sábado, 28 de agosto de 2010

Shows e leilões movimentam
Expofenita no final de semana


Um show da dupla Dany & Deny, às 23 horas deste sábado (28), será a grande atração da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita), que será encerrada neste final de semana. O evento começou semana passada e tem levado diariamente um grande público ao Parque de Exposições Antônio Setenta. A outra atração musical da noite será a banda de forró Jahmar. O ingresso é inteiramente grátis.

Os cantores Dany e Deny integram o chamado circuito "sertanejo universitário", que vem tomando conta do Brasil e o show está programado para o dia 28 (sábado), no Parque Antônio Setenta.

Irmãos, filhos de músico e netos de cantor, Dany e Denys dizem que a música está no sangue deles. “Com a experiência musical de nosso pai, do nosso avô e o dom que Deus nos deus, nasceu a dupla Dany e Denys”.

A programação da Expofenita começa às 13h30minutos, com minicursos do Sebrae sobre Cultivo da Mandioca, Melhoria na Produção de Farinha e Aproveitamento do Sub- Produto da Mandioca na Alimentação Humana e Animal, em parceria com a EBDA, além de cursos voltados para a Gestão de Apiário, Programa de Alimentos Seguros para Empreendedores Individuais e da Central de Negócios para o Setor Moveleiro.

O grande Leilão Leite Show Gir & Girolando de Vacas e Novilhas de Genética Apurada, Paridas ou em Lactação está programado para as 18 horas e às 20, será a vez do II Grande Rodeio Expofenita.

A programação inclui ainda uma palestra sobre O Paradigma do Planejamento Estratégico para a Pequena Empresa, com a participação da Cia Jr, da Uesc.

A Expoita será encerrada no domingo, 29, com o movimentado Leilão Peso & Produção de Touros e Matrizes Selecionados e Bezerros para Cria, Recria e Engorda. Às 17 horas, será realizada mais uma etapa o Rodeio Expofenita

Kleber Torres Fotos: 27-08-2010
Todas as testemunhas do caso do ‘pega’
em Ilhéus devem ser ouvidas nesta 6ª feira

As testemunhas envolvidas no processo que investiga as causas do acidente ocorrido no dia 14 de março deste ano e que teve como vítimas fatais os estudantes Regiane de Cássia Vitório e Fernando Bispo continuam sendo ouvidas pelo juiz titular da Vara de Execuções Penais, Gustavo Henrique Lyra, no Fórum Epaminondas Berbert de Castro.

A audiência deu início na manhã desta sexta-feira (27) e previsão, de acordo com parentes e amigos das vítimas que acompanham o caso no local, é que todas as testemunhas sejam ouvidas em apenas um dia, “já que os depoimentos estão durando uma média de 20 a 30 minutos, e boa parte das pessoas já foi ouvida e até o início da tarde, ainda não tinha sido feita uma pausa para almoço”.

Um dos réus do processo, Adriano Barreto chegou cedo ao Fórum escoltado por policias militares, para participar da audiência. O outro réu no processo, Thadeu Oliveira, continua foragido. Os integrantes do carro, guiado por Regiane no momento do acidente foram os primeiros a ser ouvidos, seguindo das demais testemunhas.

Na foto: amigos e parentes de uma das vítimas.
Alunos de Engenharia Civil da FTC Itabuna
em evento da construção civil da Bahia


Na sexta-feira, 20 de agosto, 42 alunos do Curso de Engenharia Civil da FTC Itabuna, acompanhado do professor Flávio Leopoldino, participaram da Feira Internacional da Construção Construir Bahia 2010, o maior evento da construção civil realizado no Estado da Bahia.

A feira aconteceu de 18 a 21 de agosto no Centro de Convenções em Salvador e foi ponto de encontro para engenheiros, arquitetos, lojistas, estudantes e demais profissionais da área. Foram apresentadas muitas novidades com destaque a temas importantes como “Inovação Tecnológica na Construção Civil” e “Construções Sustentáveis”.

Aconteceram ainda exposições sobre a eficácia energética de edifícios, tecnologias construtivas, políticas públicas para o setor e incentivos. Participaram mais de 350 expositores e 20 mil visitantes.

Antes de visitarem a feira os alunos participaram de palestras com engenheiro civil Antônio Otto e do professor Lacir Mendes na FTC em Salvador. O engenheiro Otto apresentou sua vasta experiência com construção civil de moradias populares e o professor Lacir apresentou as ações do Programa FTC Verde desenvolvidas em Salvador.

Ascom – FTC Itabuna
27-08-2010

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Agora é concreto:

Itabuna terá o seu sistema de água ampliado
Marca do motor bomba, última geração
Chegaram no dia de hoje (26) em Itabuna três Motores-Bombas, adquiridos pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento-Emasa e o Município visando dentro dos próximos dias à ampliação do novo sistema de água tratada, que passara de 600 mil litros por segundo para 1.000 litros por segundo.

Motores desembarcando, obssrvados  pelo motorista Ourivaldo Guimarães e funcionário  da Emasa
Os motores bombas serão instalados na Estação de Tratamento do bairro Nova Ferradas, que captará água do Rio Cachoeira, até que a barragem seja construída pelo Governo do Estado, que a prometeu e ainda não cumpriu a promessa. A barragem seria o presente do centenário de Itabuna.

Prefeito Captão Azevedo inspeciona as bombas
“Com essa iniciativa da Emasa S/A, através dos esforços do Prefeito Capitão Azevedo, a população terá mais água tratada na torneira, acabando, em parte, com o seu sofrimento” diz o diretor-presidente da empresa, engenheiro Alfredo Mello.

Projeto
Tanto as obras da adutora com 12 mil metros de exxrtensão como o conjunto de bombas foi financiado com recursos do PAC através de um projeto específico elaborado pela Sedur, iniciado ainda na gestão anterior do então Prefeito Fernando Gomes, que inclui a proposta de construção de uma barragem de estabilização no rio Colônia, em Itapé, um dos formadores do Cachoeira e agora concretizado com a luta do Prefeito Capitão Azevedo, num investimento de 16 milhões de reais.

Cegos recuperam visão com córnea artificial

As pessoas que perderam a visão por danos nas córneas podem ter uma nova esperança para voltar a enxergar. Uma técnica desenvolvida por cientistas canadenses e suecos conseguiu recuperar a capacidade de ver a partir do uso de material biossintético.

"Este é o primeiro estudo a demonstrar que uma córnea artificial pode integrar-se ao olho humano e estimular a sua regeneração", explica May Griffith, do Instituto de Investigação do Hospital de Ottawa, que chefiou o estudo que foi publicado na revista Science Translational Medicine.

A equipe médica fez uma experiência removendo o tecido doente da córnea e depois fez o implante do material biossintético em dez pacientes. Eles utilizaram colágeno humano recombinante, sintetizado no laboratório San Francisco FibroGen Inc. Após dois anos do procedimento, foi observado que as células e os nervos de nove dos dez pacientes cresceram e formaram uma córnea que funcionava normalmente.

As córneas biossintéticas tornaram-se sensíveis ao tato e os olhos produziram lágrimas. Em seis pacientes dos dez testados a visão melhorou. Após o procedimento, eles receberam lentes de contato, o que é comum em transplantes. Ao final, foi constatado que a visão foi comparável a de pessoas que receberam córneas comuns.

A córnea é um pequeno tecido transparente, parecido com a uma película, que cobre a superfície dos olhos. Ela é composta por filamentos de proteína de colágeno, a estrutura em forma de cúpula fica na parte frontal e protege a íris e o cristalino, bem como ajuda a centrar a luz na retina.

Ciência e Saúde
26/08/2010 10h22

Verde alemã vem à Bahia discutir questão nuclear e urânio

Deputado Federal, Edson Duarte, candidato ao Senado
 A deputada Ute Koczy, do Partido Verde alemão, 49 anos, porta-voz do partido para assuntos relacionados a políticas de desenvolvimento, estará na Bahia nesta quinta, sexta e sábado (26, 27 e 28), onde participa de uma série de atividades ligadas à questão nuclear brasileira e à mineração de urânio no município baiano de Caetité.

Contrária à utilização da energia nuclear como matriz energética, posição adotada pelo Partido Verde em escala mundial, ela alerta também sobre os perigos da exploração de urânio. “Não é um mineral como os outros. Tem radiação perigosa e sua mineração apresenta mais riscos que soluções. Melhor deixá-lo no solo”, adverte.

A mesma posição é adotada pelo deputado federal Edson Duarte (PV-BA), líder da bancada do Partido Verde na Câmara, para quem a vinda de Ute Koczy à Bahia “se dá num momento mais do que oportuno, uma vez que está em discussão a implantação de duas usinas nucleares no estado, na região do Rio São Francisco”.

“Somos totalmente contra este projeto, pois a energia nuclear é perigosa e geradora de resíduos radioativos que duram milhares de anos. Ao invés disso, deveríamos estar investindo em fontes de geração energética limpas, aproveitando nosso grande potencial eólico e solar”, afirmou Duarte – que é candidato a senador da Bahia pelo PV.

Ute Koczy chega a Caetité no início da tarde desta quinta (26), para uma reunião com o PV regional, no Hotel Porto do Sol, rumando em seguida para o distrito de Maniaçú, onde tem encontro agendado com comunidades do entorno da mineradora. À noite, a deputada verde participa de reunião com a sociedade de Caetité, na Uneb local.

Na sexta, dia 27, ela estará em Salvador, onde será recepcionada pelo colega Edson Duarte e, às 18h, reúne-se com ambientalistas na Escola Superior de Advocacia da OAB-Ba, na Rua do Carro, 136, Campo da Pólvora. E no sábado, às 8h30, Ute Koczy dará uma entrevista coletiva à imprensa, no Hotel Portobello, em Ondina.

Caminho errado

“Alguns governos e corporações transnacionais acreditam no chamado renascimento nuclear. Nós do Partido Verde acreditamos que este é o caminho errado a ser trilhado. Energia atômica envolve riscos muito altos, pois nenhum país encontrou até hoje uma solução definitiva para seu lixo, que continua a emitir radioatividade por milhares de anos. Energia nuclear é também uma energia cara, que requer altos investimentos e enormes quantidades de água, além de precisar ser transportada por longas distâncias,” explicou Ute Koczy.

Na opinião da deputada, diante deste cenário, fica a dúvida se realmente a cooperação alemã no projeto deveria ter continuidade. “Para a Alemanha é uma contradição interromper a produção de energia atômica em seu próprio território, por um lado, e, por outro, cooperar com a construção de uma usina nuclear em Angra dos Reis.”

Segundo ela, a produção mundial de energia deve cada vez mais se distanciar da exploração do petróleo e do poder atômico e focar nas fontes renováveis. “O futuro pertence às energias renováveis. São seguras, relativamente mais baratas e não agridem o meio ambiente. Ampliar o uso de energias renováveis é uma grande oportunidade econômica, mesmo em áreas mais remotas.”

A deputada verde está no Brasil desde domingo (22) e volta para a Alemanha no dia 29. Para marcar entrevista ou saber mais detalhes sobre sua visita à Bahia, contactar Sabrina Petry (http://sabrina/ tel. (21) 3221-9929.
Por: Helô  Sampaio

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Settran vai disciplinar estacionamento no centro


Com o objetivo de cumprir a resolução 302 do Conselho Nacional de Trânsito, que define e regulamenta a criação de áreas de segurança e estacionamento de veículos, a Secretaria de Transporte e Trânsito promoveu um encontro com empresários e representantes de transportadoras. Na agenda, o ordenamento do trânsito e do uso dos estacionamentos na área central da cidade.

Para o secretário Wesley Melo, a idéia é melhorar o tráfego no eixo central, que envolve as avenidas Cinqüentenário, Beira Rio, Praça Adami e áreas vizinhas.

“Com isso vamos elaborar um decreto estabelecendo horários e critérios para o sistema de carga e descarga numa área complexa e de intensa movimentação de veículos”, ele explica.

Com o novo sistema os veículos com mais de 3,5 mil quilos – caminhões trucados e toco – poderão operar na carga e descarga de mercadorias entre as 19 horas e 9 horas da manhã seguinte. Já os veículos de porte médio terão um horário ampliado das 19 às 13 horas e os de pequeno porte, como vans e sprinters, poderão operar durante todo o período pois não geram problemas de estacionamento.

Wesley Melo lembra que Itabuna, por sua condição de pólo regional de comércio e de serviços nas áreas de saúde e educação, recebe um grande número de veículos e necessita de ampliação da sua malha viária, bem como da rede de estacionamento, o que tem sido uma preocupação do governo do Capitão Azevedo.

Cita como ações do governo os investimentos na urbanização da avenida Pedro Jorge, bem como nas pontes do São Roque e da rua Felícia Novaes (bairro de Fátima), que tiveram o objetivo de melhorar a mobilidade urbana: “Itabuna precisa de muito mais, porém os recursos do município são limitados para as necessidades de uma cidade em expansão”.

Para disciplinar o estacionamento de veículos na área central da cidade, o diretor de Trânsito da Settran, Deroaldo Andrade, anuncia a criação de dois pontos de carga e descarga de mercadorias na Duque de Caxias, cinco na Cinqüentenário, um na avenida Beira Rio, dois na Inácio Tosta e mais um na praça Adami.

Texto: Kleber Torres Fotos: 25-08-2010

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Expofenita:

Lordão é a atração musical desta quarta-feira


Um show da Banda Lordão, com entrada franca, será a atração da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita), nesta quarta-feira (25), quando o evento entra no seu quinto dia, prometendo atrair um grande público.

A exposição inclui uma programação variada de eventos com concursos e leilões de animais, rodeio e uma mostra de produtos industriais e comerciais, além da Feira da Agricultura Familiar e da Expoverde.

Outro destaque fica por conta do Shopping Sebrae, que oferece um ciclo de oficinas e minicursos em parceria com o Senac, sobre arte de montar bijouterias, customização de roupas, arte em biscuit e qualidade do atendimento.

O Shopping Sebrae também oferece minicurso de custos e formação do preço de vendas e microcrédito, com orientação de técnicos do Banco do Povo. Os eventos têm como foco o empreendedorismo e a agricultura familiar.

Texto: Kleber Torres Fotos: 24-08-2010

CMI: TUDO PRONTO PARA AS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO

Nilza Coutinho de azul, ao lado de Eva Lima
O Conselho Municipal do Idoso já está pronto para as Comemorações do Centenário. Em parceria com a FTC, SINDABEP e Academia dos Pensadores de Itabuna, o evento está programado para os dias 10 e 11 de setembro e acontecerá na tarde do dia 10, no auditório da FTC e manhã de sábado do Jardim do “O” até a Praça Adami.

A Presidente do Conselho, Nilza Coutinho, informa que na FTC, a abertura estará a cargo do Coral da Universidade Aberta da Terceira Idade, tendo ainda, apresentação do Grupo Feliz, homenagem ao jornalista e historiador, Adelindo Kfoury, humorismo e várias outras atrações. Já no sábado, informa, acontecerá apoteótica II CAMINHADA DA PESSOA IDOSA EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE ITABUNA. “Estou muito entusiasmada e disposta a homenagear esta pujante cidade”, finaliza

Por: Ornan Serapião

Campanha de Marina Silva flagra site difamador

Nome de tesoureiro do PV foi usado para fazer ataques à candidatura do PT

São Paulo, 24 de agosto de 2010 - A Campanha de Marina Silva à Presidência da República (PV) flagrou nesta terça-feira um site de conteúdo difamatório registrado ilegalmente em nome do seu tesoureiro.

Com endereço e telefone falsos cadastrados na entidade que controla a emissão de domínios de internet no Brasil, alguém, de forma fraudulenta, usou o nome e o CPF do tesoureiro da Campanha de Marina para colocar na rede no último dia 14 um domínio_www.dilmentiras.com.br_ usado para veicular vídeos difamatórios em relação à candidata do PT, Dilma Rousseff.

A assessoria jurídica da Campanha de Marina Silva oficiou a entidade Registro.br e solicitou a imediata remoção deste domínio da rede.

A Campanha de Marina Silva esclarece que não faz ataques contra candidatos, só usa a rede internet de forma propositiva e repudia de forma cabal o uso do nome de seu tesoureiro em ação antiética e despropositada.

A Campanha de Marina Silva também adianta que já tomou todas as providências legais para que as autoridades possam encontrar, julgar e punir os responsáveis pela fraude.


Informações para a imprensa:
MVL Comunicação
E-mail: comunicacaomarina@mvl.com.br
Telefone: (11) 2592-6745, ramais 18, 21 e 22

Novas Diretorias do GTC

Adalmir Farias e Valter Silva comandam o Grapiúna Tênis Clube

Mesa condutora: Joselito, Valter, Adalmir e Erasmo
Tomaram posse momentos atrás (21 horas) no Grapiúna Tênis Clube (GTC) as novas diretorias do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva que ficaram assim constituídas: Conselho: Adalmir Pacheco de Farias reeleito por unanimidade, presidente; Theophanis de Aguiar Souza, vice-presidente e Joselito dos Reis, diretor Secretário. A Executiva: José Valter Alves da Silva, presidente; José Erasmo Ávila Martins, vice-presidente; Jadson Dórea dos Santos, tesoureiro; Manoelito Dias Orrico (Lito) Patrimônio; Antônio Pedreira Santos, social; Jean Luís Baraúna Correia, contábil e Élio Pereira dos Santos, administrativo.

Os demais cargos serão apresentados, entre eles, o de Secretário da Executiva na próxima reunião da entidade, já programada pelo Conselho para ser realizada dentro de 30 dias.

Aspecto da posse
Durante a solenidade de posse todos os presentes foram unânimes em elogiar o trabalho desenvolvido por Valter Silva durante esses dez meses que ficou interinamente à frente da agremiação. O presidente do Conselho Deliberativo, Adalmir Pacheco Farias demonstrou muita satisfação pelas ações tomadas pela diretoria, que na oportunidade, passou às mãos do Conselho um relatório de atividades e de um plano de trabalho traçado para o próximo biênio.

Os jornalistas Ederivaldo Benedito, Joel Filho e Joselito dos Reis conselheiros do GTC elogiando também o trabalho desenvolvido por Valter Silva ficaram de traçar um plano de comunicação para divulgar mais os eventos do Grapiúna Tênis Clube, inclusive montando um site e um informativo da entidade.

Adalmir e Theophanis em reunião anterior
Numa sugestão do radialista Alex de Souza também ver a possibilidade de criar convênios com as entidades represent6ativas da imprensa (ABI, Sinjorba e Sindicato dos Radialistas), visando o acesso dos comunicadores às dependências do Clube. Um acesso que os profissionais já tem, mas não oficializado.

Grapiúna Tênis Clube dá posse hoje a sua Nova Diretoria

Valter Silva acredita no sucesso do GTC
Antes como presidente interino, substituído ao então presidente Frederico Oliveira (Ico), após a eleição realizada do dia dez (10) de Agosto, assume hoje a presidência do Grapiúna Tênis Clube (GTC), o professor Valter Silva.

A posse, assim como também a integração de novos membros do Conselho Deliberativo da agremiação está prevista para as 19 horas de hoje, na sede do GTC, a rua Juca Leão, centro, Itabuna. O Grapiúna  está completando 64 anos de existencia. O GTC é um grande patrimônio de Itabuna, e, que precisa ser olhado com mais carinho.

O novo presidente Valter Silva  que regerá os destinos do Clube, um dos mais tradicionais de Itabuna, por mais um biênio 2010/2012 tem como vice-presidente o empresário José Erasmo Ávila Martins e acredita no sucesso e progresso da Agremiação, com projetos para atrair o retorno de seus sócios. .

Na oportunidade, será apresentada ao Conselho Deliberativo, que tem como presidente, Adalmir Pacheco de Farias a nova diretoria executiva. O que levou o professor Valter Silva a presidência do Clube, foi o seu ótimo desempenho como interino, quando recuperou vários setores do GTC, inclusive regularizando o débito com a Emasa e a Coelba, parcelando as dividas. Regularizou também a parte burocrática junto ao INSS, a Receita Federal e algumas questões trabalhistas;. 

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

EXPOFENITA:

Prefeito assina protocolo de apoio
a pequeno e microempresário


Ao assinar com o Sebrae um protocolo de cursos e ações de apoio ao pequeno empresário e a agricultura familiar, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, destacou na abertura da Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita), a prioridade de governo para a geração de emprego e renda.

A solenidade aconteceu no parque de exposições Antônio Setenta e contou com a presença do secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles, que representou o governador Jaques Wagner, além de dirigentes da Amurc, Sebrae, Associação Comercial, CDL, Sindicom e secretários municipais.

O prefeito destacou ainda a importância da aprovação da Lei Municipal dos Microempreendedores Individuais que vai permitir a inclusão no mercado dos pequenos empreendedores itabunenses, que formam um grande contingente. Azevedo disse que a Expofenita resgata, de alguma forma, o potencial econômico de Itabuna, cidade pólo regional de agricultura, comércio e serviços.

Capitão Azevedo ressaltou ainda a parceria institucional com o Sebrae e o governo do estado, o que permitiu a realização da Expofenita.

“Itabuna está de braços abertos para todos aqueles que desejem contribuir para o seu desenvolvimento. Essa é uma questão que está acima das diferenças partidárias e dos interesses pessoais”.

Apoio
O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, destacou o apoio à Expofenita como o reconhecimento do governo estadual ao potencial de Itabuna e da região, “que no passado contribuiram com 70% da arrecadação do estado. Hoje, nós investimos na Expofenita o mesmo que foi aplicado na exposição de Salvador considerada similar à itabunense”.

Lembrando que a região sofreu bastante com a crise do cacau, Eduardo Sales destacou a importância da cacauicultura, que está sendo beneficiada com o PAC do Cacau e o FNE Verde. Ele espera poder solucionar a questão da dívida de 1,3 mil produtores restantes com o Pesa e a Securitização – pois já foram resolvidos os débitos de mais de 12 mil pequenos produtores da região.

Para ele, as prioridades estão dirigidas para a diversificação e verticalização da produção, com ênfase para o apoio à agricultura familiar.

As atrações da abertura ficaram por conta da Banda Mastruz com Leite e a realização de um rodeio que despertou o interesse de quase todas as pessoas presentes ao Parque de Exposições. O mesmo evento será repetido outras vezes durante todo o período da Expofenita.

Durante a Expofenita, também estão ocorrendo leilões e exposição de animais e de produtos de indústrias e empresas de diversos setores.

Marcha


No domingo, dia 22, houve a chegada ao Parque de Exposições Antonio Setenta da 20ª Marcha Eqüestre, que fez o percurso Itajú – Itapé – Itabuna, com a participação de centenas de cavaleiros e inúmeras amazonas.

O vice-prefeito Antônio Vieira participou da recepção aos cavaleiros destacando a importância da Expofenita como um evento econômico que une governo e iniciativa privada em defesa do desenvolvimento de Itabuna. Destacou ainda que a exposição vem sendo ampliada e este ano coincide com os festejos do centenário da cidade.

Além de agradecer a empresas e parceiros institucionais do evento, o coordenador executivo da Expofenita, Josias Miguel, desatacou a importância do trabalho realizado em conjunto com o Sebrae que promove palestras, cursos e oficinas voltadas para o empreendedorismo e a agricultura familiar.

Ele reafirmou ainda que apesar das dificuldades enfrentadas pelo governo municipal a Prefeitura de Itabuna investiu decididamente no sucesso da Expofenita. O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy também fez uma avaliação positiva da exposição, que divulga a pecuária regional e os segmentos industrial e comercial
Texto: Kleber Torres Fotos: 23-08-2010

Prefeitura solicita melhorias de rodovias estaduais em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Ações Regionais, encaminha nesta terça-feira (24), ao secretário de Infraestrutura da Bahia, Wilson de Brito Filho, um relatório mostrando as péssimas condições de trafegabilidade nas quatro diferentes rodovias estaduais que cortam o município e que são de responsabilidade do estado: a BA-251, na rodovia Ilhéus-Buerarema; a BA-657, que liga o distrito de Inema ao povoado de Pimenteira; a BA-120, entre o município de Uruçuca e o distrito de Banco Central (em confluência com a BR-101); e a BA-697, que fica à margem direita da rodovia Ilhéus-Itabuna, indo para o distrito de Rio do Braço, no bairro Salobrinho.

O objetivo é que a Secretaria de Infraestrutura da Bahia libere homens e máquinas do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) para melhorar a trafegabilidade dessas rodovias. No documento, é solicitada a realização de operação tapa-buracos, roçagem, limpeza de acostamentos e manutenção da malha viária rural, a fim de possibilitar sensivelmente o transporte regular da população e também de estudantes, além de promover o escoamento da produção agrícola familiar, que atualmente se encontra irregular.

No relatório também é apontada que a falta de manutenção nessas rodovias, especialmente as não pavimentadas, tem sido um problema crônico para quem mora em localidades distantes da sede do município e constantemente a comunidade pede solução. E exemplifica que os aspectos da BA-251, na rodovia Ilhéus-Buerarema, com mais de 50 quilômetros de extensão. Grande parte dela está sem condições de tráfego, inclusive uma ponte há proibição para transitar ônibus e caminhões. Foi liberada apenas para passar carros de passeio. Mesmo assim, existe receio por parte dos moradores. A rodovia é de acesso aos povoados de Santo Antonio, Repartimento, Couto, dentre outras localidades.

A mesma situação é relatada com a BA-657, que liga o distrito de Inema ao povoado de Pimenteira, que passa pela localidade de União Queimada, no município de Itajuípe. A rodovia conta com cerca de 24 quilômetros de extensão. No documento, considera regular sua condição de tráfego, da mesma forma com a BA-120, que fica entre o município de Uruçuca e o distrito de Banco Central (em confluência com a BR-101). Essa rodovia tem mais de 25 quilômetros de extensão.

E concluindo o diagnóstico igualmente está colocada a condição de trafegabilidade da BA-697, que fica à margem direita da rodovia Ilhéus-Itabuna – no bairro Salobrinho –, indo para o distrito de Rio do Braço, com 19 quilômetros de extensão. Seu estado de conservação é regular.
Por Walmir Rosário Ascom/Ilheus
http://www.ilheus.ba.gov.br/

domingo, 22 de agosto de 2010

JOELMIR MERECE O OSCAR !

O Viajante
Por Joelmir Beting


Se beber não dirija. Nem governe.
Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil...
Hoje, dia 15, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília.
Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: Exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência.
Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto.
Governar ou despachar, nem pensar. A ordem é circular. A qualquer pretexto.
E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente.
Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o nunca ter se sentado à mesa nem para estudar, que dirá para trabalhar.
SEM CONTAR AS DESPESAS:
FHC, EM 8 ANOS DE GOVERNO, GASTOU R$ 58 MILHÕES, CRITICADOS PELO PT.
LULA ATÉ AGORA, EM MENOS DE 7 ANOS, GASTOU R$ 584 MILHÕES! E SÓ AS IDENTIFICADAS PELA IMPRENSA
E o povão ainda aplaude e vota!

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...