terça-feira, 22 de junho de 2010

Coelba inicia mudanças na rede
de alta tensão da Cinquentenário

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, inspecionou o andamento das obras de requalificação e reurbanização da Avenida Cinquentenário. Ele estava acompanhado de técnicos e secretários municipais.

Azevedo acompanhou de perto o trabalho das equipes da Coelba e da empresa Meta, que faziam a substituição da rede de alta tensão com cabos XLPE Rede Space. Além disso, o prefeito verificou a substituição dos passeios e as condições de acessibilidade para deficientes.

Ao encerrar a inspeção, o prefeito comentou que as obras, de R$ 4 milhões, são realizadas de acordo com um cronograma preestabelecido: “Somos um governo de pés no chão e que precisa do apoio e da participação da comunidade, que tem contribuído com sugestões para o projeto”.

Para o secretário de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, as obras estão em ritmo acelerado e a preocupação é com a questão da acessibilidade para deficientes. Ele destaca as mudanças na rede de energia e no sistema de iluminação com leds, considerado o mais moderno do gênero.

Segundo o eletrotécnico Marcelo Figueira Franco Araújo, da Coelba, depois da substituição da rede de baixa tensão com cabos multiplexados, foi iniciada a partir do Jardim do Ó a instalação da nova rede de alta tensão, com uso de cabos XLPE. A previsão é de que as obras estejam concluídas em um prazo de quatro semanas.

O técnico explica que a primeira etapa foi executada num trecho menor, com cerca de 300 metros de extensão, por causa da existência de muitas conexões e derivações na rede: “É uma extensão menor, mas com muita complexidade, o que mobilizou cinco equipes, além de três caminhões e uma caminhonete”.

Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto

Câmara aprova suplementação orçamentária de 60%

Também por 9 x 0 o Legislativo aprovou em segunda votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias, que vai direcionar a aplicação de recursos para o próximo exercício.

Votaram a favor das propostas do governo os vereadores Clóvis Loiola, Raimundo Pólvora, Milton Gramacho, Solon Pinheiro, Ruy Machado, Milton Cerqueira, Gerson Nascimento e Rosi Castro.

A decisão foi elogiada pelo secretário de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, que acompanhou o processo de votação: “A Câmara dá uma ajuda substancial ao governo que enfrentaria dificuldades nos próximos meses para pagamento de salários, contas patronais e até mesmo para atender à demanda reprimida na Saúde e o custeio do Hospital de Base”.

Ele acredita que agora a administração municipal vai poder trabalhar com mais tranquilidade até o final do ano, com o remanejamento de recursos para o ajuste e adequação das contas públicas, de acordo com o programa de austeridade e transparência estabelecido pelo prefeito Azevedo.

Para o líder do governo na Câmara, Milton Gramacho, o Legislativo cumpriu a sua obrigação ao autorizar a suplementação: “O governo estava engessado e sem recursos para custeio de despesas com servidores, bem como serviços de educação, saúde, assistência social e até mesmo de infraestrutura”.

O vereador observa que as dificuldades foram geradas em função da queda de arrecadação, que afeta não apenas Itabuna, mas também a outros municípios do País, que tiveram recursos contingenciados com a redução de repasses do FPM e de outras dotações da esfera federal.

Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto
Itabuna empossa diretores das escolas municipais 

A Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna empossou simbolicamente na segunda-feira (22), 156 professores nos cargos de diretor e vice-diretor das escolas da rede municipal de ensino de Itabuna. A solenidade foi realizada no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e reuniu, além dos gestores escolares, autoridades e representantes de diversos segmentos educacionais.

Presidindo o ato, o secretário municipal da Educação, Gustavo Lisboa, destacou a mudança de foco da gestão no atual contexto vivenciado pelas escolas, no qual as ações devem estar cada vez mais voltadas para a melhoria da qualidade da educação.

“Hoje, além das atribuições que lhe são próprias ao cargo, o diretor escolar deve ampliar a sua percepção como gestor, levando em conta a mudança de comportamento das famílias, os anseios, expectativas e desejos dos alunos”, argumentou. Lisboa ressaltou ainda a necessidade de construir, estimular e exercitar o espírito de equipe nas unidades escolares.

“Isso só é possível à medida que conquistamos a confiança e a admiração do outro. Neste sentido, o gestor deve assumir uma postura de respeito e valorização perante os demais membros da comunidade escolar”, disse Gustavo. O secretário da Educação lembrou os avanços conquistados na Rede Municipal de Ensino de Itabuna e os investimentos que estão sendo feitos na melhoria da qualidade social da educação itabunense.

A presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Maria Lúcia Bittar Santos, parabenizou aos novos diretores escolares e colocou o colegiado à disposição dos gestores para ajudá-los a vencer os desafios impostos à função. Já o promotor público Clodoaldo da Anunciação mencionou a posição de vanguarda da educação itabunense que, inclusive, ter sido referência para diversos outros municípios do estado.

Também fizeram pronunciamentos a diretora do Departamento de Acompanhamento da Gestão, professora Sandra Damasceno, e da diretora de Educação Básica da SEC, Fátima Cristina Vasconcelos. Após a leitura da ata, foram empossados simbolicamente os diretores e vice-diretores das escolas dos segmentos Creche, Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Imeam, Caic, bem como os gestores da Casa do Educador Grapiúna e do Centro de Psicopedagógico da Educação Inclusiva e Apae.

 Texto: Erivaldo Bomfim
A Câmara de Itabuna aprovou por nove votos a zero, na manhã desta terça-feira (22), uma suplementação orçamentária de 60% para a Prefeitura, o que vai permitir ao governo municipal ajustar as contas públicas e ao mesmo tempo atender necessidades de setores estratégicos do governo.
Hiper Itão São Caetano antecipa
festa do centenário de Itabuna
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, confirmou presença na solenidade de inauguração do Hiper Itão São Caetano, na próxima segunda-feira, 28, às 7 horas. A diretoria da Rede Itão Supermercados diz que o investimento é um presente da empresa para o centenário de Itabuna, que será comemorado em 28 de julho.

O embrião da Rede Itão de Supermercados foi a loja aberta em 1961 pelo empresário Miguel de Souza Dantas, em Itororó. O nome é inspirado na música "Peguei um Ita no Norte", de Dorival Caymmi. A primeira loja se chamou Ita, ganhando aumentativo quando a empresa expandiu e abriu a unidade de Montes Claros, Minas Gerais, em 1974.

Três anos depois (1977), foi inaugurado o Itão de Itabuna, imprimindo um ritmo moderno e eficiente de crescimento que tornou a empresa uma das mais sólidas do sul da Bahia. O investimento no Hiper São Caetano é o ápice do processo implantado há 47 anos pelo seu fundador, que prima pela qualidade e preços dos produtos comercializados, agindo com responsabilidade social e contribuindo para o desenvolvimento regional.

Nestes 33 anos de atividade em Itabuna, o Itão amparou projetos sociais e entidades filantrópicas, participou de parcerias com órgãos públicos e consolidou a marca de empresa genuinamente baiana.

O Hiper Itão São Caetano que abrirá suas portas neste dia 28 fortalece a economia de Itabuna e região, gera receita municipal e traz para a cidade um novo conceito de atendimento, com tolerância zero em filas e prioridade para o bem-estar dos clientes.

Da Assessoria de Imprensa – 18.06.10

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Reclamações levam Prefeitura a
suspender contrato da Zona Azul

As inúmeras reclamações de motoristas, que criticam duramente os serviços da empresa Sinart na condução do sistema de estacionamentos rotativos chamados de Zona Azul, levaram a Prefeitura local a não renovar o contrato de permissão com a empresa que operava o sistema de estacionamento rotativo, a partir desta segunda-feira (21).

A decisão foi anunciada pelo secretário municipal de Transporte e Trânsito, Wesley Gonçalves Melo, que justificou a medida ao fato de ter se tornado insustentável a manutenção do contrato, já que se trata uma concessão pública, na qual a empresa concessionária deve atender às expectativas da população itabunense.

Melo anunciou ainda a imediata abertura do processo licitatório para a escolha de uma nova empresa para operar o sistema. Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, a manutenção da Zona Azul é imprescindível por conta das poucas vagas de estacionamento disponíveis na área comercial da cidade.

Wesley adianta que uma das exigências para a escolha da nova empresa será a automação do sistema de controle. “Com isto, haverá uma mudança no modelo de atendimento, inclusive com a utilização de aparelhos eletrônicos portáteis pelos monitores, garantindo maior agilidade no serviço prestado aos usuários da Zona Azul”,

Enquanto a nova operadora não é definida, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Settran) fará o monitoramento das áreas disponíveis para estacionamento, visando tornar o mais racional possível o uso das vagas. “Diante desta realidade, esperamos contar com a compreensão e colaboração dos usuários”, frisa Wesley. A Sinart operava o Sistema de Estacionamento Rotativo de Itabuna desde o ano de 2005, quando foi restabelecida a Zona Azul na área comercial da cidade. Atualmente, estão disponíveis 1,4 mil vagas.

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, a manutenção da Zona Azul é importante para Itabuna, que é polo em serviços e comércio. “Esperamos que nos próximos 30 dias já tenhamos definido quem será a nova operadora do sistema, porque com a rotatividade nas vagas de estacionamento a área comercial tende a ficar mais organizada e humanizada”, afirmou.

Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes
Eleições 2010
Ex-prefeito de Itabuna entre os fichas sujas
O projeto que pode barrar os políticos com ficha suja tramita no Congresso. Certamente tem tirado o sono de muito deputado e senador nesse país. Mas você, leitor, sabe quem são os políticos baianos com a ficha mais suja que pau de galinheiro? O aquibahia vai dar uma mãozinha pra você identificar.

A lista está no Congresso em Foco. Fernando de Fabinho (DEM-BA) - Inquérito 2656 - crimes eleitorais (transporte em dia de eleição), Inquérito 2684 - crime de responsabilidade; Geraldo Simões (PT-BA) - Ação Penal 471- captação ilícita de votos ou corrupção eleitoral, Inquérito 2707 - emprego irregular de verbas públicas, Inquérito 2759 - crime de responsabilidade,
Inquérito 2719 - responde por crimes de responsabilidade; João Carlos Bacelar (PR-BA) - Inquérito 2793 – crime de desacato; Joseph Bandeira (PT-BA) - Ação penal 486 – peculato; Maurício Trindade (PR-BA) - Ação Penal 510 - tráfico de influência; Paulo Magalhães (DEM-BA) - Inquérito 2311 - lesões corporais (com parecer da PGR pelo arquivamento); Roberto Britto (PP-BA) - Ação Penal 512 – Captação ilícita de votos ou corrupção eleitoral; Tonha Magalhães (PR-BA) - Inquérito 2677 - crimes da Lei de Licitações, Inquérito 2805 – crimes de responsabilidade – autuada em 23/03/2009; Uldurico Pinto (PMN-BA) - Inquérito 2706 - formação de quadrilha e crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral. O procedimento corre em segredo de Justiça. Quando for votar, pense duas vezes.
Blog: Aqui Bahia, a Notícia

domingo, 20 de junho de 2010

Brasil Classificado


Com um gol de Elano no primeiro tempo e dois de Luís Fabiano, no segundo tempo, o Brasil venceu a Costa do Marfim, por 3 a 1, em Johanesburgo, na África do Sul.

Este resultado classificou a seleção brasileira para a próxima fase da Copa Mundo. Enquanto o atacante Drogba marcou para a Costa do Marfim. Em Uberlândia.

A anormalidade foi que os africanos bateram de mais, e sem o juiz francês ter pulso, resultou, injustamente da expulsão de Kaká, aos 35 minutos da fase final do jogo.

O Brasil agora já classificado e desfalcado de Kaká (foto) enfrentará a seleção de Portugal.

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...