna, realizado no último dia 24, na sede social da Usemi. O evento serviu também para comemorar o Dia da Juventude, ocorrido dia 24.

Durante todo o dia, os cerca de 150 alunos das escolas públicas e particulares de Itabuna tiveram oportunidade de participar palestras e mine cursos sobre empregabilidade, liderança eficaz, relações inter-pessoais,comércio de vendas e marketing pessoal. Um dos palestrantes do evento foi o chefe de Gabinete do Prefeito, Ivan Montenegro.

A proposta, segundo os organizadores, foi despertar nos jovens o espírito de cidadania e da política, motivá-los a planejar seus próprios negócios, ajudando-os também a despertar para o comprometimento com as políticas de ações imediatas, no sentido de minimizar a exclusão social e se tornarem cidadãos atuantes na sociedade. Os cursos tiveram duração de 6 horas.

Por - Rosi Barreto – Fotos: Pedro Augusto

Escola Profissionalizante oferece
novos cursos gratuitos em Itabuna


A Escola Profissionalizante de Itabuna (EPI) promove entre os dias 29 deste mês de setembro e 1º de outubro três oficinas de pintura em tecido, madeira e vidro, destinadas a professores, alunos e comunidade. Os cursos são gratuitos e contam com parceria do Armarinho Crie e Borde e os fabricantes das tintas Condor e Acrilex. As aulas acontecem pela manhã e à tarde, na sede da própria escola.

A diretora da EPI, Suzana Rocha, explicou que durante as oficinas haverá demonstração de novas técnicas usadas no artesanato e o lançamento de produtos, a exemplo de tintas. A proposta da escola é reciclar os professores e estimular os alunos e a comunidade para a qualificação da mão de obra. E, com isso, garantir uma renda extra com a comercialização dos produtos confeccionais.

Suzana informou ainda que no dia 20 de outubro, a partir das 15 horas, haverá outra oficina, também gratuita, em parceria com o Senac. Técnicos do Banco do Povo vão falar sobre Educação Financeira e ensinar aos participantes técnicas de como utilizar melhor recursos como cartão de crédito, cheque e renda da família. As inscrições estão abertas e só estão sendo disponibilizadas 30 vagas.

Mesmo com a realização das oficinas não haverá interrupção dos 22 cursos já ministrados pela escola.

Por - Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes

Itabuna supera em 6% meta de imunização contra raiva

A Divisão de Controle de Zoonoses divulgou os resultados da Campanha de Vacinação Contra Raiva em Itabuna, que imunizou 27.834 animais na área urbana. Segundo o coordenador da DCZ, Joilson da Cruz Rosa, a vacinação na área rural foi concluída numa etapa anterior e foram atingidos no município 86% dos animais, ou seja, seis pontos percentuais acima da meta estabelecida pelo governo federal.

Ele lembra que na campanha urbana foram vacinados 22.521 cachorros e 5.313 gatos em 33 postos de vacinação instalados em unidades da rede municipal da saúde: “A campanha anual de imunização de cachorros e gatos é fundamental para o controle da raiva no meio urbano e rural, pois esta é a única forma para proteger os animais e indiretamente o homem contra essa enfermidade mortal”.

Joilson Cruz destaca que a campanha teve uma boa aceitação por parte dos criadores de animais, o que permitiu ultrapassar a meta estabelecida. Informa ainda aos proprietários de cães e gatos não vacinados que procurem a Divisão de Zoonoses ou o posto de vacinação nos fundos do Centro de Saúde José Maria de Magalhães, no antigo SESP.

O coordenador da DCZ adverte ainda para que os proprietários de animais que apresentaram algum tipo de reação adversa com a vacinação, que telefonem para a unidade de zoonoses através do 3215 5666, informando o seu endereço e telefone de contato para confirmação de uma visita de uma equipe de veterinária.

Por - Kleber Torres Fotos: Waldyr Gomes 28-09-2010

Semana do Idoso promove Feira de Saúde e Artesanato

Prosseguindo com as atividades para a Semana do Idoso, foi aberta na tarde de terça-feira (28), a Feira de Saúde e Artesanato no Calçadão Jorge Amado, no centro de Ilhéus. Durante o evento foram oferecidos alguns serviços voltados ao público da terceira idade, como a realização de exame preventivo, avaliação com nutricionista, glicemia capilar, entre outros. Também foram vendidos nos estandes doces, tortas e material de artesanato confeccionado pelos idosos.


A abertura que tem como tema “Sem medo e vergonha de envelhecer”, ocorreu na tarde desta segunda-feira (27) no Teatro Municipal de Ilhéus e contou com apresentação de música, dança e declamação de poesias realizadas por grupos da terceira idade. Além disso, foi apresentada a peça sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e palestra sobre “Envelhecer sorrindo”, com a psicóloga Terezinha Zélia Queiroz.


As atividades seguem com a ‘’Tarde no cinema’’, onde serão exibidos filmes no Cine Santa Clara, na avenida Soares Lopes. O encerramento acontece no dia 1º de outubro com caminhada. A concentração será no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal, às 8h30min. A caminhada segue para o espaço de eventos ‘’Cruzada do Bem pelo Bem’’ na avenida Canavieiras, onde será servido café da manhã aos participantes.


A Semana do Idoso tem o objetivo de discutir e propor novas ações que ajudem a melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população além de promover atividades que ajudem na auto-estima dessas pessoas. Segundo dados do último censo realizado pelo IBGE, Ilhéus possui 19.300 pessoas com idade superior 60 anos. O evento é realizada pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção ao Diabético, Hipertenso e Idoso, em parceria com grupos de idosos da cidade.

Praias do litoral sul de Ilhéus são foco de novos serviços de limpeza

O litoral sul de Ilhéus está sendo beneficiado com uma série de melhorias. Na última segunda-feira (27) homens da secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus iniciaram a limpeza da praia dos milionários.

O trabalho abrange serviços de capinagem, roçagem e retirada de entulhos e vai se estender até o Cururupe. No último domingo (26) toda a extensão do Km 3, da rodovia Ilhéus/Olivença sediou mais uma edição do projeto “Praia Limpo, Surf Limpo”, que em parceria com o governo municipal, promoveu a retirada de mais de 200 quilos de lixo.

O evento marcou as comemorações pelo Dia Mundial de Limpeza de Praia.


O trabalho de manutenção das praias de Ilhéus foi intensificado em julho pela praia da extensão da Avenida Soares Lopes. Com ajuda de roçadeiras costais cerca de 10 homens da secretaria retiraram lixo e todo mato existente no local. Segundo Carlos Freitas, o objetivo da ação é deixar as praias prontas para o verão.

“Mesmo sendo uma ação realizada periodicamente pela secretaria, a limpeza antecipada facilita o trabalho de manutenção durante a alta estação e beneficia também os banhistas que as freqüentam durante todo o ano”. De acordo com o secretário da pasta, Carlos Freitas, após encerrar o trabalho no litoral sul, a equipe segue para a àrea norte da cidade.

ASCOM/Ilhéus
Por - walmir Rosário

DATAFOLHA ANUNCIA SEGUNDO TURNO

 PRÁ NÃO PERDER O RESTO DE CREDIBILIDADE
Os institutos de pesquisa do Brasil, manipularam as pesquisas desavergonhadamente. Inflaram os números da terrorista Dilma Rousseff. Transformaram-na em um fenômeno eleitoral.

Qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento, sabia que tudo isso era uma tremenda armação para influenciar aquelas pessoas chamadas "maria-vai-com-as-outras".

A credibilidade desses institutos caiu ainda mais. E para não perder toda, começaram a alguns dias, a baixar a bola. Todos os institutos começam a mostrar os números, mais ou menos reais.

A pesquisa Datafolha divulgada nesta madrugada pela Folha anuncia que o segundo turno vem aí para Presidente da República, fato que muita gente queria esconder e que "estava escrito nas estrelas".

Os jornais hoje já mostram que o Datafolha que a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) despencou de 49% para 46% das intenções de voto, enquanto José Serra (PSDB) manteve-se com 28% e Marina Silva (PV) oscilou de 13% para 14%. Ainda não são os números reais. Agora tentam inflar Marina, pois seria fácil de batê-la num segundo turno.

Podem apostar que Serra terá mais de 40 por cento dos votos no dia 3 de outubro próximo.

Segundo o Data Folha, em votos válidos, Dilma tem 51%, Serra 32%, e Marina aparece com 16%. O percentual de indecisos atinge 7% e brancos e nulos somam 3%. Os demais candidatos têm, juntos, 1%.
A margem de erro da pesquisa, aplicada nesta segunda (27), é de 2 pontos percentuais.

Como estão fazendo sistematicamente para evitar a descoberta da manipulação, o instituto não divulgou dados das cidades onde foi feita a pesquisa.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PASTORES PROTESTAM CONTRA PT

Pastores afirmam que petistas "atentam contra a Bíblia"
Doze igrejas evangélicas de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, realizam, quase às vésperas da eleição, um protesto político nada comum no estado. O evento que aconteceu às 16h desta segunda teve carreata com saída na Rua Santo Elias, em Prazeres, e pastores de várias denominações  fizeram um manifesto pró-família e contra o Partido dos Trabalhadores (PT). Para o presidente do Conselho de Pastores, Pedro Rodrigues dos Santos, que conta com o apoio de mais 11 pastores de igrejas diferentes, nunca houve tantos ataques no país contra a família como na gestão do PT.

Um manifesto assinado por 12 pastores de igrejas tradicionais de Jaboatão, como a Assembleia de Deus, a Assembleia de Deus Madureira, a Batista (de Prazeres, Jaboatão e Cavaleiro), a Presbiteriana, a Anglicana, a Metodista, a Brasil para Cristo, entre outras, apresenta, em quatro páginas, um "Manifesto pela família", e enfatiza que o PT está à frente de vários projetos e programas que atentam contra os ensinamentos da Bíblia.

De acordo com o pastor Pedro Rodrigues, existem pelo menos três projetos em tramitação na Câmara dos Deputados, de autoria de deputados petistas, que "beneficiam o segmento homossexual e ameaçam amordaçar a igreja". Ele também ressalta que o Programa Nacional de Direitos Humanos aprovado pelo presidente Lula no final de 2009 é uma "afronta ao que pregou Jesus Cristo".

"Não há dúvidas que esse movimento é contra o PT e contra a presidenciável Dilma Rousseff. O PT é a favor da descriminalização do aborto, da legalização da maconha, das cirurgias de mudança de sexo, da Lei contra a homofobia (PLC 122/2006), da legalização da prostituição, do casamento homossexual#", enumerou. "Nosso maior candidato é Jesus", acrescentou Pedro Rodrigues.

Semana do Trânsito superou expectativa da Settran

Uma passeata com a participação da comunidade e de representantes dos diversos órgãos envolvidos com o trânsito em Itabuna, encerrou, na tarde da última sexta-feira (24), a Semana Nacional do Trânsito, realizada no período de 20 a 24 deste mês pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. A programação bem variada superou todas as expectativas tanto pela boa receptividade e participação do público quanto pelos objetivos traçados, segundo os organizadores.

“Sem dúvida tivemos um saldo bastante positivo de todas as ações, mas o trabalho não parou com o encerramento da Semana do Trânsito. Nesse período apenas intensificamos o que a Settran já vem executando ao longo do ano”, frisa o titular da Settran, Wesley Melo.

A Semana Nacional do Trânsito teve como tema este ano: “Cinto de Segurança e Cadeirinha, Presos pela Vida” e um dos pontos alto da programação foi o lançamento do projeto e exposição da Minicidade Itinerante que segundo Wesley, tem rendido bons resultados. Muitas escolas e empresas já solicitaram a reapresentação do projeto. Ele explicou que esse trabalho é um complemento do Educatran que já vem sendo executado com igual sucesso em Itabuna.

Bom resultado

A diretora do Departamento de Educação para o Trânsito, Elessandra Bispo, também comemora o sucesso do projeto que foi instalado num espaço de 72 metros quadrados, a partir de peças pré-moldadas e incluiu sinalização vertical, horizontal e semafórica, além de miniaturas de carros, estabelecimentos comerciais, de saúde, educacionais e bancários. “Esse projeto foi a execução na prática do que é feito em teoria pelo Educatran”, justificou.

Outro item da programação que despertou interesse da comunidade foi o I Seminário de Educação e Segurança no Trânsito que reuniu um grande público, entre motoristas, ciclistas e motociclistas. Mas, o que chamou mais a atenção dos organizadores foi a presença maciça de pedestres.

Trânsito humanizado
“Acredito que isso se deva ao trabalho de educação e conscientização para um trânsito mais humanizado, que vem sendo intensificado cada vez mais Itabuna, e o resultado começa a surgir. O trânsito é o resultado do comportamento de todos e a participação da comunidade nos eventos promovidos pela Settran, mostra que estamos no caminho certo”, comemora o secretario.

Foram realizadas ainda na Semana do Trânsito outras atividades que incluíram serviços e atendimentos nas áreas de saúde, ações educativas, emissão de “carteirinha de habilitação infantil”, teatro de fantoches e jogos educativos do trânsito.

Wesley informou ainda que a Campanha “Mão Amiga” de Respeito à Faixa de Segurança lançada no último mês de agosto será intensificada a partir de agora, e tem o mesmo objetivo: conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para o respeito à faixa de segurança.

Rosi Barreto Fotos: Vinicius Borges – 27/09/10

Itabuna discute questões das pessoas com deficiência

Numa parceria entre as prefeituras de Itabuna e de Ilhéus, Ministério Público do Trabalho, Fundação dos Deficientes do Sul da Bahia, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e apoio da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), será realizado amanhã, dia 28, no período das 13:30 às 18 horas, no auditório da FTC, o 1º Encontro da Pessoa com Deficiência do Sul da Bahia.

O evento tem, segundo o presidente da Fundesb, Renan Pinto de Souza, o objetivo de abordar questões de interesse das pessoas com deficiência, com ênfase para as áreas de saúde, educação, trabalho, profissionalização, acessibilidade e assistência social.

O simpósio também visa, segundo ele, levar ao conhecimento do público as suas reivindicações, visando a sua integração na sociedade para alcançar melhor qualidade de vida e construir espaço para o exercício de seus direitos e deveres.

 Kleber Torres Fotos: 27-09-2010

Augusto Castro é recebido com festa no bairro Fonseca

O candidato a deputado estadual Augusto Castro foi recebido com festa neste final de semana, no bairro Fonseca, numa recepção acabou se transformando numa caminhada que atraiu um número ainda maior de moradores.

Organizada pela liderança política do bairro, o suplente de vereador Piçarra, a manifestação percorreu as principais ruas da localidade e a cada visita nas casas os moradores saíram às ruas para cumprimentá-lo e deixar seu apoio.


Na oportunidade, Augusto Castro agradeceu o apoio espontâneo dos inúmeros, o carinho com que foi recebido e aproveitou para reforçar a necessidade de unir forças na sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa.

Pela Assessoria

domingo, 26 de setembro de 2010

Em debate, Marina e Dilma trocam acusações sobre ministérios

26 de setembro de 2010 23h21 atualizado às 23h32


ReduzirNormalAumentarImprimirNo 3° bloco do debate com presidenciáveis da Rede Record, neste domingo (26), as candidatas Marina Silva (PV) e Dilma Rousseff (PT) trocaram acusações sobre a atuação das duas no ministério do governo Lula. Marina perguntou o que a petista fez para impedir a corrupção na Casa Civil. Dilma diz que em sua gestão não teve nenhum caso de corrupção que passasse sem investigação. Marina insistiu, citando os escândalos envolvendo os ex-ministros Erenice Guerra e José Dirceu, que caíram devido a escândalos. "É lamentável que isso tenha acontecido bem próxima do gabinete da presidência. Como é que isso se repetiu duas vezes?", persistiu.



Dilma rebateu: "Marina, (fiz) a mesma coisa feita por você quando ministra do Meio Ambiente, que teve processo similares, pessoas envolvidas na venda e compra de madeira do desmatamento. Isso foi objeto de investigação", respondeu.



Plínio também focou seu ataque em Dilma. Sobre a valorização do salário mínimo, o candidato do Psol afirmou que há intenção do governo em manter a população na pobreza. "A valorização é mínima. O DIEESE diz que o salário mínimo deve ser de dois mil reais", disse. Plínio afirmou que se "não fizer a bolsa-banqueiro, pode perfeitamente aumentar esse salário e a Bolsa Família". "Eike Batista ganhou mais do que um ano de Bolsa Família", acrescentou.


Dilma afirmou que "o reajuste sistemático do salário mínimo vai elevar para bem acima dos R$ 600 prometidos por Serra". "Você acha que é possível viver com um salário mínimo?", questionou Plínio.


No começo do bloco, o candidato do Psol, Plínio de Arruda Sampaio, abordou o desempenho da educação em São Paulo durante a gestão de Serra no Estado. "Como você pode se apresentar candidato à presidência com um péssimo desempenho na educação?". O tucano citou o programa onde coloca duas professoras por sala de aula e o programa "Ler e Escrever". "Eu mesmo como prefeito e governador fui dar aula na sala para sentir isso dos alunos", respondeu o tucano. "Você não deve ser um bom professor porque não deu resultado", rebateu Plínio.



Política antidrogas também foi debatida. Marina disse que "nos últimos 16 anos nós não tivemos uma política efetiva de segurança pública", enquanto Serra prometeu criar uma "rede nacional de clínicas" contra as drogas. "Isso não acontece agora porque o PT é contra os hospitais especializados", disse. Marina aproveitou o gancho e criticou o tucano por ter criado "duas ou três" clínicas em sua passagem pelo governo de São Paulo.



Numa discussão sobre impostos no Brasil, Serra disse que, atualmente, há muita sonegação e defendeu a ampliação do Nota Fiscal Paulista para todo o Brasil. Plínio pediu para que Serra zere o ICMS e aumente os impostos pagos pelos ricos. O tucano disse que zerar o ICMS quebraria o estado.


Fotos arquivo R7.com
Redação Terra

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...