sexta-feira, 4 de junho de 2010

Lula sanciona Projeto Ficha Limpa sem vetos  que se cuidem os fichas sujas

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] - O Diário Oficial da União deve publicar na segunda-feira (7), a sanção presidencial ao Projeto de Lei Complementar 58/10, mais conhecido como Ficha Limpa. O projeto foi sancionado nesta sexta-feira (4), sem vetos, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova lei proíbe a candidatura de políticos com condenação em tribunal colegiado.

Para valer ainda nestas eleições, no entanto, a lei ainda precisa, segundo a Advocacia Geral da União (AGU), ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e Supremo Tribunal Eleitoral (STE), para definir a interpretação de alguns pontos.

Pelo novo texto, pessoas que foram condenadas por corrupção eleitoral, gastos ilícitos ou compra de votos ficam impedidos de se candidatar (inelegíveis) por oito anos. A mesma pena será aplicada aos funcionários públicos condenados em órgão colegiado por abuso de poder econômico. O PL ainda proíbe juízes e integrantes do ministério público, aposentados compulsoriamente de se candidatarem por oito anos.



O projeto foi aprovado pelo Congresso no último dia 19. Ao texto foi feita a emenda do senador Francisco Dornelles (PP - RJ), que estabelece que a vedação aos fichas-suja só valerá para sentenças proferidas após a promulgação da lei.


A AGU havia analisado o projeto de lei e concluído que não existia empecilhos à sanção presidencial. Na última sexta-feira (28/5), a instituição entregou à subchefia de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o Parecer nº 080/2010/Denor/CGU/AGU, aprovado pelo advogado-geral da União, ministro Luiz Inácio Lucena Adams.  No documento, a Advocacia-Geral recomendava a sanção do PL pelo presidente da república.

http://www.itabuna.ba.gov.br/
Carlos Correia Oliveira vence
concurso do Hino de Itabuna

“Lá na mata, o ouro fruto, o seu brilho atraiu homens bravos, corajosos, a natureza... O desafio! Com o machado, o homem na mata ressoa o grito voraz da vitória! Tabocas!Tabocas!Tabocas... Itabuna tu és agora!”. Esta é a primeira estrofe do Hino Oficial da Cidade de Itabuna, composto por Carlos Antonio Correia de Oliveira e que foi escolhido através de votação pública, cujo resultado foi divulgado na manhã desta sexta-feira (4).

Numa rápida e emocionante solenidade realizada no Centro Administrativo Municipal, o resultado do concurso foi divulgado pelo secretário municipal da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa. O ato contou com a presença de integrantes da comissão organizadora e da comissão julgadora, responsável pela seleção dos três hinos finalistas, além do vencedor e de representantes dos outros autores das canções.

O Hino vencedor foi eleito com percentual de 39,01% dos 2.443 votos válidos. O segundo colocado ficou com 34,22% do total de votos e o terceiro classificado obteve 26,77%. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi apenas de 17 votos, cuja composição é de José Vicente Pires. O outro concorrente foi Genésio Ferreira de Sá Júnior. Toda a votação foi através de urna eletrônica, instaladas no Centro Administrativo, no Jequitibá Plaza Shopping/FTC e na Praça Adami.

Ao agradecer o trabalho da comissão julgadora, o secretário Lisboa ressaltou a competência, o comprometimento e a postura democrática dos integrantes. “Temos a certeza de que Itabuna agora tem um Hino que, de fato, representa a grandeza de seu povo”, frisou. Ele adiantou que o Hino Oficial de Itabuna será gravado pela Orquestra Sinfônica da Ufba (Universidade Federal da Bahia) e apresentado oficialmente durante as comemorações dos 100 anos da cidade, no dia 28 de julho próximo.

“Não fui eu quem venceu, mas sim, o povo de Itabuna que terá sua história perpetuada num Hino que, para as futuras gerações será um marco e orgulho”, disse Carlos Correia. Ele revelou que a inspiração para compor o Hino surgiu a partir de uma carta escrita por Natália Fontes, uma criança que expressava seu amor pela cidade. Também falou na solenidade a professora Lourdes Bertol Rocha, da Uesc, e Aldamiro Leôncio da Silva (Sabará), em nome da comissão julgadora.

 Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes
Escola de Gestão oferece
mais 16 novos cursos

A Escola de Gestão Pública criada no governo do prefeito José Nilton Azevedo Leal, com o objetivo de promover a capacitação dos servidores municipais, visando a melhoria da produtividade e da competitividade através de um novo modelo de gestão, está oferecendo 16 novos cursos. A EGP já está promovendo um curso de qualificação para 250 integrantes da Guarda Civil Municipal em parceria como o Programa Nacional de Segurança Pública.

Segundo o secretário de Administração, Gilson Nascimento, a Escola de Gestão Publica visa atender a um dos grandes desafios da administração municipal que é a qualificação dos servidores visando promover a melhoria dos serviços públicos e consequentemente, da qualidade de vida da população. A proposta é a de capacitar de forma permanente aos funcionários de todas as áreas.

Ele conta que foi enviada a cada secretaria uma relação dos cursos disponibilizados pela EGP, que tem a equipe de monitores já formada e vai disponibilizar cursos para turmas de 20 a 30 alunos a depender da demanda de inscrições disponibilizadas nas diversas unidades de governo. A escola funciona num anexo da Usemi e integra a política de valorização dos servidores municipais.

Hoje, são ofertados cursos de resíduos sólidos, sustentabilidade, recreação e lazer, administração desportiva, direitos humanos, agricultura sustentável, prevenção de acidentes, liderança, informática básica, power point, de cidadania, democracia e ética, implantação de normas de acolhimento, nutrição e qualidade de vida, cerimonial, elaboração de projetos com ênfase na captação de recursos e de relações interpessoais.

Segundo o coordenador de cursos, Carlos Góes, ano passado foram qualificados 270 servidores em 15 cursos e agora em 2010, a meta para o centenário de Itabuna é treinar 1.000 servidores, entre os quais 250 Guardas Civis Municipais já em curso de formação: “Mas o grande presente para os 100 anos da nossa cidade é a implantação da Universidade Corporativa, que tem como embrião a EGP, cuja equipe foi reforçada com contratação da psicóloga Sonia Nascimento e de Luciene Nascimento para o apoio à coordenação de cursos .”


Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes
Plantio de 100 mudas de Pau-Brasil
marcam Semana do Meio Ambiente

O plantio de 100 mudas de Pau-Brasil às margens do rio Cachoeira, na tarde da última quarta-feira (2), foi uma das atividades práticas que marcaram a IV Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Programa FTC Verde - Faculdade de Tecnologia e Ciências, em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna.

As mudas de Pau-Brasil (Caesalpinia echinata Lamespécie), espécie nativa da Mata Atlântica brasileira, foram doadas pela Ceplac. O plantio foi efetivado por técnicos da Prefeitura de Itabuna, estudantes e professores do curso de Engenharia Ambiental da FTC.

O presidente do Comam e coordenador do Programa FTC Verde, professor Antonio Fontes Filho, disse que o plantio de arvores visa beneficiar o meio ambiente. Ele salientou que, mesmo sendo considerada uma iniciativa pequena, se outras instituições adotassem uma atitude semelhante à cidade seria mais bem arborizada.

“Este momento é importantíssimo porque estamos investindo na reposição da mata ciliar e, consequentemente, para a despoluição do rio Cachoeira”, afirmou Fontes. Para o secretário do Meio Ambiente, Antonio Marcelino Oliveira, o estabelecimento de parcerias visando a solução de problemas ambientais é imprescindível.

“O replantio de arvores é significativo para promovermos a sustentabilidade ambiental em nosso município. Neste sentido, o governo municipal está sempre disponível para apoiar ações que dizem respeito ao meio ambiente em Itabuna”, frisou. Antonio Marcelinho informou que outras 150 mudas foram plantadas nas margens do rio Cachoeira.

A professora Claudia Souza, que também participou do plantio, disse que é uma evolução muito grande em relação da questão do desenvolvimento sustentável e principalmente para a mata ciliar do rio cachoeira e para a comunidade Itabunense.

: Erivaldo Bomfim – Reportagem: Hélio Fonseca – Fotos: Vinícius Borges
                 

Fundação Marimbeta investe
em parceria para saúde bucal

Numa parceria com o odontólogo Luis Carlos Moreira Lemos, que coordena um grupo de profissionais voluntários integrado por Igor e Lucas Lemos, a Fundação Marimbeta iniciou um programa preventivo de saúde bucal. O trabalho envolve na primeira etapa 120 alunos da fundação – 60 do turno matutino e igual número do vespertino – e a meta, segundo o presidente Geraldo Pedrassolli, é atingir a todos os 936 jovens atendidos pela instituição com a ampliação do número de voluntários.


Ele explica que o trabalho é inteiramente voluntário. com um caráter educativo e de prevenção da saúde bucal, incluindo a distribuição de um kit com escova e creme dental. Cada criança atendida é submetida a uma entrevista e depois examinada para elaboração de uma ficha com informações sobre o seu perfil, ocorrência de cáries, obturações e situação dos dentes, com um diagnóstico das intervenções necessárias a cada caso especifico.


A proposta, segundo o presidente da Fundação Marimbeta é adaptar uma unidade móvel para atendimento nos cinco sítios administrados pela instituição e a reestruturação do gabinete dentário do Antique. Enquanto isso não ocorre, as crianças com necessidade de algum tipo de atendimento serão encaminhadas para tratamento nos postos de saúde da Prefeitura.


O dentista Luís Carlos Moreira Lemos explica que o objetivo do projeto “Prevenir é melhor do que tratar” é desenvolver um trabalho educativo e de prevenção da saúde bucal com jovens que participam das oficinas da Fundação Marimbeta, podendo servir de referência para a comunidade.
Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes
Itabuna terá grupo de trabalho do Pronasci

Capitão Azevedo anunciou esta semana, que vai instalar o Gabinete de Gestão Integrada de Itabuna (GGI –M), uma instância colegiada de deliberação e coordenação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A solenidade de instalação está programada para o próximo dia 14 de junho, a partir das 16 horas, na sede da USEMI, bairro São Caetano.

O evento contará com a presença de representantes do Ministério da Justiça, além dos órgãos de Segurança Pública federais e estaduais, do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado, e demais representações municipais.

O Pronasci foi instituído pelo Governo Federal através da lei n° 11.530, de outubro de 2007, e implantado em Itabuna através do Decreto Municipal Nº. 8.948, de março deste ano e em consonância com o Termo de Convênio de Cooperação Federativa N° 10/2010, celebrado em 26 de Janeiro de 2010 entre a União, o Ministério da Justiça e o município.

O prefeito explica que o programa tem como finalidade a prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes socioculturais, articulando ações de segurança pública e políticas sociais.

“Isso significa que todas as decisões tomadas pelo GGI-M de Itabuna serão baseadas em consenso, sem hierarquia, respeitadas as autonomias institucionais dos órgãos que o constituem”, justifica o prefeito que irá presidente o GGI, tendo como secretária executiva a diretora do Departamento de Políticas Sociais da Secretaria de Assistência Social, Luísa Aragão Padilha Leal.
Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes
Ascom/Itabuna
www.itabuna.ba.gov.br
Cursos iniciais do IFBa são debatidos em Ilhéus

O município de Ilhéus, através de seus diversos segmentos organizados, iniciou na última quarta-feira (2), no auditório da Justiça Federal, um grande debate sobre os cursos que serão oferecidos a partir do ano que vem pela unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBa) que está sendo construída em terreno localizado na rodovia Jorge Amado. Aberta pelo prefeito Newton Lima, a audiência pública também contou com a presença da reitora do IFBa, Aurina Santana, e da secretária municipal de Educação, Lidinei Campos, além de representantes da Direc-6, Uesc, Câmara de Vereadores, Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), setor empresarial e conselho municipal de Educação, entre vários outros. Uma segunda audiência pública voltada para discutir os cursos iniciais do IFBa-Ilhéus, unidade que deverá ser inaugurada em agosto, está prevista para a primeira quinzena de julho.

Durante o debate, foram propostos os seguintes cursos: no eixo ‘controle e processo’, técnico em eletrificação e técnico em química; no eixo ‘técnico da informação e comunicação’, técnico de programas para jogos e técnico em informática para Internet; e no eixo ‘infraestrutura’, técnico em edificações. De acordo com a assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Ilhéus, Sonaly Pimenta, a comissão encarregada de propor os cursos iniciais é formada pela Prefeitura de Ilhéus (secretarias de Governo e Educação), Direc-6, Uesc, APPI e Conselho de Educação, entre outros.

A sede do IFba de Ilhéus está sendo construída em uma área de, aproximadamente, 26 mil metros quadrados. Ao todo, o Instituto contará com onze salas, laboratório de informática, ginásio de esportes, auditório, refeitório, biblioteca, entre outros espaços. Em todo país, após passar por uma ampla reestruturação, os Centros de Educação Federais, conhecidos como Cefets, transformaram-se em Institutos Federais de Educação Tecnológica (Ifets) e, agora, IFBa. As unidades possuem como principal objetivo oferecer educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), criado pela Lei nº 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia. Com tradição centenária no ensino técnico-profissional, o Instituto atua em sintonia com as demandas profissionais existentes no mercado de trabalho. A entidade opera desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Hoje, dispõe de graduações, como os cursos superiores de Administração, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia Industrial Mecânica, e de pós-graduação, como o mestrado em Engenharia Mecânica.

Com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, o objetivo é que, até o final deste ano, o Ifba consiga englobar os 9 campi já existentes - Salvador, Camaçari / Núcleo Avançado em Dias D´Ávila, Santo Amaro, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista / Núcleo Avançado em Brumado, Eunápolis, Barreiras e Porto Seguro, além dos novos campi que estão sendo implantados nos municípios de Feira de Santana, Jequié, Ilhéus, Jacobina, Irecê, Paulo Afonso, Seabra e Bom Jesus da Lapa, totalizando 17 campi.

Terceira edição da Feira de Flores
de Ilhéus será encerrada domingo

A terceira edição da “Ilhéus em Flor” – evento que também é conhecido como Feira de Flores de Holambra – será encerrada neste domingo, dia 6 de junho. Aberto no último dia 27 pelo prefeito Newton Lima, como parte das comemorações alusivas aos 476 anos de fundação do município, o evento beneficente encontra-se instalado na avenida Soares Lopes, nas proximidades da praça Dom Eduardo. Promovida pela Casa da União de Ilhéus, com patrocínio da Prefeitura Municipal e da TV Santa Cruz, a “Ilhéus em Flor” fica aberto todos os dias no período das 9 às 21 horas.

Além das espécies já conhecidas pelo público local, como rosas, gardênias e crisântemos, entre outras, a “Ilhéus em Flor” conta com a exposição e comercialização de espécies raras de orquídeas e bonsais. Ao todo, mais de cem mil unidades de flores e plantas, trazidas da cidade de Holambra (SP), fazem parte do evento, que já integra o calendário oficial do município. Outra atração da Feira de Flores vem sendo o palco da Praça de Alimentação que sedia, sempre a partir das 19 horas, grandes shows e apresentações protagonizados por artistas da música local, corais, academias de dança e grupos culturais da cidade, entre diversos outros.


Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, a Feira de Flores é um projeto que vem contribuindo para a dinamização cultural do município, “uma vez que ela agrega apresentações gratuitas de qualidade e a formação e atualização dos alunos e visitantes, através de palestras didáticas, exposição, shows e diversas apresentações culturais”. O caráter social do evento também é destacado por Corso como um dos maiores benefícios proporcionados pelo evento, “já que toda a renda arrecadada com a Feira é revertida para a Casa da União, entidade que realiza uma série de atividades sociais com adolescentes e adultos, a exemplo do projeto Luz do Saber, voltado para a alfabetização por meio da inclusão digital”. A Casa da União de Ilhéus, que foi fundada em 2001 com caráter filantrópico, assistencial, cultural e educacional, beneficia dezenas de crianças da Creche Nossa Senhora da Vitória com atendimento médico, palestras educativas e doações de agasalhos, entre diversas outras ações.


Apoio - A Feira de Flores de Ilhéus também conta com o apoio cultural das seguintes empresas: Allecrim Produtos Naturais, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Biboka Lanchonete e Restaurante, Casa do Açaí, Cicon Construtora, Clínica Santana, Colégio Vitória, Diário de Ilhéus, Faculdade de Ilhéus, Farmácia Vitória, Folha da Praia, Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Gabriela FM, Ícone Áudio e Vídeo, Ilhéus Praia Hotel, Mac – Marketing, Comunicação & Cultura, Supermercados Meira, Organflora, Plek Confecções, Prorecarga, Rima Decorações, Uesc e Vip Segurança.

Grande público prestigia  II Festival do Chocolate
Homenagens marcaram a abertura do II Festival de Chocolate da Bahia, que aconteceu na noite da última quarta-feira (02) no foyer do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Além de autoridades, empresários, a solenidade contou com as presenças dos ex-secretários estaduais Domingos Leonelli (Turismo) e Rui Costa (Relações Institucionais), do superintendente da Ceplac na Bahia, Geraldo Landim e do prefeito de Ilhéus, Newton Lima.

O destaque ficou por conta das homenagens prestadas a representantes de órgãos que se destacaram na contribuição da consolidação do chocolate como alternativa viável de desenvolvimento econômico da região. A Associação de Produtores de Cacau, Bahiatursa, Instituto Cabruca, Cooperativa de Produtores de Cacau, além de Domingos Leonelli e do empresário Hans Schaeppi, pelos 25 anos do Chocolate Caseiro de Ilhéus A solenidade foi marcada ainda pela assinatura do contrato de financiamento para a construção de um fábrica de chocolate na localidade rural do Rio do Engenho.

O pioneirismo do evento foi destacado pelo prefeito de Ilhéu, Newton Lima, ao abrir oficialmente o evento. ”Ilhéus vive um novo momento em sua história marcado por novas alternativas de crescimento. É preciso que a comunidade abrace eventos como o Festival do Chocolate, que nos ajudam a compreender nosso papel de agentes da história. O Festival é um evento pioneiro que mostra o grande potencial de nossa terra”. Nesta sexta-feira (04) o evento recebe nova comitiva, formada por diversas autoridades do governo do Estado, entre elas o secretário Estadual de Agricultura, Eduardo Sales e por Domingos Leonelli.

Até este domingo (06) o Festival segue com intensa e diversificada programação das 14h às 00h nos três eventos simultâneos que acontecem na área interna do Centro de Convenções. A Jornada do Chocolate tem enfoque voltado para a promoção de palestras, cursos e workshops com o objetivo de discutir as tendências do mercado e as novidades na produção e confecção do chocolate. Planos de negócios e linhas de crédito específicas também têm espaço na programação da Jornada. Já o espaço “Feira de Chocolate” tem como foco exposições e comercialização de chocolate e de guloseimas do gênero. As crianças e outros amantes de chocolate têm espaço garantido de diversão no Planeta Chocolate.

Na programação cultural do evento, um dos grandes pontos alto é o show da cantora Adriana Calcanhoto, que se apresenta neste sábado (05) a partir das 10h no auditório Jorge Amado. A apresentação vem sendo aguardada com bastante expectativa e encerra a passagem de grandes nomes da MPB pelo Festival, que também recebeu o show da cantora Ana Cañas. Os ingressos para o show de Adriana Calcanhoto podem ser adquiridos no stand do Karioca, Encantur (Ilhéus e Itabuna) e no site do evento www.festivaldochocolate.com, que oferece opção de parcelamento. Cantora Laís Na área externa do Centro de Convenções, no Espaço Chocolounge, os shows começam a partir das 18h. No sábado sobem ao palco Laís Marques e a banda Mel de Forró. Já no domingo (06) o encerramento do evento fica por conta dos shows de Robson Carvalho e Alexandro Costa.

O Festival do Chocolate é uma realização da MBiz Empreendimentos e M21 Eventos, em parceria com o Costa do Cacau Convention Bureau e conta com a parceria do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Associação dos Produtores de Cacau, Instituto Cabruca, Ceplac, Bahiatursa, Sebrae, Associação de Turismo de Ilhéus, Instituto de Turismo de Itacaré, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Conselho de Turismo do Pólo Litoral Sul e Conselho Municipal de Turismo.
Ascom/Ileus
Por Maurício Maron
http://www.ilheus.ba.gov.br/

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Augusto Castro demonstra força em Ibicaraí
       (Augusto Castro ao centro ladeado por: Pinheiro, Moisés Messias, Loiola, Ridney e Luizinho)
Com a presença de várias autoridades de Ibicaraí e regional, além da imprensa de diversos segmentos, o pré candidato Augusto Castro (PSDB), um dos mais cotados para assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa da Bahia, representando a região Sul se reuniu durante o de hoje (03) na Fazendo Monte Alegre, em Ibicaraí para a consolidação de vários apoios à sua campanha. 

Neste  encontro  Augusto Castro, recebeu o apoio,  do cantor e compositor “Luizinho” da banda Trio da Huana, hoje sucesso em todo Brasil, o que sensibilizou muito a Augusto Castro por ser ele filho da terra, o que  o obrigou a discorrer sobre  a sua infância naquela cidade, prometendo não esquecer a sua população, caso seja eleito.

Ainda saudaram ao pré-candidato, Zé Pretinho (ex-prefeito de Una), Dikas (ex-prefeito de Uruçuca), Zé Silva e Silvio Roberto, coordenadores da campanha, Luizinho que falou da importância de eleger o jovem Augusto Castro, para o desenvolvimento de Ibicaraí, Clóvis Loiola (Presidente da Câmara de Itabuna) Val Cabral (PV-Itabuna), Haroldo (presidente do PMN-Itabuna), Pinheiro Farias (Secretário de Saúde da cidade de Ibirapitanga), Moisés Messias e o vereador Ridney, ambos representando a Câmara Municipal de Ibicaraí.

Na oportunidade, o fazendeiro Raimundo, ofereceu a todos os presentes um grande almoço, acreditando que Ibicaraí escolha Augusto Castro para representar, legitimamente, a sua população, que hoje está carente de tudo, principalmente empregos para os jovens que estão deixando sua terra natal para outras paragens do país.

Ainda se encontravam no evento, diversas outras autoridades, além   dos jornalistas: Everaldo Benedito, Joselito dos Reis, e o radialista Alex de Souza.

Fotos> Tribuna de Ibicaraí 
ADELINDO KFOURY SERÁ HOMENAGEADO PELO CONSELHO DO IDOSO

(Aqui, nas comemorações dos dez anos do Conselho, Ornam aparece ao lado de Dr. Vieira (Vice-Prefeito de Itabuna e Secretário de Saúde) além de Paulo Lima (Academia dos Pensadores)

Programação do Conselho do Idoso e FTC, em comemoração ao Centenário de Itabuna, já esta pronta, é o que informou o assessor executivo da entidade, Ornan Serapião.


Segundo ele, o evento prevê apresentação de vídeo institucional do Conselho, homenagens a idosos, humorismo, poesias, exposições, etc. Entretanto, ressalta, um dos pontos fortes das comemorações será a homenagem que o Conselho, FTC, SINDABEP e Academia dos Pensadores do Sul da Bahia, prestarão ao historiador itabunense e jornalista, Adelindo Kfoury Silveira, que já confirmou presença.


A programação prevê o encerramento apoteótico, com a II Caminha dos Idosos em Homenagem ao Centenário, num sábado, a partir das 08:00h com saída do Jardim do “O” e concentração final na Praça Adami.

Projeto FTerCeira Idade

Será apresentado no dia 8 de junho, à sociedade Itabunense, o projeto FTerCeira Idade, onde a FTC, em parceria com o Conselho do Idoso, no Centenário de Itabuna, estará oficializando a oferta de cursos de extensão à terceira idade, contemplando Informática, Línguas Estrangeiras, Nutrição, Cidadania, Dança, Artesanato entre outros.

“ O projeto é fruto da parceria que firmamos com a FTC. O Dr. Cristiano Lobo é uma pessoa especialmente comprometida com Itabuna e, particularmente, tem demonstrado muito carinho no que diz respeito à pessoa idosa. Reconhecemos, portanto, o muito que ele vem fazendo nessa parceria com o Conselho, que deu certo. “ pontua Nilza Coutinho que aqui na foto dá entrevista à televisão.

Por: Lu Torres
Foto: expressaounica

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Prefeito de Itabuna assina ordem de serviço para construção de centro comunitário

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, assinou, em seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, ordem de serviço para construção de um centro comunitário no bairro da Bananeira, um projeto elaborado conjuntamente pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e da Assistência Social. A obra, no valor de R$ 400 mil, será executada pela construtora Monte Sinai, com recursos do Ministério das Cidades, repassados através da Caixa Econômica Federal.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, destacou a importância social da obra que vai funcionar como um centro de referência para a comunidade da Bananeira, numa parceria com o governo federal. A ora foi incluída no elenco de ações voltadas para os festejos do centenário de Itabuna.

A representante da Secretaria de Assistência Social, Jaqueline Lopes, da Divisão de Melhoria Habitacional ligada ao Departamento de Combate à Pobreza, informou que o centro vai funcionar como um espaço comunitário para a realização de cursos de artesanato, oficinas diversas e eventos diversos.

Jaqueline disse, ainda, que o novo centro comunitário vai possibilitar a instalação de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias carentes.

O diretor de planejamento da Sedur, Marcos Alan Farias, explicou que o projeto técnico foi elaborado em conjunto com técnicos da SAS, que também acompanharam o processo de licitação. Já o diretor da Monte Sinai Construtora Limitada, Marthan Dutra, observa que a obra vai ocupar uma área de 426 metros quadrados e será concluída num prazo de quatro meses.

: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes

Rede Municipal de Ensino debate
políticas da Educação Ambiental

A Rede Municipal de Ensino de Itabuna deu mais um importante passo visando a Construção das Diretrizes Curriculares da Educação Grapiúna, com a realização, na última terça-feira (dia 1º), do Seminário de Educação Ambiental. O evento aconteceu no auditório da FTC, integrando a IV Semana do Meio Ambiente realizada pela Faculdade.

Promovido pelo Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação (SEC), através da Assessoria Técnico-pedagógica da Educação Ambiental, o Seminário reuniu educadores, ambientalistas e especialistas para, a partir do tema “Política Pública Fundamental para a Construção das Diretrizes Curriculares da Escola Grapiúna”, discutirem e iniciarem a formatação dos eixos estruturantes da Educação Ambiental.

Na abertura do Seminário, o secretário municipal da Educação de Itabuna, professor Gustavo Joaquim Lisboa, destacou que para transformar a realidade atual de desrespeito e agressão à natureza, é necessário a mudança de postura e de comportamento, a partir da prática do aluno, do professor e da comunidade.

“Para construirmos uma sociedade que assegure às futuras gerações a sustentabilidade ambiental, além de discutirmos e definirmos metas, é preciso investirmos em formação, darmos subsídios e os recursos para que o professor faça acontecer a Educação Ambiental no contexto escolar e na comunidade”, pontuou Lisboa.

Vanguarda

O secretário da Educação parabenizou os educadores itabunenses que mais uma vez colocam a Educação Grapiúna em posição de vanguarda, com a Construção das Diretrizes da Educação Ambiental. Gustavo lembrou que desde a Conferência Mundial de Estocolmo, na Suécia, em 1972, um dos grandes impasses na busca da sustentabilidade ambiental é a resistência dos líderes das nações desenvolvidas em não assinar protocolos para a modificação dos modos de produção e de consumo, visando à melhoria da qualidade ambiental do planeta.

A solenidade contou ainda com a participação do secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Marcelino Oliveira, do vereador Claudivane Leite, do diretor-geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, e da assessora técnico-pedagógica da Educação Ambiental, Viviane Kelly Farias. Após os pronunciamentos, o professor Emerson Antonio Rocha de Lucena (Uesc) proferiu a conferência “Política Pública Fundamental para a Construção das Diretrizes Curriculares da Escola Grapiúna”.

Ao final, os educadores foram inscritos em cinco Grupos de Trabalho (GT’s), onde serão discutidos os temas: Panorama Normativo da Educação e Educação Ambiental do Global ao Local; Saberes Curriculares da Educação Ambiental no Ciclo da Formação Humana; Educação Ambiental e Saúde Ambiental; Educação Ambiental e Sustentabilidade; e Educação Ambiental e Diversidade. A construção das diretrizes acontecerá a partir das reuniões ordinárias dos GT’s, que ocorreram sempre as primeiras sextas-feiras de cada mês, a partir de julho até o mês de dezembro, na Casa do Educador.

: Erivaldo Bomfim Foto: Divulgação
Alunos da Fundação Marimbeta
recebem assistência odontológica

A Fundação Marimbeta quer garantir a saúde bucal de jovens e adolescentes do projeto. E para que isso aconteça tem levado serviço gratuito às unidades da fundação. Na ultima terça-feira (1), uma equipe de profissionais liderada pelo odontólogo Luis Carlos Lemos visitou o sitio dois, no bairro Fonseca.

Além de uma avaliação clínica nas mais de 60 crianças beneficiadas, a equipe também aproveitou para orientar cada uma delas sobre a importância da limpeza diária dos dentes e de como fazer uma boa escovação. Também foi ministrada uma palestra de motivação e conscientização para os pais e alunos.

O atendimento foi voluntário e está incluído no plano piloto da saúde oral das crianças assistidas, segundo explicou o presidente da fundação, Geraldo Pedrassolli.

O presidente da Fundação ressalta a importância da ação, que vai permitir o diagnóstico da arcada dentária das crianças e adolescentes, garantindo com isso a saúde bucal de centenas de crianças que nem sempre têm acesso fácil a serviços especializados. Pedrassolli adianta que a ficha individual de cada aluno servirá para o acompanhamento no tratamento gratuito da dentição. O projeto será desenvolvido em todas as unidades da fundação.

O cirurgião-dentista informa que esse atendimento é preventivo e tem como objetivo verificar alguma lesão pré-cancerígena que possa existir na boca das crianças. Ele lembra que a doença que mata se não for detectada e tratada a tempo.

 Texto: Rosi Barreto – Reportagem: Hélio Fonseca – Fotos: Vinicius Borges

EUDES BOMFIM PREFEITO DE NOVO
A cidade de Buerarema amanheceu hoje (02), após um protesto semana passada, com um único assunto: Posse do prefeito interino Eudes Bonfim, enquanto a população aguarda por nova eleição para a escolha de um novo Prefeito.
A solenidade de posse marcada para as 11 horas, aconteceu às 11:30, quando  o juiz Antônio Hygino, cumpriu a determinação do TRE – Tribunal Regional Eleitoral.
Aconteceu uma pequena confusão no centro da cidade, com cerca de 50 manifestantes tentando impedir a entrada do Presidente da Câmara de Vereadores no Fórum, mas a Polícia Militar garantiu o cumprimento da ordem judicial e escoltou o novo Prefeito até o interior do Fórum, onde foi empossado.
Ontem à noite, segundo nossos informantes, houve a tentativa de fazer Eudes Bonfim renunciar a Presidência da Câmara, abrindo caminho para que o vice, Bosquinho, assumisse interinamente o cargo de Prefeito. A tentativa não se consumou e hoje, a transferência se consumou.
 
FIM DA ASSINATURA DO TELEFONE FIXO


O projeto que prevê o fim da cobrança da tarifa telefônica, foi aprovado pela unanimidade dos (37) deputados estaduais baianos, presentes na sessão da noite de ontem, terça-feira, dia 01, da Assembléia Legislativa da Bahia.

O projeto ainda deverá passar por um segundo turno de votação e – se aprovado - só então irá para a sanção do Governador, que não deverá vetar, caso tudo aconteça antes das próximas eleições.

Caso o projeto tenha a segunda e definitiva votação postergada para depois das eleições, os baianos correm o risco de continuar pagando a famigerada tarifa de R$ 41,00, uma vez que o executivo não tem interesse no fim dela, pois perderá dinheiro do imposto cobrado sobre a mesma.

A SAGA DE BUERAREMA


 EUDES TOMA POSSE HOJE PELA MANHÃ
 Continua hoje a saga do Município de Buerarema, no sul da Bahia.
Por ordem do Tribunal Regional Eleitoral, o Presidente da Câmara de Vereadores deverá tomar posse no cargo de Prefeito, até que seja marcada nova eleição.

Os petralhas aliados do ex-prefeito Mardes Monteiro que destruíram a Câmara de Vereadores daquele Município, vão ter dores de cabeça, pois a Polícia Federal será acionada para investigar e – é claro – punir os responsáveis pelo vandalismo acontecido no último dia 28.

Na sessão de ontem do Tribunal Regional Eleitoral, sobrou também para o juiz Antonio Higino, que foi duramente criticado pelos desembargadores e pelo procurador regional eleitoral, por não ter cumprido o mandado de segurança que determinava dar posse imediata ao Presidente da Câmara, Eudes Bonfim. Aliás, o procurador eleitoral requisitou cópias das peças do processo para averiguar se não há tentativa – por parte do Juiz Antonio Hygino - de não-cumprimento do mandado de segurança. 

O Tribunal determinou que a posse de Eudes deve acontecer hoje, quarta-feira, dia 02, e pela manhã!

 foto arquivo Diario Bahia

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ilhéus comemora Dia do Meio Ambiente

com atividades e palestras para estudantes

Durante toda esta terça-feira, 01, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em Ilhéus, com várias atividades desenvolvidas no Teatro Municipal. O evento foi aberto pela manhã, com palestra do presidente da Fundação Maramata, Antônio Olímpio Rhem da Silva, que destacou a importância de cada cidadão fazer a sua parte no que se refere à preservação ambiental, salientando para os estudantes – que lotaram as poltronas do teatro -, o papel que podem assumir, como divulgadores e incentivadores, porque, como diz o tema do evento, “cuidar é a melhor forma de preservar”.


Em seguida, o vice-prefeito Mário Alexandre, em nome do prefeito Newton Lima, fez também a sua saudação, ressaltando que, por contar com uma extraordinária diversidade ambiental, o município de Ilhéus precisa buscar meios para se desenvolver, mas de forma sustentável, lembrando que o projeto que se encontra em andamento, o Porto Sul, procura de todas as formas não ferir o meio ambiente, um patrimônio que deve ser perene. Também participaram da abertura o secretário de Meio Ambiente, José de Alencar; a secretária de Educação, Lindinei Campos, e o Te.Com. Eliezer, da Copa.


Ainda na parte da manhã ocorreram apresentação de vídeo e filme, grupo de dança, e as palestras sobre “Aquecimento Global”, com Adilson Sitta, da Maramata; “A importância da água para a vida”, com Quedima Souza, da Embasa. À tarde, a mesma programação foi repetida, uma vez que, conforme afirmou Antônio Olímpio, a meta do evento foi o de atingir o maior número possível de estudantes da rede municipal de ensino.


EXPOSIÇÃO –Alusiva ao Dia da Mata Atlântica e também ao Dia Mundial do Meio Ambiente, continua exposta à visitação pública até o próximo dia 05, a III Exposição de Fotografias da Mata Atlântica, no foyer do Teatro Municipal. Numa iniciativa do Conselho de Meio Ambiente de Ilhéus, e com apoio da Uesc, Iesb, Yázigi e Prefeitura, a exposição mostra aspectos da Mata, como animais e plantas, suas características peculiares, e paisagens de áreas litorâneas, com praias e manguezais.

Ascom/Ilheus
Por: Maurício Maron
www.ilheus.ba.gov.br
FTC Itabuna debate o Meio Ambiente

Visando traçar caminhos e metas que apontem para a promoção da sustentabilidade ambiental no município de Itabuna, dezenas de ambientalistas, estudantes, profissionais da Engenharia Ambiental e educadores iniciaram na noite da última segunda-feira (31) os debates do IV Seminário de Meio Ambiente da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). O tema central do evento é “Sustentabilidade Ambiental e o Centenário de Itabuna”.

Promovido por iniciativa do Programa FTC Verde, em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e a Prefeitura de Itabuna, o evento será encerrado no sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente. Na solenidade de abertura, o diretor-geral da Faculdade, professor Cristiano Lôbo, enfatizou a importância de trazer para o contexto da academia a discussão de um tema tão recorrente.

“Itabuna está completando um século de história e é imprescindível que reflitamos sobre o processo de desenvolvimento da cidade, numa perspectiva de planejarmos um futuro, no qual todos possam usufruir de uma melhor qualidade de vida”, argumentou Lôbo.

Ele lembrou que a FTC é a única Instituição de Ensino Superior do Sul da Bahia que oferece o curso de Engenharia Ambiental e que, por conta disto, torna-se responsável em fomentar o debate e contribuir na implementação de ações capazes de assegurar a sustentabilidade ambiental para coletividade. A solenidade contou com a presença da coordenadora dos cursos de Engenharia da FTC, professora Rosana Alvim, bem como do secretário municipal de Esportes, José Alcântara Pellegrini, e o presidente do Comam de Itabuna, professor Antonio Fontes Filho.

Palestras

A conferência de abertura da IV Semana do Meio Ambiente da FTC foi proferida pela professora Lourdes Bertol Rocha, da Uesc, que tratou do tema “Itabuna: 100 Anos de Desenvolvimento”. Doutora em Geografia, a palestrante abordou aspectos da cidade desde a época dos desbravadores até os dias atuais. “É preciso olharmos Itabuna não somente pelo aspecto de sua geografia, mas principalmente com o olhar da emoção para redescobrimos o amor pela cidade e o quanto precisamos tratá-la com o devido respeito e carinho”, disse.

Os “Desafios para a Sustentabilidade Ambiental do Município de Itabuna” foram abordados pelo diretor do Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia (Iesb), professor Flávio Leopoldino. Focando os problemas ambientais do Rio Cachoeira, a importância do licenciamento ambiental para novos investimento, bem como o respeito e cumprimento do Plano Diretor Urbano do Município, o palestrante lembrou que é importante a implementação de políticas publicas que possam de fato assegurar o desenvolvimento sustentável de Itabuna. A noite de debates foi encerrada com a participação do presidente do Comam, Antonio Fontes, que falou do papel do colegiado na defesa da causa ambiental.


Assessoria de Imprensa
FTC Itabuna
Por: Erivaldo Bomfim
Município faz parcerias
para promover inclusão social

A Prefeitura de Itabuna vem desenvolvendo, através da Secretaria de Assistência Social, uma série de ações junto às associações dos moradores dos diversos bairros, voltadas para a inclusão social. Semana passada, o Departamento de Proteção Social Básica da SAS entregou, na posse do presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte e coordenador do Projeto Samba & Vida, Josué Bispo dos Santos, o Tadeu, material esportivo para a realização de competições na comunidade.

Segundo a coordenadora do Departamento de Proteção Social Básica, Eliomar Santana, a ideia é desenvolver nas duas comunidades o Projeto de Integração Social, que vai mobilizar 100 jovens do Projovem Adolescente e mais 60 do Projeto Samba & Vida, que trabalha com rapazes e moças na faixa dos 12 aos 16 anos, num amplo programa de inclusão social por meio da música e do esporte, atendendo aos moradores do Corbiniano Freire e do Novo Horizonte.

Além do incentivo às atividades esportivas nas duas comunidades, ela destaca que os jovens do Projovem e do Samba & Vida vão participar de atividades culturais e oficinas de artesanato,capoeira, berimbau e afoxé. No segundo semestre, serão realizadas oficinas de judô.

Eliomar Santana e a orientadora Andréa Cabral fizeram também a entrega de material esportivo para a Associação de Moradores do Novo horizonte, que recebeu oito jogos de camisas, oito calças de educação física, 12 pares de tênis, 50 pares de chuteiras, 40 bolas de futebol, quatro redes para futebol de campo, quatro de vôlei, quatro uniformes de vôlei (bermuda e camisa, e quatro bombas para bola).

A entrega de material esportivo incluiu ainda apitos de arbitragem, garrafas térmicas, tornozeleiras, joelheiras, malas de massagem, cones, coletes e luvas para goleiro.

Texto: Kleber Torres

Itabuna antecipa Dia de
Luta Contra as Hepatites

Em função dos festejos do centenário de Itabuna, em 28 de julho, a Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS estará antecipando, para 7 e 8 de junho, as atividades do Dia Internacional de Luta Contra Hepatites. Segundo a coordenadora Maria Vitória Ramos Gonçalves, a programação começa em 7 de junho, às 16 horas, com uma capacitação para profissionais da área de saúde, com a hepatologista Sueli Cristina Pereira.

A programação prossegue, segundo a enfermeira, no dia 8, com uma mobilização para o combate às hepatites no Centro de Referência Júlio Brito, na avenida Inácio Tosta Filho, 360. Ali, no período das 8h30min e 11h30min e das 14h30min às 16h30min, serão desenvolvidas palestras e atividades voltadas para profissionais que atuam em salões de beleza (manicures e pedicures).

Maria Vitória Ramos Gonçalves explica ainda que a programação vai incluir a distribuição de folhetos educativos, kits de prevenção, além de brindes para os participantes das palestras, que vão receber testes rápidos de detecção da Hepatite C e HIV.


O que é - A hepatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do fígado. Pode apresentar diversas causas, como as infecções por vírus, uso abusivo de álcool e certos medicamentos, de drogas, doenças hereditárias e auto-imunes. A hepatite pode ser classificada em aguda e crônica, sendo que essa última é representada por um processo inflamatório que dura mais de seis meses, porém a cronificação não ocorre em todos os casos.

Na maioria das vezes, a doença apresenta poucos sintomas e, às vezes, só é diagnosticada em exames de rotina, ou durante a investigação de um quadro inespecífico. Poucos são os casos que evoluem para uma forma aguda, podendo levar à morte. A importância da cronificação da doença é o potencial para o desenvolvimento de cirrose hepática e, posteriormente, câncer de fígado.


Texto: Kleber Torres Foto: Waldyr Gomes

Secretaria de Esporte representada
em conferência nacional em Brasília


A luta por financiamento próprio destinado ao setor esportivo, será um dos principais temas em debate na III Conferência Nacional do Esporte, que acontece de 3 a 6 deste mês, em Brasília. O tema deste ano é: “Plano Decenal de Esporte e Lazer – 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais”.

O secretário de Esporte de Itabuna, Alcântara Pellegrini, um dos delegados no encontro, informou que esta também foi uma das principais sugestões discutidas durante a conferência preparatória realizada em abril em Itabuna e levada para a estadual em Salvador.

Além da discussão em torno de verbas exclusivas para o esporte, que é um desejo antigo dos representantes do setor no país, será debatida também a qualificação profissional para todos aqueles que atuam no setor.

Pellegrini lembra que o evento visa justamente o debate mais amplo e em conjunto para a formulação e deliberação das políticas públicas de esporte e lazer para o país. Ele ressalta a importância da conferência, ao destacar que a participação dos municípios vem fortalecer as reivindicações e anseios de gestores e profissionais do setor esportivo, não apenas em Itabuna, mas em todos os municípios brasileiros, que vivem praticamente a mesma situação: a falta de verbas para o esporte amador.

“Só com a participação de todos é que teremos o resultado esperado e digno do que o esporte brasileiro merece”, frisa o secretario. Além dele, também foram eleitos para representar Itabuna no encontro em Brasília, os desportistas Paulo Roberto Rezende (Paulão), Denelísio Nobre, Cleto Sauer e Joselito Silva.

Texto: Rosi Barreto – Foto: Pedro Augusto
Prazo para tomar vacina contra
gripe suína termina nesta quarta

                       (Prioridade é para crianças de dois a quatro anos e adultos de 30 a 39 anos)

Termina nesta quarta-feira (2) o prazo de vacinação contra a gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína. Crianças de dois a quatro anos de idade, adultos de 30 a 39 anos e grávidas devem ir a um dos 36 mil postos espalhados pelo país – apesar de a campanha ter sido prorrogada algumas vezes, a expectativa é que ela acabe mesmo amanhã.

Tire suas dúvidas sobre a vacina

Um detalhe importante para a vacinação de crianças é que a dose será dividida em duas. Por isso, 21 dias depois da primeira aplicação, as crianças precisam ser levadas de novo aos postos para tomar a segunda parte da vacina.

O Ministério da Saúde também recomenda a Estados e municípios que não cumpriram metas de grupos específicos, como crianças de seis a dois anos, doentes crônicos e jovens, também permitam que essas pessoas se vacinem até essa data. Até a manhã desta terça-feira (1º), 70,3 milhões de pessoas tomaram a dose, o que coloca o país próximo da meta de imunizar 80% do público-alvo.

O objetivo foi alcançado para profissionais de saúde, crianças de seis meses a dois anos, portadores de doenças crônicas e indígenas. Para o público de 20 a 29 anos, de acordo com o governo, o índice está bem próximo da meta, com 79,5%. Mas nos adultos de 30 a 39 anos a cobertura é de apenas 54% e nas grávidas, 70%.

Do começo de 2010 até o dia 8 de maio, 540 pessoas foram internadas em hospitais do país por causa dessa gripe.


PR: escritor Wilson Bueno é morto com facada no pescoço
01 de junho de 2010
Por: Roger Pereira - Direto de Curitiba


O escritor paranaense Wilson Bueno, 61 anos, um dos mais influentes autores contemporâneos do País, foi encontrado morto, na noite de segunda-feira, em Curitiba (PR). O corpo foi encontrado no escritório do autor, em frente a seu computador, no segundo andar do sobrado em que morava, com uma facada no pescoço.


Autor de 13 livros e criador do jornal cultural Nicolau, Bueno acabara de fechar contrato para a edição de seu 14º título. O pai de Bueno faleceu há cinco meses e ele estava para receber uma herança de cerca de R$ 200 mil. A pólicia suspeita que o assassino de Bueno sabia dessas informações e invadiu o sobrado atrás de dinheiro.


Segundo o perito do Instituto de Criminalística do Paraná Edmar Cunico, Bueno foi assassinado com um golpe de arma branca no pescoço. Ele teria tentado reagir depois de ser esfaqueado. Não havia sinais de arrombamento na casa. O escritório de Bueno estava revirado e os peritos encontraram sacos plásticos vazios espalhados pelo chão, o que indica que o assassino pretendia roubar algo, mas nenhum objeto do escritor foi levado.

Bueno nasceu em Jaguapitã, no Norte Central do Paraná, em 1949. É autor de 'Bolero's bar' (1986), 'Manual de zoofilia' (1991), 'Amar-te a ti nem sei se com carícias' (2004) e 'Cachorros do céu' (2005). Outro trabalho de destaque de Bueno foi o jornal Nicolau, considerado o Melhor Jornal Cultural do Brasil pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 1987. Ele também era cronista do jornal O Estado do Paraná, da revista Ideias e colaborador do caderno cultural do jornal O Estado de São Paulo.

Terra

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Empresários querem conter poluição sonora no comércio


Os empresários de Itabuna indignados com a poluição sonora que toma conta das áreas centrais e comércios e praças de bairros da cidade, representados por suas entidades: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACI), Apemi e Sindicom vão pedir providências às autoridades para que acabem com o abuso.

A reunião acontece nesta quarta-feira, 2, às 9 horas, no auditório Milton Veloso da CDL, Avenida do Cinqüentenário em Itabuna. O encontra contará também com a presença de representante do Ministério Público e da imprensa regional. A finalidade é traçar estratégias para combater a barulheira. A informação é do jornalista Ramiro Aquino.

Foto Arquivo
     Itabuna poderá ter o aeroporto reativado

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, participou de uma reunião, na sexta-feira (28), com representantes do Aeroclube de Itabuna e com o vereador Solon Pinheiro (PSDB). A pauta incluiu a apresentação dos procedimentos voltados à reabertura do aeroporto de Itabuna.

Capitão Azevedo ressaltou a importância da reabertura do aeroporto para o desenvolvimento da cidade e da região. “Além do serviço de transporte aéreo, a reativação vai atrair novos investidores para a cidade, como empresas mecânicas para a manutenção de aeronaves”, destaca o prefeito.

O presidente do Aeroclube de Itabuna, Francisco de Assis Lima Menezes, explicou que o Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba) vai fazer um levantamento topográfico na área do aeroporto. “Com a realização do levantamento, será possível determinar qual será o tamanho da pista, que atualmente tem uma extensão de 1.522 metros”, informa Menezes, ao lembrar que esta será a primeira medida para viabilizar a reativação do terminal.

 Texto: Natália Tavares Fotos:Vinícius Borges

Azevedo inaugura iluminação do Nova Esperança

O prefeito Capitão Azevedo entregou, no último domingo (30), aos moradores do loteamento Nova Esperança, um moderno sistema de iluminação que beneficiará cerca 200 famílias. Cada uma delas terá direito, gratuitamente, a material elétrico como lâmpadas, tomadas e padrão de iluminação. Também foram instalados 53 “braços” para o sistema de iluminação pública da comunidade.

Azevedo lembra que os moradores terão ainda outro beneficio: a taxa energia será bem mais barata, porque a comunidade é classificada como zona rural e participa do programa “Luz para Todos”.

O aposentado Manoel Ferreira, de 67 anos, disse que a iluminação chegou na hora certa “porque aqui tudo era gato e a gente não podia ter nenhum aparelho doméstico por causa da queda de energia. Nosso prefeito cumpriu com a palavra durante sua campanha”, comemorou.

Para a dona de casa Elisabete Maria dos Santos, 66 anos, moradora do local há sete, “foi um momento muito feliz”. Valdemar Nascimento, de 74 anos, contou que tinha uma geladeira em casa, mas não podia usá-la por conta das quedas frequentes de energia. “Agora, com meu salário de aposentado, vou comprar uma televisão”, planeja.

O prefeito Capitão Azevedo voltou a ressaltar que seu governo é voltado para todos, principalmente para os mais humildes, e anunciou que em breve o Nova Esperança receberá também obras de saneamento básico.

: Rosi Barreto – reportagem: Paulo Leonardo – Fotos: Vinícius Borges
Itabuna terá Plano Municipal  de Segurança Pública


Além de investir na estruturação e profissionalização da Guarda Civil para a sua inserção na segurança pública municipal, um projeto coordenado pelo secretario de Administração, Gilson Nascimento, a Prefeitura de Itabuna acaba de contratar o Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Instituto Prosem) para dois projetos prioritários e que estão concluídos até o final do ano: a elaboração do Diagnóstico da Violência e da Criminalidade em Itabuna e do Plano Municipal de Segurança Pública.

Em reunião com os diretores do Prosem, Marcus Vinícius de Oliveira Júnior e Flander Silveira; do Sindguardas Bahia, Aldenor França e Jairo Nunes; o comandante da guarda municipal, tenente Manoel Cerqueira, Nascimento acertou o levantamento de dados sobre os índices de violência e criminalidade no município, que serão coletados nos postos de serviços da Guarda Civil, bairros e nas delegacias policiais.

O diagnóstico sobre a violência estará concluído num prazo de quatro meses e o Plano Municipal de Segurança fica pronto até o final do ano, de acordo com o cronograma estabelecido na contratação da organização social de interesse público (Oscip).

Os serviços contratados agora integram o “Programa por uma Cidade mais Segura” e envolvem, além da pesquisa sobre a criminalidade, um mapeamento das áreas de ocorrência de delitos, levantamento de indicadores da violência, e vai orientar com relação às estratégias para o combate ao crime e redução dos índices de violência.

Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes
Campanha visa a redução ndos acidentes de trânsito


Num trabalho articulado entre as Secretarias de Transporte e Trânsito, Desenvolvimento Urbano e Planejamento e Tecnologia, começa nesta terça-feira (1º), na Praça Otávio Mangabeira, a campanha “Itabuna - 100 Anos, Mais Humana e Sem Acidentes”. O trabalho tem um caráter educativo para motoristas e pedestres e apresenta informações sobre a obra de urbanização e humanização da Avenida do Cinquentenário.

Segundo Alessandra Bispo dos Santos, da Settran, o trabalho mobiliza uma equipe interdisciplinar de oito técnicos na área de transporte e trânsito que, na primeira etapa, durante o período de 1º a 11 de junho, vão trabalhar junto a condutores de veículos e pedestres que circulam na Otávio Mangabeira, também conhecida como Praça Camacã.

Alessandra explica que, além de aulas na unidade móvel de educação para o trânsito, a Educatran – um ônibus adaptado para exibição de vídeos e como sala de aula -, o grupo também vai distribuir folhetos e cartilhas com o objetivo de sensibilizar a população para a questão da segurança no trânsito.

Já Márcia Marçal, da Sedur, conta que a campanha não apenas coincide com a programação do centenário de Itabuna, como também com a execução de uma obra importante para a humanização da cidade. “Inclui também o cumprimento de uma exigência para obras que recebem recursos da Caixa Econômica Federal e que envolve a execução de projetos sociais, neste caso especifico, através da conscientização das pessoas para a importância da segurança do trânsito”.



Texto: Kleber Torres Fotos: Waldir Gomes
Em Ilhéus, Dia de Agricultura Familiar
atrai centenas de produtores rurais

“Este é um momento de grande importância para Ilhéus e região porque estamos aqui com objetivo de debater políticas públicas capazes de fortalecer ainda mais a agricultura familiar, proposta fundamental para continuarmos melhorando a vida da nossa gente e alavancando o desenvolvimento deste país”. A declaração foi feita pelo prefeito Newton Lima na manhã de hoje (31), no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), durante a solenidade de abertura do Dia de Agricultura Familiar, evento que visa discutir temas importantes, como crédito, assistência técnica, capacitação e comercialização de alimentos, além da formatação de inúmeras propostas voltadas para o aperfeiçoamento do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) em 2010.

O ato público de abertura, que lotou as dependências do TMI, também foi prestigiado pelos deputados federais Walter Pinheiro e Geraldo Simões, pela deputada estadual Fátima Nunes e pelo presidente da Amurc e prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite. A solenidade contou ainda com a presença de representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, secretarias estaduais de Agricultura e Planejamento, secretarias municipais de Governo e Agricultura, Conselho de Comunidades Rurais do Litoral Sul, Companhia Nacional de Abastecimento, Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia, Direc-6, Ceplac, Banco do Nordeste e sindicatos de trabalhadores rurais, além de diversos outros órgãos e entidades ligados à agricultura familiar.

Em seu pronunciamento, o deputado federal Walter Pinheiro destacou a grande revolução social que o presidente Luis Inácio Lula da Silva está conseguindo implementar no país, “especialmente no que concerne ao aumento significativo de recursos que passaram a ser aplicados nos setores produtivos”. Na oportunidade, o deputado federal lembrou que, em virtude do crescimento do setor no Brasil, já é possível afirmar que “uma parte expressiva da comida que vai todos os dias para a mesa dos brasileiros vem da agricultura familiar”, concluiu Walter Pinheiro.


Ainda no Teatro Municipal de Ilhéus, alguns convênios foram firmados visando à materialização de projetos e programas voltados para o fortalecimento da agricultura familiar. Entre eles, um convênio celebrado para viabilizar a entrega de um veículo e de vários móveis que servirão à Cooperativa de Produtores Agrícolas de Ilhéus, contrato para entrega de 17 unidades simplificadas de beneficiamento (doces e polpa de frutas) e um termo de compromisso objetivando o processamento de amêndoas de cacau .


Programação - Logo depois da abertura, o Teatro Municipal de Ilhéus sediou uma série de palestras, que abordaram assuntos variados como eletrificação rural, financiamento, aquisição de alimentos e assistência tecnológica. Já na praça Dom Eduardo, na avenida Soares Lopes, além de um palco e banheiros químicos, foi montada uma grande exposição de produtos agrícolas.


Para a praça Dom Eduardo também foi definida uma ampla programação institucional, que incluiu a emissão de documentos, como RG, CPF e CTPS. Entre os serviços previstos para o evento, destacam-se o recadastramento de produtores rurais (BNB), a distribuição de mudas, o atendimento médico-odontológico e o cadastramento do Programa Bolsa Família. Já na seara das atrações culturais, a edição ilheense do Dia Nacional de Agricultura Familiar também contou com o Ônibus da Cultura e com diversas apresentações de artistas regionais.

A promoção do Dia Agricultura Familiar, que contou com cerca de 40 estandes, é resultado de uma parceria envolvendo a Prefeitura de Ilhéus, secretaria estadual de Agricultura, Ministério de Desenvolvimento Agrário, Conselho de Comunidades Rurais do Litoral Sul, Companhia Nacional de Abastecimento, Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia, Ceplac, Banco do Nordeste e sindicatos de trabalhadores rurais.

O Território Litoral Sul abrange uma área de 14.736,20 Km² e é composto por 26 municípios: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca. A população do território é de 828.287 habitantes, dos quais 110.831 vivem na área rural, o que corresponde a 13,38% do total. O território possui 13.929 agricultores, 2.330 famílias assentadas e 11 comunidades quilombolas.
Ascom/Ilheus
Por Maurício Maron

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...