sábado, 12 de junho de 2010

José Serra oficializa candidatura em Salvador
12/06/2010 às 13:01
ATUALIZADA às 15:02

José Serra oficializou sua candidatura à Presidência da República neste sábado, 12, em Salvador. O ex-governador de São Paulo reuniu cerca de cinco mil pessoas no Clube Espanhol e justificou a escolha da capital baiana para sediar o evento, afirmando que Salvador "é o retrato da nossa diversidade".



A chegada de Serra causou um pequeno tumulto. Para trazer os militantes do interior do Estado, foram fretados 140 ônibus.



Estão reunidos no evento lideranças nacionais do tucanato, do DEM e do PPS, como os senadores José Agripino (DEM- RN), Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA), ACM Neto (DEM-BA) e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves.



O candidato chegou ao local acompanhado do presidente do PSDB, senador Sério Guerra (Pernambuco), do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), além de outros deputados e senadores aliados.

Expressaounica

Itabuna está representada pela presidente dos Democratas locais Maria Alice Araujo, que saiu ontem de desta cidade, com uma grande comitiva.  
Aécio diz que o Brasil não precisa de um "messias"


Agência Estado

O ex-governador de Minas Aécio Neves disse hoje, na Convenção do PSDB, que o Brasil não merece ser governador por um "messias". Em outra intervenção forte, coube ao presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), levar para o encontro tucano o caso de um dossiê que teria sido montado por integrantes da campanha da petista Dilma Rousseff. Guerra também explorou o fato de a imagem da candidata do PT estar vinculada à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu padrinho político.

"Queremos uma campanha limpa e popular que expõe o candidato e não que esconde", afirmou o senador. "Nada nos aproximará da política dos dossiês, das denúncias, dos atos subalternos", disse Sérgio Guerra.

O presidente do partido repetiu o discurso do encontro nacional, em abril, quando Serra foi lançado pré-candidato e disse que os tucanos não aceitam a divisão do país entre ricos e pobres, segundo eles estimulada pelo PT. "A divisão não é nossa praia. O País não está submetido a constrangimento. Todos nós somos democratas", discursou Guerra. O senador também procurou destacar a falta de experiência política de Dilma. "Nada contra a candidata adversária, mas o Brasil merece um líder de verdade", disse.

Aécio reforçou a ideia de contrapor a experiência administrativa e política de Serra ao fato de que Dilma disputa sua primeira eleição. "Não nos atemorizam a propaganda enganosa, a falácia de alguns. Temos um líder de fato e não, como disse Fernando Henrique, o reflexo de um líder", discursou Aécio.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não foi à convenção, porque está no exterior, mas mandou um vídeo com uma saudação na qual diz que "Serra sempre esteve do lado dos mais pobres". Na breve fala, Fernando Henrique declarou que "com as mãos competentes e carinhosas do Serra o Brasil vai poder muito mais
A Tarde Online

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Reunidos em São Paulo, presidentes de TREs elogiam a Lei da Ficha Limpa
11/06/2010

15h59

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Walter de Almeida Guilherme, classificou hoje (11) como “um grande avanço” a decisão tomada ontem (10) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de aplicar já nas eleições deste ano a Lei da Ficha Limpa, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 4.


“Poucas vezes a sociedade se engajou tanto para que um projeto de lei fosse aprovado. Está aí o número de assinaturas que levaram à discussão do projeto no Congresso”, observou o desembargador, referindo-se à coleta de l,6 milhão de assinaturas pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que viabilizou a apresentação do projeto de iniciativa popular.


Pelo que determina a lei, pessoas que tenham sido condenadas por órgão colegiado da Justiça - seja qual for o delito - estarão impedidas de disputar cargos eletivos. Mas, na avaliação de Almeida Guilherme, deverão ocorrer muitas tentativas para neutralizar essa inelegibilidade, seja por ações de inconstitucionalidade, seja por recursos amparados no princípio da presunção de inocência em casos nos quais ainda caibam recursos.


Segundo o desembargador, os juízes vão levar em consideração “a vida pregressa do candidato, analisar os processos a que ele responde ou já respondeu, se ainda não está condenado definitivamente ou se houve uma condenação por algum tribunal. É o que diz a lei. E se [o candidato] entrou com algum recurso e obteve efeito suspensivo. Neste caso, claro, poderá ter o registro da candidatura”.


O desembargador também alertou que o uso de recursos não contabilizados (caixa dois) nas eleições é uma prática difícil de ser combatida. “O que os TREs [Tribunais Regionais Eleitorais] e o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] têm feito é apenas minimizar o efeito do caixa dois, mas não acredito que seja extinto”.


Almeida Guilherme é um dos participantes do 49º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs, que discute questões de rotina do trabalho das cortes eleitorais. O encontro começou ontem (10) e vai até amanhã (12) em São Paulo.


Para o coordenador do encontro, desembargador Luiz Carlos Santini, do TRE de Mato Grosso do Sul, “nunca na história do Brasil o país teve um período democrático tão longo e com tanta estabilidade política com instituições funcionando”. Para ele, o grande desafio atual é manter essa condição para que o país “possa entrar no rol de país de primeiro mundo”.


De acordo com Santini, a Justiça Eleitoral está otimista com relação à segurança do sistema de votação eletrônica. “O TSE, no ano passado, fez um desafio aos rackers para que que invadissem as urnas eletrônicas e eles não conseguiram. Então, vamos aperfeiçoar esse sistema para colher a vontade do cidadão brasileiro”.



Indústria, Comércio e Mineração vai ao encontro das necessidades do Sul e Extremo Sul


O Litoral Sul e Extremo Sul da Bahia inauguram um novo ciclo de desenvolvimento sem precedentes, a par de investimentos estruturantes como o Gasene, o Complexo Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste. Nas terras do sem-fim, agora se abrem novas possibilidades de mais renda e empregos com a agropecuária, a celulose, a movelaria, o etanol, os eletroeletrônicos, a mineração, o turismo e o petróleo.

Com o objetivo de acompanhar de perto esse desenvolvimento e fortalecer as ações de Governo da Bahia, o secretário James Correia irá percorrer, a partir de segunda-feira (14), os municípios de Teixeira de Freitas, Caravelas, Ibirapuã, Lajedão, Mucuri, Eunápolis, Ilhéus e Itabuna, levando serviços da Secretaria, além de se reunir com os prefeitos, empresários e representantes de associações para dialogar sobre as necessidades da região.

No Extremo Sul, o secretário irá visitar os distritos industriais e polos moveleiros de Teixeira de Freitas e Eunápolis; a fábrica da Suzano Papéis e Celulose, em Mucuri; e as usinas de etanol da Ibiralcool, nas terras de Caravelas, mas próxima a Ibirapuã, e Unial, em Lajedão. Durante a visita, será inaugurado o escritório da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado (Sudic), em Eunápolis.

No dia 17 de junho, em Itabuna, James Correia (foto) visitas as fábricas da Trifil e da Nestlé, onde ambas devem sinalizar projetos de ampliação. A Nestlé é hoje a maior empresa de Itabuna, onde processa cerca de 25 mil toneladas de cacau/ano. Já a Trifil é uma das maiores empregadoras da região, com 2.500 trabalhadores. Ainda em Itabuna, no Tarik Hotel, à partir das 18h, o Secretário abre o XIV Fórum de Líderes Empresariais, promovido pela Associação Comercial de Itabuna e reúne-se com prefeitos da Associação do Municípios da Região Cacaueira (Amurc).

Em Ilhéus, no dia 18, pela manhã visita a Ponta da Tulha, local onde será implantado o Porto Sul. Na mesma ocasião, junto com a Prefeitura, lança o Plano de Desenvolvimento das Comunidades do Litoral Norte. À tarde, a partir das 14h, no Centro de Convenções de Ilhéus, James Correia participa da abertura do Seminário “Complexo Porto Sul – O novo ciclo de desenvolvimento sustentável da Região Cacaueira”, em conjunto com a Prefeitura de Ilhéus - Bamin – Valec – Infraero – DNIT – ZPE e Bahiagás.

O ciclo de atividades se encerra no final da tarde com a inauguração do stand “Ilhéus de braços abertos”, na Avenida Soares Lopes, onde a Prefeitura de Ilhéus e o Governo da Bahia estarão divulgando os grandes projetos estrutantes planejados para a região, como o Porto Sul, o Aeroporto Internacional de Ilhéus, a Ferrovia Oeste-Leste, o Gasene e a duplicação da BR-415.

ASCOM
ascom@sicm.ba.gov.br
Ampliação da oferta de água repercute positivamente

O aumento em 50% da oferta de água em Itabuna, num prazo médio de 120 dias, repercutiu positivamente entre a classe empresarial e líderes comunitários. A ampliação do sistema vai permitir que a captação de água saia dos atuais 600 litros para 900 litros por segundo. Com isso, o atendimento da demanda de consumo, estimada em mil litros por segundo, alcançará o índice de 90%.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jorge Braga, a iniciativa do governo municipal é muito importante, dado as dificuldades enfrentadas pela população, principalmente na alta estação quando o consumo tende a aumentar.

“O comércio é um dos setores que mais tem sofrido com a deficiência no abastecimento de água. Agora, com esse incremento de 50% no sistema de captação o problema será sanado”, argumenta Braga.

Quem também está otimista com a decisão do prefeito Capitão Azevedo de investir na ampliação do fornecimento de água, através da Emasa - Empresa Municipal de Águas e Saneamento é Erivânio Sobreira, líder comunitário do bairro Santa Clara. “Será uma boa para a nossa cidade, porque um dos grandes problemas de não vir empresas para Itabuna é a falta de água”.

“Com o aumento da oferta do produto, novas empresas virão se instalar na ccidade e, sem dúvida, gerará mais emprego e desenvolvimento”, diz Erivânio. Quanto aos benefícios para os moradores do Santa Clara, ele revela que naquele bairro cai água uma vez por semana.

“Agora a história vai mudar, inclusive com mais desenvolvimento já que o bairro tem característica comercial, com diversas empresas, fábricas e pousadas”, prevê o líder comunitário.

O anúncio da ampliação da oferta de água foi feito pelo prefeito Azevedo, na última quarta-feira (9), quando assinou a ordem de serviço para a construção de uma unidade de tratamento de resíduos (UTR) da água e aquisição do novo maquinário a ser utilizado no sistema de captação.

O investimento está sendo viabilizado através de uma negociação de cerca de R$ 5 milhões junto ao Ministério das Cidades. Os recursos serão repassados pela Caixa Econômica Federal.

Texto: Erivaldo Bomfim – Reportagem: Paulo Leonardo – Foto: Waldyr Gomes
http://www.preeituradeitabuna.ba.gov.br/
ACI NESTA SEGUNDA-FEIRA COMPLETA 102 DE MUITA LUTA


A Armando Freire, José Oduque Teixeira, Manoel Chaves, Adelino Kfoury Silveira, Carlito Alemão, José Soares Pinheiro, Adolfo José Gomes, Milton Veloso, Helenilson Chaves, Ubirajara Coelho, Raimundo Galvão Ribeiro, Moisés, Carlos Ulisses Valverde Dórea, Silvio Roberto, que já passaram pela presidência da Associação Comercial de Itabuna, e a Eduardo Fontes Neto (foto), atual presidente, e em nome, de todos que fizeram e fazem a ACI, nosso reconhecimento pelos serviços prestados nesses 102 anos de existência que acontece neste dia 14 de Junho de 2010.

Para quem não sabe, foi com o nome de União Comercial, que surgiu a Associação para representar o nosso comércio no inicio de 1907, mas só em 14 de Junho de 1908 aconteceu a sua instalação. A entidade além de representar a classe, participou da emancipação-politico-administrativa do distrito de Tabocas, que se transformou no município de Itabuna, em 1910, desmembrado de Ilhéus, numa grande luta de seus desbravadores. Portanto, a ACI surgiu dois anos antes da emancipação do município. E continua lutando pelo progresso de Itabuna, agora tentando a reativação do Aeroporto local.

Hoje, como Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, mudando a sua razão social para se adequar a um modelo nacional, e trocando as cores de sua bandeira de “vermelho/azul”, para “verde/amarelo”, a ACI é uma das entidades representativas mais destacadas em toda região sul da Bahia e com uma grande força de reivindicação para o desenvolvimento regional dentro do Estado.

É uma das entidades de classe mais conceituada e respeitada em todos os setores de atividade em nível de Brasil. É a terceira mais antiga do setor no país. Primeiro vem Salvador e depois São Paulo.


Para que a data não passe em branco, a diretoria da casa, através do seu presidente Dr. Eduardo Fontes está convidando todos os empresários e amigos para a assinatura de um convênio de Plano de Saúde com o Plansul, no Hotel Tarik Fontes, conforme convite abaixo. Esse convênio vem beneficiar os sócios da entidade e seus funcionários.

Parabéns ACI, você com todas as dificuldades sempre defendeu o desenvolvimento e progresso de todos os grapiúnas.




quinta-feira, 10 de junho de 2010

TSE decide ficha limpa já vale para eleição 2010
MARIÂNGELA GALLUCCI - Agência Estado


Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluíram hoje a noite, às 21:50, que a Lei Ficha Limpa vale já para a eleição deste ano. De acordo com a lei, os políticos que forem condenados por tribunais estão impedidos de disputar um cargo eletivo.

O TSE chegou a esse entendimento durante o julgamento de uma consulta do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). O parlamentar perguntou se uma lei sobre inelegibilidades aprovada até 5 de julho deste ano poderia ser aplicada na eleição de outubro. Cinco de julho é o prazo para o registro das candidaturas.

"A lei tem aplicação na eleição de 2010", respondeu o relator da consulta, ministro Hamilton Carvalhido, que foi seguido por 5 de seus 6 colegas de tribunal. O ministro ressaltou que a lei excluiu das disputas apenas os políticos condenados por tribunais e não os que respondem a inquéritos e processos ou que ainda estão recorrendo de decisões individuais de juízes.

No julgamento, a maioria dos ministros do TSE concluiu que a Lei Ficha Limpa foi aprovada antes das convenções, não provocou mudanças no processo eleitoral e, portanto, não seria necessário esperar um ano para começar a aplicá-la. Há uma jurisprudência consolidada, baseada na Constituição Federal, segundo a qual modificações no processo eleitoral têm de ser aprovadas com pelo menos um ano de antecedência.

"As inovações trazidas pela lei não alteram o processo eleitoral", afirmou Carvalhido. "Essa lei não tem finalidade casuística", afirmou a ministra Cármen Lúcia, que também votou a favor da aplicação da regra na eleição deste ano. "A cláusula vedadora (à aplicação da lei antes de esperar o prazo de um ano) é categórica", afirmou.

O ministro Marco Aurélio Mello votou contra. "O processo eleitoral está em pleno curso", concluiu. O ministro Marcelo Oliveira ressaltou que o assunto deverá no futuro ser discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes que os ministros votassem, a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, defendeu a aplicação da Lei Ficha Limpa na eleição deste ano. Ela afirmou que a lei é resultado de um movimento da sociedade, que não suporta mais os escândalos na política. "Está ligado a insatisfação popular e a vontade popular de mudar, de que tenhamos daqui para frente candidatos que sejam capazes de exercer seus mandatos sem se envolver em escândalos", afirmou. "Entendo que não é um projeto que mereça ser protelado para eleições futuras. Precisa imediatamente atender aos anseios do povo brasileiro."
Dez mil pessoas saem às ruas de Ilhéus em defesa do Porto Sul
Cerca de 10 mil pessoas participaram na tarde desta quinta-feira (10) de uma caminhada em defesa da implantação do Complexo Intermodal Porto Sul em Ilhéus, proposto pelo governo do Governo da Bahia e que contempla a região com uma ferrovia, um aeroporto internacional, um porto off-shore e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

O evento contou com a presença de representantes de 160 entidades da sociedade civil organizada de Ilhéus e de diversos municípios do estado. Líderes políticos e sindicais e empresários da rede hoteleira também marcharam pelas principais ruas do centro, pedindo “Porto Sul Já”. A mobilização ganhou ainda adesão de empresários e funcionários das lojas do centro comercial do município, que aderiram à caminhada

Os participantes da caminhada pró Projeto Intermodal resolveram chamar a atenção da população para a necessidade de garantir a execução do projeto, que de acordo com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, vai significar uma novo caminho para a economia baiana e, principalmente, regional.

“A região vai iniciar um novo ciclo de desenvolvimento, trazendo geração de renda e novas perspectivas, principalmente, aos jovens. Ilhéus, dentro deste contexto, será o município a representar essa mudança de perfil e a consolidação de um dos projetos mais promissores que a Bahia já abarcou”.

Geração de emprego e renda também foi um dos principais pontos lembrados pelo deputado federal Geraldo Simões, presente ao evento. “Não podemos renunciar a esta oportunidade. Devemos estar atentos à todas as possibilidades de crescimento econômico que virão agregadas ao Porto Sul. E hoje a população deu uma prova concreta de que o projeto é o melhor para a cidade, para a região e para todo o estado”.

O vereador de Itabuna, Wenceslau Júnior (PC do B) lembrou do empenho dos governos federal e estadual em transformar a região num grande pólo de desenvolvimento. “Após o período agonizante vivido pela região sul com a quebra da lavoura cacaueira, o Porto Sul chega para propor uma mudança do perfil econômico da Bahia e a consolidação do seu posicionamento como um dos estados mais promissores do país”.

Os deputados estaduais Capitão Fábio e Ângela Souza, bem como o deputado federal Raymundo Veloso também estiveram presentes ao evento que foi encerrado na Praça Dom Eduardo, centro da cidade.

O Complexo Intermodal Porto Sul é um projeto desenvolvido pelos governos estadual e Federal em parceria com a iniciativa privada e com a Prefeitura de Ilhéus Todos os equipamentos propostos no projeto – considerada a maior intervenção estrutural da história de Ilhéus - serão instalados em área já delimitada, no litoral norte do município.

Ascom/Ilheus
Por:Maurício Maron

Azevedo destaca superação
de dificuldades

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, disse hoje (10) no programa Bom Dia Bahia, da Rádio Nacional/AM, que os primeiros 17 meses do seu governo foram marcados pela superação de dificuldades e realização de obras, especialmente nos bairros.

Lembrou que só não fez mais porque pegou a Prefeitura com um enorme endividamento de R$ 100 milhões com o INSS e ainda vem enfrentando cortes nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além do sequestro constante de verbas.

O prefeito também anunciou o investimento de R$ 5 milhões no sistema de captação de água, que será ampliado de 600 para 900 litros por segundo. Falou das obras em andamento na Avenida Cinquentenário, na avenida Pedro Jorge e a duplicação da ponte Felícia de Novaes, que serão inauguradas nos festejos do centenário da cidade.

Elogios ao prefeito

Azevedo foi elogiado pela maioria dos ouvintes que ligaram para o programa e criticado por apenas um deles. Defendeu a construção da barragem do rio Colônia, como alternativa para a solução definitiva do problema do abastecimento de água em Itabuna. A obra evitaria o racionamento nos períodos de estiagem, porque a cidade não dispõe de um sistema de reservação de água.

O prefeito também falou da importância da arrecadação do IPTU para investimentos em obras como a da ponte Felícia de Novaes, executada com recursos próprios e ações como a compra de uma patrulha mecânica que vem atuando nos diversos bairros da cidade.

Plano – O secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Ramiro Aquino, explicou que a sua meta é executar o plano de comunicação do governo e dar andamento, naturalmente, com a adequação ao seu estilo pessoal, ao trabalho iniciado pelos seus antecessores, Josias Miguel e Walmir Rosário.
Aquino destacou ainda a proveitosa reunião que teve com integrantes da Câmara Municipal. Anunciou a implantação de uma proposta direcionada para o fortalecimento da política de comunicação social, o que tem sido dificultado em função dos problemas gerados pelos cortes nos repasses de recursos e pelo seqüestro de verbas.

Segundo o secretário, além da inauguração de obras, o governo trabalha na montagem de uma ampla programação para os festejos do centenário de Itabuna, com apresentações confirmadas de Fábio Júnior, Lordão, banda Vera Cruz e Chicletes com Banana, além da realização de um festival Gospel.
Ainda como parte dos festejos do centenário, Itabuna sediará um encontro nacional de motocilcistas e ganhará, na avenida Aziz Maron, um monumento de sete metros de altura, dedicado á saga grapiúna. Os festejos dos 100 anos de Itabuna incluem a realização de um desfile monumental.


EMASA VAI AUMENTAR OFERTA DE ÁGUA
                                                             (ETA do bairro Nova Ferradas)
Dentro de 90 dias, a população terá a disposição, mais 300 litros de água por segundo, graças a entrada em funcionamento, de 2 motores bombas, que começarão a ser instalados dentro de 15 dias pela empresa MRM, na ETA 05 de Nova Ferradas, que capta água do Rio Cachoeira. O bombeamento será feito para a Estação principal no São Lourenço, através de uma adutora de 11 quilômetros, construída na gestão anterior.


Com isso a oferta de água aumentará para 900 litros por segundo, diminuindo o número de manobras, o que acarretará, consequentemente, um melhor atendimento a população,
que terá maior oferta de água nas torneiras.

Esses motores estão sendo financiados pela Caixa Econômica, num investimento de R$ 6.000.000,00 (Seis milhões de reais), tendo sido o convênio assinado ontem, dia 09.10, no Gabinete do Prefeito, que na oportunidade disse que “isto é a conclusão de uma parte da luta que travamos para melhorar o fornecimento de água para o povo, desde o início do nosso governo, mas que só terminará quando da conclusão da Barragem da Estiva, em Itapé”.

Estavam presentes a assinatura do convênio, além do Gerente da Caixa, o Presidente da Emasa, Alfredo Melo e o Diretor Técnico da Empresa, Marcos Habib.
                                                                                                                                                       
CÉSAR BRANDÃO ESTAVA NERVOSO


No último dia 09 de junho, na Usemi, aconteceu a convenção municipal do PPS em Itabuna. Uma festa bonita que acabou descontraída em meio a muitas gargalhadas. É que o César Brandão, candidato a Deputado Estadual, ao agradecer a presença de todos, contou que ficou muito nervoso quando arrumava tudo, tanto que “ sua tesão subia e descia constantemente”.

Alertado, César não perdeu o “reboletion” e disse que estava querendo dizer “ pressão”’, pois a “tesão” vai bem obrigado.

A convensão foi coroada de êxito e César está satisfeito e confiante que terá sucesso nas próximas eleições.
 
 
foto: manchetes de itabuna

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Emasa luta para resolver o problema da falta de água em Itabuna

                                                (Ederivaldo Benedito e Alçfredo Mello)
O diretor-presidente da Emasa, engenheiro Alfredo Mello está concedendo várias entrevistas à imprensa local tendo como finalidade agradecer a compreensão da população que sofreu com a falta de água devido aos apagões de energia em Abril. “Situação essa, que já foi contornada por parte da Coelba na região do Rio do Braço” informa.

Nas entrevistas o Presidente esclarece também as novas ações que a Empresa Municipal de Águas e Saneamento está tomando visando as melhorias do abastecimento, adquirindo duas bombas hidráulicas que serão instaladas na ETA-05, localizada no bairro Nova Ferradas quando a água será bombeada para ETA-01, localizada no bairro São Lourenço.

Participando dos programas dos radialistas: Paulo Leonardo “O Crime não Compensa” transmitido pela Rádio Difusora, no dia ontem (8), e “Bom Dia Bahia” do jornalista Ederivaldo Benedito, transmitido pela Rádio Nacional no dia de hoje (09), Alfredo Mello informou que a negociação para a aquisição das bombas de captações, o que aumentará a oferta em mais 300 litros de água por segundo do Rio Cachoeira, já está em fase bem adiantada, com isso totalizando a oferta para 900 litros de água tratada para o consumo humano, resolvendo a questão do abastecimento, momentaneamente, até que seja concluída a construção da barragem no Rio Colônia, no município de Itapé,

Ainda esta semana estará sendo publicada uma entrevista exclusiva do Presidente Alfredo Mello concedida ao jornal Diário Bahia, quando ele aborda todas as ações e investimentos da empresa, sob sua administração visando o centenário de Itabuna. Aguarde!

ÚLTIMA INFORMAÇÃO: 

O prefeito Capitão Azevedo, confirmou hoje (10.06) às 07:55 h. no programa Bom Dia Bahia, que foi assinado contrato com a Caixa Economica Federal no valor de R$ 6.000.000,00, para a compra dos motores-bombas, que nos referimos na nota acima e que estarão em funcionamento em 90 dias. 

Foto: Manchetes de Itabuna
09.06.10
Prefeito inspeciona obras em companhia de vereadores

Em companhia de secretários municipais e dos vereadores Clóvis Loiola, Milton Gramacho, Raimundo Pólvora, e Solon Pinheiro, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, inspecionou a execução de obras em diversos bairros da periferia da cidade.


A visita começou pelo bairro Fernando Gomes, na zona oeste, onde a prefeitura pavimenta ruas e constrói redes de esgotamento pluvial e sanitário, além de obras de urbanização executadas em parceria com o governo federal.


O projeto tem um custo estimado de R$ 2,6 milhões. Os recursos são do Ministério das Cidades, com repasse da Caixa Econômica Federal e contrapartida da Prefeitura. O bairro Fernando Gomes ganhará também 97 casas populares, algumas delas já concluídas.


A Prefeitura desenvolve projeto similar no Maria Pinheiro, com a substituição de 190 barracos por casas de alvenaria, das quais 84 já concluídas. Além das casas, são feitas obras de drenagem, esgotamento sanitário, contenção de encostas e pavimentação de 10 mil metros quadrados de ruas.


Jorge Amado - No bairro Jorge Amado, foram visitadas obras da creche que vai atender a 250 crianças e que deverá ser inaugurada em 28 de julho, durante os festejos do centenário da cidade, com uma área construída de 1.128 metros quadrados.

 Azevedo e a comitiva estiveram visitando as obras da avenida Pedro Jorge, que vão beneficiar a cinco bairros na zona Sul da cidade. A obra, que inclui infraestrutura, implicou na substituição da rede de esgoto condominial por uma outra convencional, além da pavimentação asfáltica dos três quilômetros da avenida Pedro Jorge e ainda melhoria da pista até a ponte Calixto Midlej Filho, facilitando o acesso para Ilhéus.

A inspeção inclui ainda as obras de mil casas populares que estão sendo construídas através do Programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro São Roque e à duplicação da ponte Felícia de Novaes, que vai permitir acesso entre a zona Sul da cidade à BR 415, trecho Ilhéus-Itabuna, melhorando as condições de mobilidade urbana da população.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes

Vereadores elogiam governo



O pacote de obras da Prefeitura de Itabuna nos bairros Fernando Gomes, Jorge Amado, Pedro Jerônimo, São Pedro, Maria Pinheiro e São Roque foi elogiado pelo presidente da Câmara Municipal, Clóvis Loiola.

Para ele, as obras revelam a seriedade e a dedicação do governo municipal para com a comunidade. Também ressaltou a contribuição do Poder Legislativo, que vem indicando e sugerindo a realização de obras e serviços nos diversos bairros e Centro da cidade.

O vereador fez parte da comitiva que esteve visitando as obras nesta terça-feira (8). Ele considerou as visitas “muito importantes” porque mostram à população e à sociedade civil organizada que as obras não ficam apenas no papel “e o que é mais importante: também beneficiam aos moradores dos diversos bairros, que são carentes de infraestrutura”. Enfatizou ainda, a importância da parceria entre o legislativo e o executivo em defesa dos interesses maiores da comunidade,

Outro que elogiou a iniciativa do prefeito Azevedo em promover as visitas, foi o líder do governo na Câmara, Milton Gramacho. “Isso evidencia a transparência de um governo que tem promovido visitas similares com lideranças comunitárias, empresários e formadores de opinião”.

Gramacho citou a importância de obras no bairro Fernando Gomes e Maria Pinheiro, onde estão sendo construídas mais de 200 casas populares e também a creche do Jorge Amado, que vai atender a 250 crianças em regime de semi-internato, “mostrando que o governo está trabalhando e me deixando realizado em participar como líder da sua bancada no Legislativo”.

Opiniões – Para Adelaide Oliveira Santos, mãe de uma criança de quatro anos e residente do bairro Jorge Amado, a construção da creche preenche uma lacuna existente e atenderá as famílias do bairro. O projeto também foi elogiado pelo morador do mesmo bairro, Manoel Duarte, para quem quanto mais obras realizadas melhor para a população.

Já Walter Matos elogiou as obras do Maria Pinheiro, que revelam uma administração progressista e preocupada com os problemas da população: “”O nosso bairro está recebendo uma atenção que não teve nas administrações anteriores e está sendo agraciado com estas obras”.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes


História de Itabuna foi tema do
4º Módulo de Formação da SEC

Discutir a partir dos diferentes olhares sobre a História, Memória e os Espaços de Itabuna, possibilitando uma aproximação entre as pesquisas acadêmico-científicas produzidas sobre a Cidade e sua relação com ensino na Educação Básica. Foi com esse objetivo que a Secretaria da Educação promoveu, na última terça-feira (8), o 4º Módulo do Programa de Formação Continuada da Área de Ciências Sociais para professores do Ciclo da Adolescência (CAD) e Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Reunidos no campus da FTC, professores e coordenadores pedagógicos participaram de uma ampla discussão sobre o tema “Itabuna: Olhares Sobre a História, Memória e Espaços”. Para facilitar a compreensão dos participantes, a SEC convidou os professores doutores Lourdes Bertol e Odilon Pinto, além do mestre Arleo Barbosa, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

A partir do tema “Itabuna: Cem Anos de História – Um Olhar Sobre a Cidade”, a professora Lourdes Bertol abordou aspectos históricos da centenária Itabuna focando, além de seus espaços geográficos, personagens e singularidades que marcaram o desenvolvimento da cidade.

Coube ao professor Arleo Barbosa falar sobre “A História de Itabuna no Contexto Regional”, mostrando a importância da cidade como um dos mais importantes municípios do Estado da Bahia. Encerrando o ciclo de palestras, o professor Odilon Pinto abordou as “Memórias do Rádio em Itabuna – recordando as cartas e canções de Odilon Pinto”.

A assessora da Formação Continuada do Departamento de Educação Básica da SEC, Ana Cristina Guimarães, destacou que o encontro de formação possibilitou aos educadores uma apropriação da pesquisa como instrumento metodológico de ensino sobre a história local, a partir das produções de autores regionais.

Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Pedro Augusto

Parceria entre a Ficc e o Banco Real

garante apresentação de Orquestra


Um convênio de parceria entre a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) e o Banco Real Santander assegurou oficialmente a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osfba) em Itabuna, no dia 28 de Julho próximo, quando a cidade completa 100 anos.

A apresentação será na Praça da Avenida Aziz Maron, às 19 horas. O presidente da Ficc, Cyro de Mattos, disse que esta parceria é muito importante para a realização do evento em praça pública. Ele adiantou que os recursos repassados pelo banco serão investidos em sonoplastia, sistema de eletricidade, iluminação, sonorização e camarins.

Mattos lembrou a qualidade da Osfba, que é composta de 70 músicos. “O objetivo é oferecer à população itabunense, no ano do centenário da cidade, um espetáculo de uma orquestra mundialmente famosa que, com certeza, irá agradar a todos, principalmente aqueles que já apreciam a música erudita”, afirmou.

O presidente da Ficc salientou ainda o apoio do prefeito Capitão Azevedo para concretizar a vinda da Orquestra Sinfônica à Itabuna. A gerente local do Banco Real Santander, Carla Monteiro, disse que a parceria é um passo importantíssimo dado pela Instituição no apoio da cultura itabunense. “Isso faz parte da política institucional visando aproximar as manifestações culturais de todos”, frisou Carla.

 Texto: Erivaldo Bomfim - Reportagem: Hélio Fonseca – Foto: Vinícius Borges

http://www.prefeituradeitabuna.ba.gov.br/
Carrefour e Makro movimentam
mercado de trabalho em Ilhéus


Construída no quilômetro 24 da rodovia Ilhéus/Itabuna, nas proximidades do bairro Salobrinho, a construção da nova loja do Atacadão Carrefour, empreendimento que vai incrementar a economia do município e promover a geração de novos empregos diretos, continua em ritmo acelerado. Com investimentos de 35 milhões de reais, a unidade está sendo edificada numa área total de 40 mil metros quadrados, sendo 16 mil metros quadrados de área construída.



“A exemplo das outras 58 lojas espalhadas pelo país, o Atacadão de Ilhéus será um misto de varejo e atacado, privilegiando a distribuição atacadista e o autosserviço”, explica Rubem Passos, consultor da RP2, empresa responsável pela implantação de lojas do grupo no Estado da Bahia. O prefeito Newton Lima explica que a construção da loja é resultado de conversações que duraram cerca de um ano, mas que todas as ações foram providenciadas para garantir a viabilização desse projeto, “cujo entorno receberá, sem dúvida alguma, diversos outros pontos comerciais”, completa.



Em Ilhéus, o Atacadão vai oferecer cerca de 400 vagas, mas as primeiras contratações são para analista de recursos humanos e líderes de setores, de perecíveis e de frente de loja, além de técnicos em manutenção e refrigeração. A seleção dos candidatos foi feita no mês passado, através de cadastramento realizado no SineBahia



Além de oferecer uma moderna infra-estrutura, o Atacadão disponibiliza uma gama de produtos que totaliza aproximadamente 10 mil itens, distribuídos em alimentos em geral, frios e laticínios, hortifrutigranjeiros, bebidas, conservas e enlatados, doces e biscoitos, higiene pessoal, limpeza, bazar, perfumaria, vestuário, eletroeletrônicos, pet shop e automotivos, entre outros. Na Bahia, o Atacadão já se encontra presente em Salvador, Eunápolis, Feira de Santana, Juazeiro, Barreiras e Vitória da Conquista. “O Grupo Carrefour, proprietário do Atacadão, investe maciçamente na qualificação dos seus recursos humanos, informática, logística, marketing e no crescimento e modernização da sua rede de estabelecimentos, visando à ampliação da oferta de produtos e serviços. Dessa forma, o Atacadão demonstra o seu compromisso social com o País, gerando empregos e elevando o padrão geral de qualidade”, enfatiza Passos.



Makro - Também já se encontra em pleno funcionamento o canteiro de obras da Makro Atacadista, multinacional que está construindo sua 75ª loja no quilômetro 24 da BR 415. Passando por um grande projeto de crescimento, somente nos últimos seis anos, o grupo inaugurou 30 lojas. A escolha de Ilhéus para um novo investimento, segundo o diretor de expansão do grupo, José Leon, foi estratégica. Pesquisa encomendada pelo grupo aponta Ilhéus como a 90ª colocada no ranking das 300 cidades mais dinâmicas do Brasil. Ao todo, a nova unidade da Makro receberá investimentos de 20 milhões de reais, gerando, posteriormente, 250 empregos diretos.



O Makro Atacadista opera em um sistema de distribuição auto-serviço, com lojas amplas e estrategicamente localizadas, aonde os clientes profissionais podem suprir todas as necessidades dos seus negócios em uma única parada. As lojas contam com um sistema de Televendas, através do qual os clientes podem efetuar cotações de preços e finalizar suas compras. Adicionalmente, o Makro faz contratos corporativos para abastecer empresas que possuam operação em todo território nacional. Sua presença nacional, além de uma sólida rede de parceiros, composta por 2 mil fornecedores, credencia o Makro à oferecer um sortimento completo, sempre com preços competitivos.



O Makro é parte do Grupo Holandês SHV (Steenkolen Handeis Vereeniging). A empresa foi fundada em 1968 na Holanda, com suas atividades sendo iniciadas no Brasil, em 1972, na cidade de São Paulo. Nos primeiros anos de atividade, o Makro cresceu em um ritmo lento, inaugurando lojas nos principais pólos econômicos do país e concentrando suas atividades na região Sudeste. A partir dos anos 90, a rede passou a investir na inauguração de lojas em todo o Brasil, alinhado com o crescimento das demais regiões, principalmente nas regiões Sul e Nordeste. Atualmente, conta com lojas instaladas em quase todas as capitais do país e é uma das maiores empresas que operam no sistema auto-serviço com vendas exclusivamente a clientes cadastrados.

Secretaria de Trânsito vai instalar

“pardais” em quatro localidades de Ilhéus


A secretaria de Serviços Públicos, Transporte e Trânsito de Ilhéus, através da GCT (Gerenciamento e Controle de Trânsito), empresa que opera o sistema de notificações por infração no município, vai instalar na cidade quatro registradores instantâneos de velocidade, equipamentos popularmente conhecidos como “pardais”. Presentes em diversos municípios brasileiros, os equipamentos registram o avanço de sinais luminosos, vermelhos ou amarelos, e fotografa o veículo infrator em três posições distintas - frente, lado e fundo-, com as placas à vista, emitindo automaticamente o auto de infração.



Um dos quatro locais escolhidos nessa primeira etapa foi a avenida Lomanto Júnior, no Pontal, onde costumam ser registrados dezenas de acidentes por conta da alta velocidade dos veículos. O equipamento será colocado no início da avenida, em frente ao prédio do Ministério Público Estadual. Também serão colocados registradores de velocidade na avenida Proclamação, no bairro Jardim Savóia. Os outros dois equipamentos vão ser instalados na avenida Itabuna e no bairro do Malhado.



Nos primeiros dias, ainda em fase de testes, os equipamentos não emitirão multas. A proposta é promover antes uma ampla divulgação para que os motoristas passem a reduzir a velocidade de seus veículos, evitando, dessa forma, a aplicação de penalidades. A entrada em funcionamento deverá acontecer no prazo de 15 a 30 dias. A instalação de “pardais” como forma de coibir o excesso de velocidade dos veículos vinha sendo solicitada nos últimos tempos pelos moradores das localidades inicialmente contempladas que passaram a conviver com freqüentes acidentes automobilísticos.

Ascom/lheus
Por Maurício Maron
http://www.ilheus.ba.gov.br/
Cronica:
O buquê de Diadora



Não chega a ser novidade aquele clima de expectativa que gira em torno do buque de noiva em seu dia de glória, momento em que

muitas delas reservam-se ao direito de não arremessá-los às mãos insanas que aguardam o momento oportuno para afastar seus azares com a grande conquista.

Mesmo não conhecendo a antiga tradição greco-romana onde os buquês eram feitos com ervas e grãos e especialmente alhos para afastar os maus espíritos se abençoados ou não pelo os celebrantes o buque, é salvo, naquele instante pela própria nubente.

De toda sorte, o buquê de noivas envolve tramas, verdades e lendas que deliciam as casamenteiras,os indiferentes e até os machistas que se divertem ao hilário visual da luta livre que travam as encalhadas ou quiçá as “ancoradas” em píer de aluguel.

Durante a idade média, o buquê de noiva era resultado de toda uma engrenagem para amenizar os maus odores causados pelas concentrações em ambientes fechados e festivos durante o inverno europeu. Assim, a utilização das flores em grande quantidade era mais do que um elemento decorativo, uma necessidade anti-poluente durante o trajeto da noiva até ponto final do enlace.

Por trás de toda cena ou coadjuvando com todo vigor no palco da felicidade as caçadoras de buquê ou melhor aquelas que nutrem ser a próxima a desencalhar.

Na platéia os curiosos de plantão apontam a eiras e vezeiras naquela inocente competição onde um bandos de desesperadas acodem ao chamamento das “titias”... e aos berros tropeços e empurrões como que pousando para suas últimas fotografias, com as mãos levantadas atira-se rumo ao fatídico buquê. É a glória fugaz.

Passado daquele instante os comentários da platéia são cruéis, irônicos e até levianos muitos deles embutidos dos maus presságios buscam até a lenda da “praga do dedo podre” para justificar a constante participação de algumas encalhadas e seus infortúnios que parecem ser vitimas da famigerada praga, pois participam da corrida do buque e muitas das vezes o homem por quem ela está interessada, ou vice e versa, passa a ser totalmente indiferente, daí proporem jocosamente confeccionar um buquê especial para Diadora.



José Caetano S. Valladares
Alsa- Academia de Letras de Santo Amaro
É advogado, professor e sócio do Clube do Poeta Sul da Bahia

terça-feira, 8 de junho de 2010

Com muito sucesso lançada a Faculdade da Terceira Idade em Itabuna


Na perspectiva de promover o desenvolvimento continuado do ser humano e a validação da existência longa e saudável, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, com muito sucesso lançou, hoje (8), às 15:00 horas o Projeto FATI – Faculdade Aberta da Terceira Idade.

Com o auditório Professor Gervásio, completamente lotado, o FATI foi lançado, dentro de uma grande solenidade, contando com a presença de diversas autoridades municipais e regionais, entre elas, o médico Antonio Vieira, vice-prefeito e Secretário de Saúde do município, representando o Prefeito Capitão Azevedo, Ivann Montenegro (Chefe de Gabinete), Wesley Mello ( Settran), Cristiano Lobo, diretor da FTC, Ornam Lapa Serapião (Presidente do Sindapeb), Nilza Coutinho (presidenta do Conselho Municipal do Idoso e o Clube do Poeta Sul da Bahia, representado por seu presidente Adeildo Marques, que na oportunidade abriu a solenidade com um grande recital de poesia, contando com a participação dos poetas, Romilton Teles, Antonio Oliveira e o próprio Adeildo, recebendo muitos aplausos.

O professor Cristiano Lobo em seu pronunciamento enfatizou que acatou o FATI acreditando em sua importância para os idosos, levando-se em consideração a responsabilidade dos dirigentes do Conselho Municipal do Idoso. O que agradeceu a presidente do Conselho, Nilza Coutinho, muito satisfeita pelo sucesso e a iniciativa do Projeto, “o que faz aumentar ainda mais a nossa responsabilidade na busca, principalmente, de um padrão de vida saudável a todos os nossos idosos” ressaltou.

O coordenador do Projeto, professor Lindomar Coutinho, também falou da importância do Projeto aliado à longevidade do ser humano nos dias de hoje, fundamentado na metodologia, recursos e o cronograma que serão empregados na execução da Faculdade Aberta da Terceira Idade. 

O diretor  executivo  do CMI, Ornam Lapa Serapião,  em seu pronunciamento,  principalmente, pelo seu trabalho desenvolvido e executado  dentro da instituição e do Sindicato dos Aposentados (Sindapeb) enfatizando a importância da Faculdade para a Terceira Idade também  foi muito aplaudido.  

O jornalista Paulo Lima, que faz parte da diretoria do CMI, muito aplaudido em seu pronunciamento, juntamente com Dr. Antônio Vieira falaram da importância daquele momento para um futuro digno dos idosos, um caminho de todos nós, parabenizando a iniciativa da FTC e do Conselho Municipal do Idoso.

A solenidade foi encerrada às 18:00 horas de hoje, onde quando os presentes agradeceram a iniciativa do Conselho Municipal do Idoso, acatada pela FTC.  Como sempre, ao evento, mesmo convidados notou-se a ausência dos vereadores de Itabuna; Nenhum membro representando à Câmara Municipal!

Fotos: Lu Torres
Ilhéus realiza grande manifestação em
defesa do Projeto Intermodal, 5ª feira

Nesta quinta-feira, dia 10, Ilhéus estará mobilizada para promover uma grande caminhada com o objetivo de deixar explícita a vontade popular, inclusive de municípios circunvizinhos, de que o Projeto Intermodal se transforme em realidade, gerando emprego e renda para as comunidades do sul da Bahia, que ainda sofrem os reflexos dos graves prejuízos causados pela vassoura-de-bruxa.


Promovida pelo Movimento Pró-Ilhéus, Movimento Pró-Intermodal, Movimento Porto Sul Já, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Câmara Municipal, além de inúmeras entidades sindicais e segmentos organizados da sociedade, a exemplo da Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial, Sindicato dos Estivadores e dos Portuários, entre vários outros, a concentração para a caminhada acontece a partir das 14 horas nas imediações da praça Osvaldo Cruz (em frente as gerais do Estádio Mário Pessoa e entrada da avenida Canavieiras), tendo como roteiro a rua da Linha até praça Cairu, calçadão da Marquês de Paranaguá, rua Dom Pedro II, rua Jorge Amado, finalizando na praça Dom Eduardo (Catedral de São Sebastião).


Conforme os coordenadores do manifesto, ao chegar na praça Dom Eduardo será aberto o ato oficial quando os representantes de movimentos e autoridades, farão uso da palavra com o objetivo de expor suas idéias e defender a implantação do Projeto Intermodal. Para o prefeito Newton Lima, este é um momento crucial na história de Ilhéus, “pois temos em mãos o futuro do nosso município, com a geração de emprego e renda, colocando-o definitivamente no caminho do desenvolvimento”, afirmou. Segundo Aldicemiro Duarte, um dos organizadores, “é preciso que todos participemos para mostrar a um pequeno mas barulhento grupo que quer o atraso, que, nós, ao contrário, buscamos o desenvolvimento sustentável e garantir uma Ilhéus mais justa para todos”.
Ascom/Ilheus
Por: Maurício Maron
Governo amplia parceria com o Poder Legislativo

O bom relacionamento entre o governo e o Legislativo saiu ainda mais fortalecido após encontro hoje (8) entre o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, e os vereadores Clóvis Loiola, Milton Gramacho, Ruy Machado, Raimundo Pólvora, Milton Cerqueira, Solon Pinheiro e Gerson Nascimento.

Eles formam a bancada governista na Câmara Municipal. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, contou também com a participação de secretários municipais e dirigentes da FICC, Fasi, Emasa e Fundação Marimbeta, órgãos da administração descentralizada.

O prefeito explicou que o objetivo do encontro foi manter os vereadores informados sobre as ações governamentais e ao mesmo tempo mostrar com transparência as dificuldades enfrentadas pelo governo: “Esta também é uma oportunidade para discutirmos as estratégias para superação de dificuldades que afetam ao executivo e ao próprio Legislativo”, completou.

Dificuldades – Azevedo lembrou que tanto ele como os vereadores estão numa linha de frente para atender as solicitações e reivindicações da população, daí a necessidade de sintonizar as ações: “Vale salientar que assumimos a Prefeitura com o município enfrentando uma crise sem precedentes, provocada por uma epidemia de dengue”.

Outro problema destacado por Capitão Azevedo foi a crise internacional enfrentada pelo governo federal que decidiu reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que se refletiu na redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e acabou fragilizando ainda mais aos municípios.

Mobilização

Outro complicador importante para ele é que assumiu o município com uma dívida de R$ 100 milhões junto ao INSS e mais R$ 21 milhões com o FGTS. O mais grave é que desde abril os recursos do FPM têm sido sistematicamente seqüestrados, com uma perda de mais de R$ 8 milhões para o município, o que dificulta o pagamento de salários e gera atrasos com os fornecedores. Este ano, de uma previsão de receitas de R$ 9 milhões com o IPTU foram arrecadados apenas cerca de 30%.

No entendimento de Azevedo, os prefeitos deveriam se mobilizar contra o esvaziamento financeiro dos municípios, indo reivindicar diretamente à Câmara Federal e ao Senado uma reforma tributária. Hoje 60% dos recursos arrecadados ficam com o governo federal, 25% com o estado sobrando apenas 15% para os municípios, que herdaram a transferência de serviços na área social e da saúde a partir da Constituição de 1988.

Para o prefeito o enfrentamento de dificuldades exige não apenas um maior entrosamento entre o governo e o legislativo, como também será um desafio a ser enfrentado por Ramiro Aquino, ao assumir a Secretaria de Assuntos Governamentais e Comunicação Social: “O importante é conhecermos as reivindicações dos vereadores e promovermos uma maior interação com os diversos setores do governo”.


Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes
Avenida Pedro Jorge uma grande obra de Azevedo


(Prefeito Azevedo inspeciona a obra)
A Avenida Pedro Jorge que liga o bairro São Caetano ao São Judas com uma extensão de 1400 metros já está quase pronta.Esta será uma das grandes obras do Prefeito Capitão Azevedo dignificando a sua promessa de campanha.

A população dos bairros Pedro Jerônimo, Zizo e São Pedro, bairros esses que estão recebendo várias melhorias, envolvendo o reparo e construção de novas redes de esgoto e de água; seus moradores não cansam de elogiar a ação do Prefeito.

(Pronta para receber o asfalto, foto de hoje)



Juntamente com a Avenida do Cinqüentenário, a Pedro Jorge será entregue à população itabunense, dia 28 de Julho, próximo, quando Itabuna completa cem anos de amancipação-político-administrativa.

 
 
(A Emasa, que deu o 1º passo da obra, representada por Alfredo Mello, Renato César, Josevaldo Ribeiro (Josa) e o nosso grande Ailson Souza, que aniversariu dia 02, ultimo,um baluarte do trabalho)
 
Fotos: Alex de Souza

Tudo pronto para o Primeiro São João do Bairro de Fátima

O radialista Alex de Souza, que já foi presidente da Associação de Moradores do Bairro, no próxima dia 12 de Junho, dá inicio ao lº São João Familiar do Bairro de Fátima, mostrando assim um raro exemplo de espírito público.  

 (Aqui, o promotor do evento Alex de Souza aparece ao lado  do Secretário Gilson Nascimento

Para a realização desse evento, a maior preocupação de Alex de Souza foi a questão da segurança, que já foi providenciada, além de  acomodações dignas, em espaço estrategicamente instalado na Avenida Juracy Magalhães, esquina com a Rua São Pedro.

Com essa iniciativa, Alex de Souza pretende resgatar os festejos do bairro, que sempre teve uma grande festa junina, rivalizando com o bairro Mangabinha.
Esses bairros sempre foram referencia nestes festejos e chegavam a ganhar prêmios, quando o município incentivava a festa através das suas comunidades.

O 1º São João Familiar do bairro de Fátima, que vem recebendo o apoio de toda a comunidade, começará dia 12, em homenagem aos namorados, com o seresteiro Paulinho Correia, e depois a programação prossegue a partir dos dias 23,24,25,26 e 27, com grande arrasta-pé.
(Foto de Alex de Souza, Banda Alhpa Love, uma das atrações do São João)

As atrações programadas são: Zelito da Acordeón, Os Gonzáles do Forró,Arrasta Pé do Forró, Ítalo Cigano e outros.

No dia 25, além das atrações, será servida ao público uma deliciosa feijoada com o tempero especial de Simone Souza, mãe do promotor da festa. Durante o evento será escolhido o “Brotinho do Milho, 2010”.

   Foto: Arquivo

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bamin enfatiza importância
da preservação ambiental

Com uma série de atividades direcionadas à conscientização ambiental, a Bahia Mineração (Bamin) marcou a passagem da Semana do Meio Ambiente em Ilhéus. A programação incluiu a apresentação de produtos concebidos pelas comunidades beneficiadas com o Projeto Transformar e um dia inteiramente dedicado a difundir a importância da preservação junto aos moradores do entorno da Lagoa Encantada.

Os produtos do Transformar foram expostos em um estande que ficou montado entre os dias 2 e 6 de junho, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, durante o II Festival do Chocolate. Frutas desidratadas, doces e artesanato feito com materiais recicláveis são alguns dos itens elaborados pelos alunos do projeto, gente que está aprendendo a utilizar os recursos naturais com criatividade e sustentabilidade, e garantir a própria sobrevivência sem agredir o meio ambiente.

No sábado, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, equipes da Bamin e voluntários promoveram uma ação de grande impacto na Lagoa Encantada. Houve a distribuição de cerca de mil mudas de pau-brasil e árvores frutíferas, realização de trilha ecológica com recolhimento de resíduos da mata e um trabalho de educação ambiental especialmente direcionado às crianças que vivem na região. Elas foram orientadas, por exemplo, a produzir brinquedos a partir de objetos reaproveitados, como garrafas-pet.

A programação mereceu elogios como o do pescador Deúde Neres Oliveira, o “Doutor”, de 45 anos, presidente da Associação de Moradores da Vila de Areias, que fica às margens da Lagoa. Ele lamentou o processo de degradação ambiental que a área vem sofrendo ao longo de décadas, causado pelo uso incorreto dos recursos naturais. “Infelizmente, a pesca predatória com o uso de arpões e redes está reduzindo a quantidade de peixes e a gente já teme que no futuro não dê mais para pescar aqui”, afirma. “Por isso, é importante conscientizar”, acrescenta.

Sustentabilidade – Outro que elogiou a iniciativa da Bamin foi o também pescador Ednaldo dos Santos, conhecido em Areias como “Fábio”, de 54 anos. Ele observou que muitas vezes alguns nativos agridem o meio ambiente por não ter outro meio de vida. “É preciso mudar algumas noções e oferecer oportunidade para as pessoas, para que elas possam conviver melhor com a natureza”, diz o pescador. Para ele, a chegada de novos empreendimentos na região e a consequente ampliação da oferta de trabalho apontam para uma perspectiva de crescimento com sustentabilidade na região.

Por:Ricardo Ribeiro
Foto Arquivo

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eles roubam de todo jeito

Momento em que integrante da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lavrava o flagrante de furto de energia para posterior registro de boletim de ...