sábado, 19 de junho de 2010

Feijão Imprensa reúne imprensa regional no Espora de Ouro

(Prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo saúda à imprensa e aos organizadores do evento) 
 Em sua décima sétima edição o “Feijão Imprensa” para comemorar o Daí da Imprensa que transcorre no dia primeiro de Junho, o evento foi realizado hoje (19) com a presença de jornalistas, radialistas, publicitários, políticos e empresários na Espora de Ouro, em Itabuna.



Além da grande presença dos profissionais de imprensa, outras grandes presenças notadas foram a do Prefeito Capitão Azevedo que foi levar o seu abraço, juntamente com o Vice Prefeito, Antonio Vieira; Andirlei Nascimento, presidente da OAB-Sul; Eduardo Fontes, presidente da ACI; Venceslau Junior, Fábio Lima e Augusto Castro, candidatos a uma vaga a Assembléia Legislativa e o deputado federal, Roberto Britto.


(O vice-Prefeito, Antonio Vieira, Tifener (filha de Alex de Souza e o jornalista fotográfico Valdir Gomes) 

Entre muitos discursos de empresários, sindicalistas e políticos, o ponto alto do ficou por conta do congraçamento de toda a imprensa regional, que agradece essa grande festa a Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), através de seu atual presidente Jorge Braga e dos diretores: Valdeck, Ramiro Aquino, Diogo Caldas, Carlos Leahy, Eduardo Carqueja, José Aboboreira, além do idealizador do "Feijão Imprensa", Rolemberg Macedo.

(Augusto Castro, ao lado do Presdiente da CDL, Jorge Braga, candidato a depuado estadual foi uma presença destacada no evento). Foto: Everaldo Benedito 

O evento hoje já conssagrado para o ano completa a sua maior idade,

Fotos: Alex de Souza

Ficha Limpa já embaralha alianças


AE - Agência Estado
às 8;45 - 19.06.10


A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de validar a Lei da Ficha Limpa para candidatos condenados antes de sua sanção embaralhou de vez a montagem dos palanques em Estados importantes como Rio, Distrito Federal e Maranhão, entre outros. Se candidatos e dirigentes dos maiores partidos já quebravam a cabeça para amarrar costuras eleitorais regionais, a interpretação dada pelo TSE à Lei da Ficha Limpa pode tirar do páreo fortes concorrentes e obrigou as direções partidárias a revisarem suas alianças e estratégias.


No Distrito Federal, o principal afetado poderá ser o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), que renunciou ao mandato de senador para escapar de um processo de cassação. Líder nas pesquisas, vai tentar manter a candidatura, mas sua situação já provocou o primeiro efeito colateral importante. O atual governador, Rogério Rosso (PMDB), que não disputaria a eleição, reviu a posição e decidiu se lançar candidato e deve atrair o apoio de DEM, PSDB e PTB.


A petista também pode perder aliados importantes em outros Estados por conta da Lei da Ficha Limpa. No Rio, o ex-governador Anthony Garotinho (PR) estuda a retirada da candidatura e sua substituição pelo deputado estadual Wagner Montes (PDT). No Pará, o deputado Jader Barbalho (PMDB) lidera as pesquisas para o Senado e tinha sua eleição considerada certa. Agora corre o risco de ver sua campanha barrada pela Justiça.


O PSDB passa a ter problemas imediatos com palanques de apoio ao candidato José Serra em pelo menos três Estados. No Maranhão, os tucanos tinham acertado coligação com o PDT, cujo candidato é o ex-governador Jackson Lago, cassado em 2009 por decisão da Justiça. Em outros dois Estados, a ameaça recai diretamente sobre candidatos tucanos. Em Rondônia, o ex-senador Expedito Júnior, que concorre ao governo, poderá ter o registro negado. Na Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima lidera as pesquisas para o Senado e é o principal cabo eleitoral no Estado para Serra.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Advogado pede que STF obrigue partidos a divulgar os 'fichas sujas'


(Pedido foi feito junto ao tribunal na tarde desta sexta-feira (18).

Advogado quer que TSE autorize tribunais regionais a descrever infrações)
.Do G1, em Brasília


 Na esteira da aprovação da lei do ficha limpa e da confirmação de que a lei impedirá a candidatura de políticos condenados antes da sua aprovação, um advogado ingressou na tarde desta sexta-feira (18) com um mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). O mandado é contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os 27 partidos em atividade no país. O relator é o ministro Dias Toffoli.


O profissional quer que eles sejam obrigados a divulgar, em um prazo de dez dias, “informações fidedignas sobre a natureza jurídica de cada processo judicial e/ou administrativo em tramitação contra filiados cujas candidaturas constem de relação já entregue a juízes eleitorais”.


Liminarmente, o advogado ainda pede que o TSE autorize os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a descrever a natureza das infrações de que esses candidatos ao pleito de outubro são acusados e o andamento processual de cada ação.


Caso os partidos não divulguem informações sobre os processos de seus candidatos, o autor pede que a sociedade e a imprensa sejam autorizadas a pesquisar e divulgar esses dados “por intermédio dos programas gratuitos destinados à propaganda eleitoral”, pelos veículos de imprensa escrita e eletrônica, inclusive pela internet.

VAI SER GOLEADA DE VIBRAÇÃO NA ARENA DO MALHADO.

 Brasil x Costa do Marfim vai passar domingo, 15h30, nos únicos Telões de LED do sul da Bahia. Mas antes e depois do jogo, muita atração vai rolar na arena mais bem montada de Ilhéus, na Av. Litorânea Norte, Praia do Malhado.

E tudo com entrada grátis. É o que garante o Prof. Ed Brasil, chefe da torcida mais animada dessa Copa do Mundo: “Temos mais que dois telões com a maior e melhor imagem de toda a região, mesmo debaixo de sol. Temos atrações esportivas, atrações musicais, concurso de beleza e apresentação de dança, tudo num ritmo contagiante”.

O show começa neste sábado com a bola rolando entre as 32 equipes da região que disputam o Futebol Show de Bola, torneio disputado no sistema de mata-mata. Continua com a apresentação de grupos de dança. Tem também na programação bandas regionais apresentando toda diversidade de ritmos da Bahia.
A apoteose de vibração está prevista para o domingo à tarde, na hora do jogo da seleção brasileira, depois dos jogos de futebol desde manhã entre os times regionais. E como o show não pode parar, terminada a partida Brasil x Costa do Marfim logo entram as bandas no palco da arena.

E assim a Torcida Ed Brasil vai aumentando e vibrando cada vez mais. Até sexta-feira que vem, com Brasil x Portugal.

Por: Carlos Maluta

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Divisão de Zoonoses de Itabuna
é reequipada depois de reforma

A Divisão de Controle de Zoonoses (DCZ) de Itabuna vive uma nova fase que inclui importantes mudanças, tanto na administração quanto em sua estrutura física. O prédio foi reformado, reequipado e voltou a disponibilizar vacinas e medicamentos para controle de doenças animais. O Centro também está estruturado com material de escritório, de higiene e equipamentos necessários ao seu bom funcionamento.

Para comemorar a reestruturação e mostrar o serviço de reforma, o administrador Joilson da Cruz Rosa ofereceu um Café da Manhã nesta quinta-feira (17) para diretores municipais, funcionários, convidados e o secretário de Saúde Antônio Vieira, que representou o prefeito Capitão Azevedo no evento.

Vieira informou que o maior investimento não foi financeiro, mas em recursos humanos com a contratação de novos funcionários, a maioria concursado. “Para se ter uma saúde de qualidade é preciso evitar doenças e o Centro de Zoonoses significa prevenção que começa com a coleta e cuidados com os animais abandonados ou peçonhentos nas ruas da cidade”.

Joilson Cruz informou que a reforma foi feita pelos funcionários da unidade que conseguiram doação junto a algumas divisões da Prefeitura e de empresas de Petshop no fornecimento de alimentos. As obras que incluíram a construção de um novo muro, pintura, revisão nas instalações hidráulica e elétrica e ainda roçagem e limpeza geral também foram feitas pelos funcionários que segundo ele, são responsáveis e comprometidos com a causa.

“Felizmente temos uma equipe unida, entrosada, sensível e muita dedicada que contribui de forma decisiva para o bom funcionamento da divisão, isso faz uma grande diferença para o sucesso de nosso trabalho”, justificou o administrador.

Os números

O administrador informou ainda que só este ano, já foram imunizados mais de dois mil animais entre cães e gatos por meio de mutirões realizados nos bairros. No mesmo período, foram realizadas 125 doações e recebidas 26 denúncias da presença de caramujo africano, 40 de ratos e 18 de morcegos.

O agente administrativo Jorgivaldo Gomes de Souza lembrou que todas as unidades básicas e do Programa Saúde da Família, a Central de Regulação, bem como o presídio estão sendo monitorados pelos fiscais da Zoonose que realizam visitas freqüentes afim de detectar a presença de animais peçonhentos nesses lugares. “É uma ação preventiva que garantirá segurança aos funcionários desses setores, bem como da própria comunidade”.

Ele disse ainda que a população também pode ajudar no trabalho da Divisão de Zoonoses, denunciando, informando ou sugerindo propostas que venham contribuir para a melhoria do serviço prestado.
Texto: Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes
Itabuna representada em Conferência Nacional das Cidades
"Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social”, será o tema a ser discutido durante cinco dias, na 4ª Conferência Nacional das Cidades que acontecerá em Brasília no período de 19 a 23 deste mês. Itabuna estará representada no evento que vai mostrar, entre outras coisas, os avanços e dificuldades para a implantação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

O evento dá prosseguimento a um processo iniciado em 2003, quando foi realizada a 1ª Conferência Nacional das Cidades e a criação do Conselho das Cidades. Itabuna será representada na próxima conferência por Sérgio Fontes, da secretaria municipal de Assistência Social.

Para ele, o evento representa um espaço aberto para o diálogo sobre uma temática abrangente e que engloba os assuntos concernentes ao desenvolvimento de uma região e também para mostrar algumas das ações aprovadas na Conferência Estadual.

Ele citou, por exemplo, o fortalecimento da saúde regional, matadouro regional e a criação de uma cooperativa para reciclagem do lixo.

Na conferência serão discutidos importantes eixos temáticos, a exemplo da criação e implementação de conselhos das cidades, conselhos gestores em níveis federal,estadual,municipal e no Distrito Federal; aplicação do Estatuto das Cidades e dos Planos Diretores e ainda efetivação da função social da propriedade do solo urbano.

A integração da política urbana no território, política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação, saneamento e relação entre os programas governamentais como PAC e Minha Casa, Minha Vida e política de desenvolvimento urbano são outros temas a serem igualmente debatidos.

 Texto: Rosi Barreto – Foto Arquivo 
Itão inaugura hiper de R$ 5 milhões
no São Caetano dia 28 de junho

Antecipando a festa do centenário de Itabuna, a Rede de Supermercados Itão inaugura o Hiper Itão São Caetano, dia 28 de junho, às 7 horas. O empreendimento, orçado em R5 milhões, vai gerar 500 empregos diretos e 250 postos de trabalho indiretos. Instalada no bairro São Caetano, a nova loja ocupará uma área de venda de 2,5 mil metros quadrados, com estacionamento para 250 veículos, trazendo para o município um novo conceito de hipermercado.

Segundo a diretoria, o Hiper Itão São Caetano consolidará algumas marcas criadas pela rede de supermercados que atua em Itabuna há 33 anos. Zero de tolerância em filas de espera é uma delas. “Há muito tempo temos investido neste diferencial que o consumidor de Itabuna já aprovou, afinal, o cliente não pode ser penalizado na hora de pagar suas compras”, dizem os diretores.

O Espaço Gourmet é outro diferencial do Hiper Itão São Caetano. Uma área nobre, instalada em um piso acima do salão de compras, criada para degustação de vinhos e petiscos. Funcionará como espaço de entretenimento ou sala de espera. A direção adianta que o novo hipermercado vai chegar com muitas novidades tecnológicas e avanços na gestão de atendimento ao cliente.

O Hiper Itão São Caetano, que tem como apelo publicitário “O Hiper da Gente”, aposta no potencial do bairro São Caetano – o maior de Itabuna – e áreas vizinhas, onde vivem mais de 50 mil pessoas. Confia também no grande número de comerciantes dos municípios vizinhos que utilizam a cidade como pólo de abastecimento.

É um empreendimento arrojado, que além de empregos e circulação de divisas vai incrementar a arrecadação municipal. O novo hipermercado de Itabuna abre as portas no dia 28 em clima de Copa do Mundo, apostando na vitória, valorizando o talento da casa e acreditando no município como o grande pólo de comércio do sul da Bahia.

Por: agenciarabelo@gmail.com – 8809.1730

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Candidatos com condenações não podem concorrer eleição em 2010

17 de junho de 2010 • 21h52 • atualizado às 21h53

LARYSSA BORGES
Direto de Brasília

Com cinco votos favoráveis, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (17) que a lei da Ficha Limpa torna inelegíveis políticos que já tenham sido alvo de condenações por decisão colegiada mesmo que as penalidades sejam anteriores à própria sanção da legislação.

O projeto Ficha Limpa foi sancionado no dia 4 de junho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e prevê que terá o registro de candidatura negado o candidato condenado em decisão tomada por mais de um juiz em caso de crimes contra a administração pública, o sistema financeiro, ilícitos eleitorais, de abuso de autoridade ou de poder político e econômico, prática de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, tortura, racismo, trabalho escravo ou formação de quadrilha.

A regra do Ficha Limpa não vale, no entanto, para crimes culposos (sem intenção), para aqueles de menor potencial ofensivo (com pena de prisão menor que dois anos) e para ações penais privadas, como calúnia, injúria e difamação.

Para o relator do caso, ministro Arnaldo Versiani, a inelegibilidade não constitui uma pena, o que significa que o eventual impedimento de uma candidatura não significa que determinado pré-candidato é ou não culpado.

O magistrado enfatizou que não considera a inelegibilidade semelhante à perda dos direitos políticos, esta sim uma penalidade ao agente público. "Não há direito adquirido à elegibilidade", disse Versiani, defendendo que o projeto da Ficha Limpa representa uma "norma de caráter de proteção à coletividade, e não uma prova penal".

"As novas normas atingirão todos aqueles que no momento do registro da candidatura incidirem em alguma causa de inelegibilidade, não podendo se falar em direito adquirido. A inelegibilidade não constitui pena. A presunção de inocência pode até persistir, mas o cidadão ficará inelegível", afirmou o ministro.

"Não se trata de uma hipótese de retroatividade. Por ocasião do registro da candidatura é que serão aferidas as condições de elegibilidade ou inelegibilidade", completou o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski.

"(A inelegibilidade não tem) Nada a ver com pena. É apenas uma limitação (à candidatura)", resumiu a ministra Cármen Lúcia.

Primeiro a votar em sentido contrário, o ministro Marco Aurélio Mello defendeu que a lei da Ficha Limpa não pode "apanhar fatos passados, cometimentos anteriores" sob pena de punir políticos que cometeram supostos crimes em período em que a legislação não previa inelegibilidade para esses delitos. "Não devo dar à sociedade uma esperança vã, que não pode frutificar", disse, enfatizando que o caso pode acabar sendo decidido no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o ministro Marcelo Ribeiro, por sua vez, a Ficha Limpa não pode valer para condenações anteriores à sanção da lei quando, por exemplo, houver um processo transitado em julgado (sem direito a recurso) com base na legislação anterior ou quando o político já responder a processos pendentes quando da entrada em vigor da lei - alternativa, segundo ele, para evitar mudança de regras "no meio do jogo".

Ministério Público

No início da sessão plenária, a vice-procuradora eleitoral, Sandra Cureau, defendeu que a exigência de Ficha Limpa - e a consequente inelegibilidade - se aplique também aos casos já julgados. "(A lei) se aplica não só a essa eleição e não só as situações que vierem a configurar as situações que ela criou, mas a todas as situações que essas hipóteses já estiverem configuradas", disse a representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), que destacou o "caráter social" da exigência de bons antecedentes para políticos que desejam se submeter ao voto popular.

"Se não valer (para condenações já impostas, ainda que ainda caibam recursos), estamos esvaziando o sentido da lei, as finalidades dessa lei", defendeu.


Independente da Embasa ou Emasa vou construir a barragem declarou o Governador

O Governador Jaques Wagner, ao contrário do que declarou ontem (17) o presidente da Embasa Abelardo Oliveira em uma emissora de rádio local, que para construir a barragem a Emasa teria que devolver o patrimônio da Embasa, avaliado por ele em 37 milhões, disse que independente da Embasa ou da Emasa vai construir a barragem no município de Itapé para acabar com o problema da falta de água tratada em Itabuna.


O Governador deu essa informação quando participava hoje pela manhã das comemorações do Dia Internacional do Cacau, na sede da Ceplac, com a presença de Ministro e secretários de estado. Segundo o vice-prefeito de Itabuna, Dr. Antônio Vieira que passou essa informação ao programa do vereador Roberto de Souza “Resenha Geral” transmitido pela rádio Difusora Sul da Bahia, trata-se de uma notícia excelente.


Depois dessa informação que é ótima para toda a população por onde corta o Rio Cachoeira, o Governador seguiu para a cidade de Itajú do Colônia para inaugurar o serviço de esgotamento sanitário daquela cidade.

Esperamos que essa promessa não seja mais um blefe do Governador, que tem castigado muito Itabuna no ano do seu centenário.

Hoje Dia do Cacau já foi uma grande festa!

Muito longe de que foi um dia, hoje na região sul da Bahia, comemora-se o Dia Internacional do Cacau. A data está sendo lembrada pela Ceplac, só para Governador do Estado, Ministro, Secretários e políticos.

Vale lembrar que esta data já foi comemorada com grandes festas nas cidades produtoras de cacau, entre elas, Itabuna, Ilhéus, Camacã, Uruçuca e Ubaitaba, inclusive, com quebra de cacau em suas praças e desfiles em suas ruas, diferente de hoje quando a data passa sem o conhecimento da comunidade.

Mesmo sendo uma festa política, às vésperas das eleições majoritárias, desejamos sucesso para quem a organizou.

ADEUS CACAU


Adeus fruta regional
Adeus coronel
Adeus fruta do bem e do mal...
Adeus cacau

A tortura acabou
A penúria parou
O sangue derramado evaporou
A morte precoce ainda ficou!

Foi-se embora a riqueza...
Para muitos a paz e a nobreza
Ficou a miséria limitada
A falência disfarçada

A vassoura de bruxa chegou...
Para você e para mim
Lá se foram os sonhos...
Das terras dos sem fim.

Joselito dos Reis
17.06.2010s

quarta-feira, 16 de junho de 2010

 Pavimentação asfáltica da avenida Pedro Jorge marca o centenário de Itabuna

Com a mobilização de homens e máquinas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Emasa, a Prefeitura de Itabuna iniciou na manhã de hoje (16), o asfaltamento da Avenida Pedro Jorge e ruas transversais, no bairro Pedro Jerônimo. Os moradores aprovam a realização das obras e fizeram festa com a chegada do asfalto.

O cabeleireiro Henrique Almeida, que mora no local há mais de 15 anos, aproveitou as melhorias realizadas pela administração municipal para reformar toda a sua casa, colocando cerâmica no piso e uma nova pintura no imóvel.

“Antes, a gente não podia fazer isso porque no período de sol a rua tinha muita poeira e quando chovia era um grande lamaçal”, ele explica. “Hoje, não. A história é outra, graças ao nosso prefeito Capitão Azevedo”.
O motorista Carlos José, 41 anos, que mora no bairro desde quando nasceu, considera as obras a realização de um sonho antigo. Ele está tão feliz que até promete fazer churrasco para comemorar a conclusão dos serviços de pavimentação e urbanização. “Vou fazer um churrasco e convidar o prefeito, como forma de agradecimento por tudo que ele fez em benefício de toda a comunidade”.

Ele também aprovou a qualidade da pavimentação que está sendo implantada no local. “Asfalto assim eu só vi quando estavam fazendo a BR-101. Com qualidade, britamento na base e assim, sem dúvida alguma, vai durar por muitos anos”.

O empresário e líder comunitário do bairro Gerson Teixeira, destacou que o prefeito Azevedo vem fazendo obras necessárias para a população. ”Além de asfaltar esta avenida, ele mandou abrir ruas onde nunca tinha passado veículos anterioormente, o que beneficiou a toda comunidade”.

Teixeira disse também que vai fazer reforma geral em sua padaria, não só na parte externa, que ganhará um novo visual, como internamente, comprando novos maquinários e equipamentos: “tenho certeza, que com o asfalto, as vendas vão aumentar e o meu comércio será mais dinâmico e ampliado”, declarou.

A dona de casa, Alana Novaes, também disse está muito feliz com a realização das obras no bairro. Para ela, os problemas de saúde dos seus dois filhos vão acabar: ”Eles viviam com problemas respiratórios frequentes, devido a poeira na rua. Eu também andava doente, com o corpo todo quebrado de tanto varrer casa e tirar poeira dos móveis, o que consumia muito tempo, mas graças ao meu prefeito, isso acabou”, finalizou com um ar risonho e satisfeito.

Texto: Kleber Torres Reportagem: Paulo Leonardo Fotos: Pedro Augusto

Embasa: A Barragem não vai sair, só se a Emasa devolver o patrimônio


O presidente da Embasa Abelardo Oliveira (foto), que é filho desta cidade, em entrevista, via telefone, direto de Salvador, ao programa “Bom dia Bahia”, rádio Nacional, apresentado pelo jornalista Ederivaldo Benedito disse que o Governador Jaques Wagner só construirá a barragem no município de Itapé, para servir a população de Itabuna, se a Emasa devolver o patrimônio da Embasa,  hoje avaliado por ele, em 37 milhões de reais, enfatizando que não quer colocar a faca no pescoço de ninguém.

Vale ressaltar que a construção da barragem, não só beneficiará  a Itabuna, mas como toda a região sul da Bahia.

Considerado por ele “uma pendenga”, o processo ingressado na Justiça pela Emasa, para manter seus serviços à população de Itabuna, enfatizou, que mesmo assim ,o Governo e a Embasa querem encontrar uma solução viável para resolver o problema de água e saneamento desta cidade..

Problema esse, que não foi resolvido quando a Embasa prestava seus serviços à população itabunense, por isso o prefeito da época Fernando Gomes resolveu municipalizar os serviços de água tratada e esgoto no município..

Mas, apesar de toda "essa pendenga" como disse o Presidente Abelardo, em uma luta muito grande, a Emasa em breve estará ampliando a sua oferta de água em 50%, num investimento de cinco milhões, conforem convênio recentemente assinado com o município.

Itajú do Colônia
Ainda anunciou que a amanhã (17) o Governador e comitiva estará na cidade de Itajú do Colônia para inaugurar o novo serviço de esgotamento sanitário daquele município.

Cuidado senhor aposentado com as maracutaias de LULLA

LULLA, O ENGANADOR


Durante 8 anos, Lulla da Silva tem massacrado os aposentados que ganham mais de um salário mínimo.

Em todos esses anos o aumento concedido aos aposentados e pensionistas que ganham mais de um salário mínimo, foi menor que o aumento dado ao salário mínimo. E não faz muito tempo, o Congresso Nacional concedeu um aumento de 16 por cento e Lulla vetou, porque não era época eleitoral.

Este ano é um pouco diferente. Na verdade, o reajuste sancionado ontem (15) pelo presidente Lulla favorecerá diretamente 8,4 milhões de aposentados e pensionistas. Isso representa 6% do eleitorado nacional, um contingente superior ao de todos os eleitores do Rio Grande do Sul.

Agora, ele autorizou através de Medida Provisória um aumento de 6,14% e o Congresso aumentou um pouquinho mais, para 7, 72%, ou seja, uma diferença de 1,58%.

E como estamos em época eleitoral e Lulla morre de medo que suas maracutaias sejam descobertas, caso José Serra ganhe a eleição presidencial, sancionou o aumento de 1,58%, acrescentado pelo Congresso.

De qualquer sorte, os aposentados que ganham mais de um salário mínimo, continuam tendo seus rendimentos achatados, pois o último aumento do salário mínimo foi de 9,68%.

Mas o fator previdenciário continua. Lulla, que era contra antes de assumir o poder, agora manteve o arrocho contra o trabalhador.

O Senador Paim, do PT, disse que vai continuar lutando para derrubar o veto de Lulla ao fim do fator previdenciário. Paim, continua coerente.

Quanto a Lulla, o que se poderia esperar de alguém que terminou aliado de Renan Calheiros, Jader Barbalho, Paulo Maluf, Sarney e Collor?



Quem ganhava 10 salários minimos, hoje, com a defasagem, não ganha 04! Não adiantou, a responsabilidade e o suor derramado em defesa  do desenvolvimento do País! Veio, o constrangimento, a decepção e o derrame...   

terça-feira, 15 de junho de 2010

Nos 102 anos da ACI Plansul lança parceria em reunião histórica

Na noite em que a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACEI) completou 102 anos de fundação, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através de seu plano de saúde suplementar, o Plansul, promoveu o lançamento de uma grande parceria. As duas instituições centenárias agora caminham juntas na promoção de planos empresariais conveniados às empresas associadas da entidade, com descontos e vantagens especiais para as novas adesões. Durante a reunião, uma palestra com o historiador Adelindo Kfoury marcou a noite desta segunda-feira (14).


Seguindo a programação, a abertura do evento foi realizada pelo presidente da ACEI, Eduardo Fontes, que saudou a todos homenageando os 102 anos de existência da entidade. Citando como exemplo o próprio empreendimento que dirige, o Tarik Fontes Plaza Hotel, Eduardo relatou que contratou o Plansul para seus funcionários e o grau de satisfação conquistada. “Temos um maior retorno já que estamos preservando a vida do maior bem de uma empresa que são seus funcionários. Além disso, é dinheiro que será reinvestido na própria cidade, principalmente pelo fato do Plansul ser o único plano que tem hospitais próprios”, declarou Eduardo.


A gestora do Plansul, Graça Moreira, seguiu a fala relacionando os temas bons negócios e saúde para a platéia de empresários e convidados. “Para a ACEI e os empresários, é uma garantia de saúde, rapidez no atendimento e aumento da produtividade empresarial, e para o Plansul é a oportunidade de ainda mais rápido conquistarmos a meta de 10 mil vidas associadas”, declarou Graça Moreira.


O provedor Renan Moreira, parabenizando a ACEI pelos 102 anos de fundação, elogiou a parceria e a descreveu como um presente também para o Centenário de Itabuna. Apontando as vantagens médico-hospitalares garantidas hoje pela Santa Casa de Itabuna, sem exigir mais a realização de tratamentos especializados fora de Itabuna, o provedor relatou que toda excelência é priorizada para o cliente Plansul.

A parceria

O Supervisor de Contratos e Coordenador de Vendas, Jeffiton Porto, falou sobre as vantagens garantidas a uma empresa que contrata um plano de saúde empresarial, sobre a necessidade de incorporação deste serviço como valor agregado à imagem do empreendimento. “Entre as vantagens, temos o abatimento no Imposto de Renda, a diminuição do tempo das filas e de espera nos médicos, a garantia do suporte à saúde do funcionário e de sua família, além de, dentro de uma nova cultura empresarial, agregar valor à imagem da empresa”, defendeu Jeffiton.


De acordo com a proposta de contrato assinado entre gestores da Santa Casa de Itabuna e Plansul e da ACEI, exclusivamente aos empresários associados será oferecida a contratação opcional das modalidades Plansul Light e Plansul Gold com a primeira mensalidade integralmente revertida para o caixa da própria ACEI, além de 15% de desconto nas mensalidades do plano empresarial e carência zero para consultas e exames simples já no ato da contratação. “É uma proposta especial, em condições exclusivas para o empresariado associado da ACEI, com a garantia de estarmos estimulando uma nova cultura empresarial de valorização da saúde como símbolo de bons negócios”, definiu a gestora do Plansul Graça Moreira.

 ACEI
Bastante homenageada, a própria ACEI dividiu o grande destaque da noite, tendo apresentada pelo historiador Adelindo Kfoury algumas de suas histórias cronologicamente contadas e comentadas em grande estilo.

A abertura ficou a cargo da reunião oficial de fundação, ocorrida em 14 de junho de 1908, além da polêmica gerada em torno desta data histórica. Personagens históricos, momentos marcantes, participação em mobilização e eventos locais e até nacionais, e, principalmente a relação da entidade com a emancipação de Itabuna, que comemora 100 anos neste 28 de julho foram destacadas pelo historiador.

Por Jack Simões

FTC Itabuna presta homenagem à ACEI


Reconhecendo a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (Acei) como uma organização precursora das mais importantes na luta pela emancipação política e administrativa do município de Itabuna, a diretoria da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) entregou placa comemorativa pelos 102 anos de fundação da entidade.

A homenagem foi feita durante assembleia festiva realizada na noite da última segunda-feira (14), no Tarik Plaza Hotel. Ao entregar a placa ao presidente da Acei, Eduardo Fontes, o diretor-geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, enfatizou a contribuição da Associação Comercial para o desenvolvimento da cidade.

“Itabuna completará 100 anos de história no próximo dia 28 de julho e a Acei é a única instituição que vem acompanhando de perto esta trajetória, construída por aqueles que souberam acreditar no potencial desta cidade, que é hoje referência econômica para o estado da Bahia”, contextualizou Lôbo.

Eduardo Fontes agradeceu a homenagem e lembrou que a FTC faz parte da história de desenvolvimento socioeconômico de Itabuna, porque também foi precursora na oferta de ensino superior privado.

Ele disse ainda que, ao lado da Uesc e outras Instituições de Ensino Superior, a Faculdade de Tecnologia e Ciências é responsável por um dos grandes investimentos que estão sendo feitos para o desenvolvimento da cidade, que é a Educação.


Por – Erivaldo, FTC Itabuna

Itabuna implanta gabinete de gestão integrada

Uma solenidade na Usemi (o clube dos servidores municipais) marcou a instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Itabuna (GGI-M). O gabinete é resultado de parceria entre Prefeitura e Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci).

O GGI-M é um órgão vinculado ao gabinete do prefeito e constitui-se uma instância colegiada de deliberação e coordenação do Pronasci no âmbito municipal através de ações em conjunto com o estado e a União.

Lembrando que o Pronasci foi criado pelo governo federal e o município aderiu como estratégia para ajudar a reduzir o elevado índice de violência nas áreas periféricas, o prefeito Capitão Azevedo considerou a assinatura do protocolo com o Pronasci como um momento histórico e que marca mudanças políticas e institucionais na luta contra a violência.

Ações interessantes

O prefeito salienta que o programa desenvolve ações realmente interessantes e acha que é preciso tirá-las do papel e colocá-las em prática “para ajudar na segurança da população itabunense”.

O secretário municipal de Assistência Social, Antônio Formigli, disse que o programa é muito importante para o município de Itabuna, porque já deu certo em outros locais onde foi implantado.

“É por acreditar nesta experiência bem sucedida que estamos implantando o nosso gabinete. Essa é mais uma prova da preocupação da gestão do prefeito Capitão Azevedo para com o bem-estar da população do nosso município”.

A coordenadora e secretária executiva do GGI-M, Luisa Aragão Padilha Leal, explicou que este é o único instrumento de combate à violência, inovando na concepção de fazer um controle social de qualidade, articulando ações de prevenção e de inclusão social, tendo suporte em todos os ministérios, com 94 ações que serão implantadas gradativamente no município de Itabuna.

Ela anunciou o investimento de mais de R$ 500 mil para atender a 150 jovens de 15 a 24 anos através do Protejo.

A assessora de Assuntos Federativos do Ministério da Justiça, Eunice Rossi, declarou que o Pronasci representa um desafio diferente, que é lidar com as políticas de segurança aliando a repressão qualificada com as políticas sociais.

“Itabuna tem hoje um novo protagonista através da articulação entre município, estado e governo federal através de um modelo de gestão compartilhada e integrada”, disse a assessora.

Segurança e cidadania

O juiz da Infância e Juventude, Marcos Bandeira observou que este é um programa muito importante para o município de Itabuna, pois envolve segurança publica e cidadania. Salientou que hoje, o contexto sócio-cultural de Itabuna é muito preocupante e os programas implementados em conjunto com Pronasci representam uma oportunidade para tentar a reversão deste quadro.

Para o tenente coronel Lira Junior, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar os recursos liberados para o gabinete tornam possível a viabilidade de projetos que interessam a comunidade.

“Isso nos deixa feliz em participar como membro da Policia Militar, uma vez que a PM não atua sozinha e integra um conjunto de órgãos ligados à segurança”, complementou.

 PMI Texto: Kleber Torres Reportagem : Hélio Fonseca Fotos : Vinícius Borges

Técnicos discutem projeto para
Centro de Logística em Itabuna

Empresários e técnicos da empresa Transplan Planejamento e Projetos S/A estiveram reunidos com o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, para discutir a elaboração do projeto do Centro de Logística de Itabuna.

O CLI integraria Itabuna ao projeto do Porto Sul e da Ferrovia Oeste Leste, além de atender a uma reivindicação do comércio e da indústria itabunenses.

O centro atende a um anseio do comércio e da indústria para melhorar o sistema de distribuição de mercadorias na cidade, que é pólo de comércio e serviços na região: “Com isso, vamos poder atender melhor às cidades vizinhas”.

O projeto vem sendo discutido em conjunto com o Governo do Estado e visa oferecer melhores condições para empresas e indústrias de Itabuna e também da região, com reflexos na distribuição da produção, geração de emprego e atração de novos investimentos.

O diretor da Transplan, Affonso Palmeiro, explicou que o consórcio integrado por sua empresa e a Concremat, que estuda a implantação do Porto Sul, foi encarregado de analisar a implantação do CLI e identificar os motivos pelos quais cargas de produtos baianos são exportadas através de portos situados em outros estados.

A reunião teve como objetivo dimensionar a demanda e o modo de como o Porto Sul deverá influenciar na logística de toda a região.

O projeto será custeado pelo estado e depende da alocação de recursos para sua implantação.

O empresário Isaías Gomes Barros, o popular Isaías da Cebola, que é atacadista e varejista no Centro Comercial de Itabuna, considera o projeto como vital para Itabuna “e deve beneficiar também aos municípios vizinhos. Tenho certeza de que o CLI vai beneficiar em especial às empresas instaladas no Centro Comercial de Itabuna”.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes

segunda-feira, 14 de junho de 2010

PTN oficializou apoio a Geddel nesta segunda


A TARDE On Line e José Lopes, do A TARDE

O Partido Trabalhista Nacional (PTN), homologou nesta segunda-feira, 14, sua aliança com o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) para as eleições deste ano, em cerimônia realizada no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Salvador. Aliado histórico do Democratas baiano, o partido do deputado estadual João Carlos Bacelar decidiu apoiar o pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.


A decisão, anunciada por Bacelar na última sexta-feira (11), é uma resposta ao PSDB baiano que teria menosprezado o apoio do PTN para as eleições de José Serra (PSDB) e Paulo Souto (DEM). Em troca doapoio, o PTN queria aliança com os tucanos nas eleições proporcionais para deputado estadual.


A sigla de Bacelar administra apenas um município baiano (Nazaré das Farinhas), possui um deputado estadual e 64 vereadores (três destes em Salvador). Nas proporcionais, o PTN deve se aliar apenas com o Partido Trabalhista Cristão (PTC), mas existem negociações com outros dois partidos pequenos, o Partido Humanista Cristão (PHS) e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).


Com a nova aliança, o PMDB passa a contar com uma coligação formada por 12 partidos – PMDB, PTB, PR, PSC, PSDC, PMN, PRP, PTdoB, PPS, PRTB, PTC e PTN –, o que deve corresponder a um tempo de aproximadamente cinco minutos e 40 segundos de propaganda eleitoral.
 

ACI COMEMORA 102 EM ITABUNA

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) comemora ontem (14), 102 anos de existência. Para festejar a data, a solenidade aconteceu, às 19h00min horas no salão nobre do Hotel Tarik Fontes, com uma palestra do jornalista, historiador e ex-presidente da Casa, Adelindo Kfury Silveira.

Na palestra  ele discorreu sobre a história da entidade durante esses 102 de existência. 

Hoje sob o comando do médico/empresário, Eduardo Fontesw, para quem não sabe, com o nome de União Comercial, a ACI surgiu no inicio de 1908, quando participou da emancipação-politico-administrativa do distrito de Tabocas que se transformou no município de Itabuna, em 28 de Julho 1910.



No nono e décimo andares desse prédio funciona a ACI

LULA CONFIRMA EM PALANQUE: DILMA NÃO EXISTE

segunda-feira, 14 de junho de 2010 | 4:57 
 

Embora a festa da convenção petista tenha sido planejada para Dilma Rousseff —  para exaltar as mulheres e sua importância na história brasileira —, o grande protagonista do evento foi, como todos supunham, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Um dia depois de a imprensa revelar que o partido estava preparando um dossiê também contra Eduardo Jorge, vice-presidente do PSDB, Lula cobrou das oposições uma campanha de “alto nível”, pedindo que não “façam jogo rasteiro, inventando dossiê todo dia”.
O chefão do PT não dirigiu o seu pedido a Dilma, Fernando Pimentel, Luiz Lanzetta ou mesmo Aloizio Mercadante. Nada disso! Ele resolveu jogar a responsabilidade nas costas da vítima, embora os dossiês contra Serra e contra o vice-presidente do PSDB circulem no submundo petista, sendo oferecidos a jornalistas. A candidata petista afirmou ontem que o governo Lula faz “o impossível”. De certo modo, é mesmo verdade. Que outra liderança no Brasil seria tão desenvolta no seu cinismo e tão ligeira na inversão das culpas?
Lula quer “alto nível”, e só por isso Lanzetta foi contratado. Lula quer alto nível, e só por isso personagens como Benedito de Oliveira e Amaury Ribeiro Júnior participaram da reunião da arapongagem. Na verdade, os petistas estão irritados porque a Casa do Espanto, em Brasília, teve seu trabalho denunciado antes que conseguisse fazer prosperar sua indústria de calúnias e baixarias. Lula está bravo porque Serra reagiu. Na prática, ele passa uma vez mais a mão na cabeça dos criminosos e acusa as vítimas, o que revela uma prática estupidamente autoritária.
Ontem, diga-se, ele se excedeu na condição de supremo mandatários dos destinos do Brasil e dos brasileiros. Leiam esta declaração:
Vai ser a primeira eleição, desde que voltou (sic) as eleições diretas para presidente, que o meu nome não vai estar na cédula. Vai haver um vazio naquela cédula. E, para que esse vazio seja preenchido, eu mudei de nome e vou colocar Dilma lá na cédula. E aí as pessoas vão votar. Por isso, companheira, eu quero que Deus te abençoe e te dê força, cabeça fria, e saiba que você tem um companheiro para a hora que precisar.
É verdade! Lula já disputou cinco eleições — perdeu três. Duas das derrotas se deram contra FHC, ambas no primeiro turno. E ele não perdoou o outro por isso até hoje. Nas vezes em que venceu, teve de enfrentar a segunda rodada. E essa é outra de suas mágoas. Daí que queira fazer da disputa de 2010 um plebiscito de que ele é a personagem, não Dilma.
Na festa das mulheres, Lula disse bem quem é Dilma: seu avatar. E não que ela preencha “o vazio” — nunca antes na história destepaiz houve alguém que amasse tanto a si mesmo como Lula. Ela simplesmente empresta o nome, substitui o antecessor, por causa de uma questão legal. Se alguém tinha dúvida se Dilma existia ou não, Lula a dirimiu ontem: DILMA NÃO EXISTE.
O presidente falou aquela maravilha fazendo uma pausa dramática depois da palavra “vazio” — e se ouviu um “Ahhh…” meio choroso vindo da platéia. O petista está dizendo que espera ser substituído por uma personagem de sua lenda pessoal.
Ainda que Lula fosse Lula; ainda que seus feitos reais fossem correspondentes a seus feitos de propaganda, não dá para ficar indiferente a um discurso com tais características. A razão é simples: para que o político Lula sobreviva na dimensão pretendida, a política precisa morrer. E tudo à volta tem de morrer.

Texto: Reinaldo Azevedo
Foto: Coturno Noturno

domingo, 13 de junho de 2010

Saúde já vacinou mais de 72% das crianças contra a paralisia infantil no RS


Segunda etapa da campanha está prevista para o dia 14 de agosto
 
Mais de 72% das crianças esperadas para a imunização contra a paralisia infantil receberam a dose da vacina até as 11h deste domingo no Rio Grande do Sul. Foram vacinadas 512.446 crianças de zero a menores de cinco anos. Os números finais serão conhecidos nos próximos dias, quando todos os municípios gaúchos atualizarem suas informações no sistema.


A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença foi realizada ontem e mobilizou 2.022 postos fixos, 3.096 postos volantes, 13.337 pessoas e 1.492 veículos no Estado. A meta é a imunização de cerca de 704 mil crianças no Estado. A segunda etapa da campanha está prevista para o dia 14 de agosto.


O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989. As campanhas de vacinação têm o objetivo de prevenir a reintrodução da doença em nosso meio. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 26 países do mundo, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria, ainda registram casos de pólio. As informações são da secretaria da Saúde.
 
Dias: Não escolha ainda do vice de Serra é estratégia


Agência Estado
13.06.10
às 15:30

O senador Álvaro Dias (PR) disse hoje que o candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra, tem que ter "carta branca" para definir a escolha de seu vice. Segundo ele, o atraso na escolha dos tucanos, enquanto o PT e o PV já definiram os nomes, não é prejudicial. "Havendo compreensão dos partidos aliados, não haverá pressão. A unidade do partido é que dará tranquilidade para Serra conduzir a campanha", afirmou Dias, ao chegar à convenção do PSDB, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, para oficializar a candidatura de Geraldo Alckmin ao Palácio dos Bandeirantes.


Dias evitou comentar sobre sua possível indicação à chapa de Serra à presidência. "Eu tenho ouvido falar, mas não cabe a mim opinar em causa própria", afirmou. "O que importa é termos um projeto nacional, para oferecermos uma alternativa de poder ao País", completou o senador. Além dele, são citados como possíveis candidatos à vice na chapa de Serra o atual presidente do partido, o senador Sérgio Guerra (PE), e o mineiro Pimenta da Veiga. Há pouco, Alckmin e Serra chegaram à convenção do partido. Espera-se o pronunciamento dos dois para daqui a pouco.
 
A Tarde Online

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...