Lixo

Itabunense seja educado não jogue lixo na rua e nem no Rio Cachoeira. A Natureza agradece!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Prefeitura de Itabuna lança campanha do IPTU 2010

A Prefeitura de Itabuna realizou nesta quinta-feira (22), em uma solenidade na sede da Usemi, a apresentação da campanha de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2010. No evento, que contou com a presença do prefeito José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo), além de secretários, representantes de entidades da sociedade civil e instituições financeiras, foram exibidas as peças publicitárias da campanha.

Nesta sexta-feira (23), começou a distribuição dos mais de 40 mil carnês do IPTU para os endereços dos contribuintes. A meta do governo, de acordo com o secretário da Fazenda, Carlos Burgos, é arrecadar pelo menos 60% do imposto predial previsto no cadastro do Departamento de Tributos. Isso implica num volume financeiro de R$ 7 millhões.

O IPTU do ano passado representou um ingresso de R$ 2,9 milhões nos cofres do município, significando um incremento de 30% na comparação com o ano anterior. Azevedo frisou que os recursos obtidos com o pagamento do imposto são fundamentais para dar as respostas que a comunidade espera em termos de projetos e obras.

“Não podemos esquecer que no ano passado, nós deixamos de pagar um aluguel caríssimo pela patrulha mecânica, pois adquirimos máquinas próprias com recursos provenientes do IPTU”, afirmou o prefeito.

Responsável pela supervisão da campanha publicitária relativa ao IPTU, o secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação, Walmir Rosário, enfatizou a importância da comunicação para sensibilizar o contribuinte. “Nosso trabalho visa despertar nas pessoas o compromisso que elas precisam ter com o município em que vivem”, salienta.

 Texto: Ricardo Ribeiro / Reportagem: Hélio Fonseca Foto arquivo

Solenidade de posse da nova diretoria do Clube do Poeta Sul da Bahia


Adeildo Marques assume novamente o comando do Clube do Poeta Sul da Bahia
Numa grande solenidade em noite de gala, no último dia 20 no salão nobre do Grapiúna Tênis Clube, contando com a presença de diversas autoridades de Itabuna e da região, o Clube do Poeta Sul da Bahia empossou a sua Nova Diretoria, sob o comando do poeta Adeildo Marques(foto). O Secretário Municipal de Educação, Gustavo Lisboa representou o Prefeito José Nilton Azevedo leal, saudou Adeildo Marques e todos os demais  poetas que compõem a Diretoria e regionais.
 
Na sua fala Gustavo Lisboa (foto, ao lado do professor, Francisco Carlos colocou) a sua Secretaria à disposição do Clube, que já vem desenvolvendo e realizando um trabalho literário poético junto as escolas.

O Presidente Adeildo Marques em seu discurso, falando de seus projetos expôs sobre a importância da poesia, que é o inicio de tudo, classificando-a, como a mãe de todas as artes. Agradeceu ao Secretário e prometeu realizar um grande trabalho na divulgação da poesia, descobrindo novos valores, iniciativa para o qual foi criado o Clube do Poeta Sul da Bahia, “que apesar das dificuldades vem revelando grandes nomes de nossa poesia” disse.
Formação da mesa:Cleber Lima (GAC) Gustavo Lisboa, Adeildo Mareues, Paulo Lima, Joselito dos Reis, Cristiano Lobo (FTC), Ananias (advogado e poeta) Romilton Teles (Academia dos Pensadores) e Nilza Coutinho (Conselho Municipal do Idoso). Val Cabral fez as vezes de chefe do cerimonial

Na oportunidade, também reconheceu a honraria de Utilidade Pública Municipal, conferida através da Câmara Municipal de Itabuna ao Clube do Poeta Sul da Bahia, quando homenageou a todos os vereadores daquela Casa Legislativa, mesmo com a ausencia destes, com exceção dos vereadores, Sólon Pinheiro e Vane Renascer que mandaram representantes.


(A poetisa Glória Brandão ao lado de sua filha)

Daqui esse blog também destaca as presenças de Dr. Ananias (Delegado de Itajuipe), Ornam Lapa Serapião, sua esposa Nilza Coutinho (Sindapeb e Conselho do Idoso), Dr. Humberto Barreto, Valter Silva presidente e diretoria (Grapiúna Tênis Clube), Maria Alice Araujo (Presidente dos Democratas em Itabuna) e inúmeros poetas - entre eles - Advogado e poeta, Gervásio José dos Santos, Sherney Pereira (UESC), Antonio Oliveira, Juarez Vicente, Donaciano Macedo, Glória Brandão, Antonio Baracho, Sônia Amorim, Clovisnaldo Argolo, o idealizador e fundador do Clube, Joselito dos Reis e diversas autoridades representadas.

Outra homenagem prestada foi ao poeta Divaldo Melo, por Adeildo Marques que lhe outorgou uma placa, em reconhecimento de seus relevantes trabalhos ao Clube.  Divaldo Melo (foto\ é o vice-presidente da entidade e pretende revolucionar a gestão levando, juntamente com Adeildo, a poesia mais freqüentemente às escolas, praças públicas e também um trabalho voltado pela despoluição do Rio Cachoeira.

Na solenidade também foi distribuído entre os convidados mais um número do jornal “A Poesia”, com poemas de diversos sócios do Clube do Poeta Sul da Bahia.


(Val Cabral, Joselito, Dr. Ananias e Cristiano Lobo -FTC)


O jornalista Paulo Lima e Clovisnaldo Argolo chamaram a atenção do público pelos seus decursos no sentido de um mundo mais ordeiro e humano; “e o caminho é a poesia”.

Veja mais alguns flagrantes da solenidade, clicadas por Alex de Souza:

















Cantora Jeane animou o ambiente











Paulo Lima, discorreu sobre a luta de Joselito dos Reis para criar a entidade. Expôs também a história da poesia grapiúna, citando os nomes de Plinio de Almeida e Firmino Rocha, quando recitou o poema  do poeta da rosa na lapela; "Deram um fuzil ao Menino". 


















Dr. Ananias, outra presença marcante














Carlão, João Paulo ll, outra grande preença












Ari (Jubiabá) presença marcante.













Maria Alice e Roberto Minas Aço, grandes presenças.
  










Joselito dos Reis agradece a presença de todos 

 O Clube do Poeta Sul da Bahia agradece as pessoas que colaboraram para a realização do evento:

O Clube do Poeta Sul da Bahia através de seu presidente Adeildo Marques agradece penhordamente o empresário Juarez Braga, da Banda "Os Corujas", Maria Alice, o Presidente do Grapiúna Tênis Clube, professor Valter Silva e Diretoria, a professora Eusdete Silva Santos, o protético Roque da Silva Ferreira, ao radialista Val Cabral, o contabilista Antonio Barbosa, Alvaro Catarino Menezes (SAMU), o empresário (Itafrio) Marino Moura, Waldir Catarino Menezes, a atriz e poetisa Zélia Possidônio, Marconi (Democratas), radialista Alex de Souza e Hélio Fonseca (Bocão) e a Gráfica NOBS, do empresáripo Robson da Silva Santos.

Fotos: Vinicius Borges e Alex de Souza

TENENTE CARDEAL UM GRANDE SERVIDOR PÚBLICO
 Depois de 30 anos de relevantes serviços à comunidade baiana, através da Polícia Militar da Bahia, sendo que, nesse tempo exerceu o comando do destacamento de Almadina, comandou o Pelotão de Cavalaria, foi Chefe da 6ª Retran de Buerarema, prestou serviço ao Batalhão de Choque em Lauro de Freitas e nos últimos 3 anos na CAERC, comandou ainda os pelotões especiais da Polícia Rodoviária e de Itapetinga, Gilmar Oliveira Cardeal retornou à vida civil. 

O agora Tenente RR Cardeal, foi convocado pelo Governo Municipal para participar do Núcleo de Inteligência Municipal, estando lotado na Emasa, onde tem colocado seus conhecimentos à serviço do bem público.

Cardeal, uma pessoa afável e de trato fácil, tem prestado excelente assessoria na área de segurança à atual Diretoria da Emasa, graças a experiência adquirida nas lides policiais.

Cardeal é muito querido pelos seus colegas da empresa, que confiam nele e acreditam que seu trabalho é útil para todos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

SERRA PRESIDENTE



 Saiu a nova pesquisa do Ibope sobre a corrida eleitoral para Presidente da República.
E José Serra continua na frente.
Ele tem a confiança de 36% do eleitorado, contra 29% que diz que votará na ex-terrorista Dilma Roussef.
Serra só perde no Nordeste. A ex-terrorista tem 38% das intenções de voto, contra 28% de José Serra.
O nordeste representa 27% do eleitorado nacional.
Nas demais regiões, Serra ganha disparado, sendo um massacre no Sudeste: 41% para Serra, contra 26% para Dilma.
O sudeste representa 43,5% do eleitorado brasileiro.

MULHERES CONFIAM EM SERRA

Quem é casado, sabe que é bom seguir os conselhos da mulher, quando ela diz que “ não se deve confiar em determinada pessoa”. Quando não se faz isso, é prejuízo na certa.
As mulheres têm um sexto sentido muito desenvolvido, elas percebem, sabe-se lá como, quem é “gente boa” e “gente ruim”.
Na pesquisa Ibope, aparece um forte sentimento de rejeição por parte das mulheres.
José Serra continua obtendo a confiança das mulheres, com larga vantagem: tem 37% das intenções de voto, enquanto Dilma Rousseff alcança apenas 26%.


terça-feira, 20 de abril de 2010

Empresários apontam sugestões
para obras da Cinqüentenário
Os secretários de Planejamento e Tecnologia, Maurício Athayde, e de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, além do diretor de Comércio, Waldeck Caricchio Santana, estiveram reunidos com dirigentes da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Câmara de Diretores Lojistas e do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista (Sindicom), para discutir o cronograma de obras na Avenida Cinquentenário. Os empresários reivindicam ajustes nos horários para evitar engarrafamentos e facilitar a movimentação de pedestres.

Segundo Maurício Athayde, o encontro foi proveitoso. “È muito boa a participação dos empresários como parceiros no acompanhamento das obras. Agora, vamos levar demandas para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a quem compete equacionar questões técnicas, eliminando possíveis transtornos e solucionando problemas”.

Além de ressaltar que o governo está inteiramente aberto às sugestões dos empresários e da população em geral, ele informou que o interesse é minimizar o impacto das obras, o que tem um custo a mais para o governo. O projeto de reurbanização e requalificação da Cinqüentenário está orçado em R$ 4 milhões.

Para o secretário Carlos Leahy, haverá uma reunião com os técnicos da Sedur e da Emasa, que vão analisar alternativas para reduzir os contratempos causados pelas obras. O presidente da ACI, Eduardo Fontes, que estava acompanhado dos diretores José Moreira Laythner e Eduardo Carqueija, explicou que o projeto tem impacto sobre o trânsito e mesmo sobre a movimentação do próprio comercio. Os representantes da CDL, Ednaldo Velanes Filho e Agnaldo Pereira, sugeriram que a obra fosse intensificada nos fins de semana, feriados e à noite.

Já o presidente do Sindicom, José Adauto, que tem loja na Cinquentenário, diz que a proposta dos empresários visa minimizar problemas nos horários de pico e ao mesmo tempo facilitar o escoamento do tráfego, diminuindo o impacto da obra na movimentação do comércio.


 Texto:Kleber Torres Fotos:Waldyr Gomes 

IPTU terá 15% de desconto até 17 de maio  

Com o suporte de uma ampla campanha publicitária veiculada em rádios, jornais e televisões, a Prefeitura de Itabuna lançará nesta quinta-feira (22), às 18h30min, na sede da Usemi, a campanha do Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU. O desconto de 15% para pagamento em cota única vence em 17 de maio e o contribuinte pode optar também pelo pagamento em até oito parcelas, desde que o valor mínimo de cada uma delas seja R$ 20,00.



O diretor de Tributos Emerson Carvalho explica serão apresentadas na Usemi as peças publicitárias mostrando a importância do tributo para lideranças empresariais, comunitárias e contribuintes. Na campanha, serão distribuídos pelos Correios mais de 41 mil carnês, a partir da sexta-feira (23). Segundo o diretor, os vencimentos para quem preferir parcelar o tributo será sempre no último dia útil do mês, a partir de abril. O IPTU tem este ano uma correção de 4,09%, o mesmo índice da inflação de 2009, e os recursos gerados serão destinados à compra de equipamentos e investimentos em obras. Ano passado, a Prefeitura destinou R$ 1,8 milhão arrecadados com a cota única para adquirir uma patrulha mecânica e cinco caminhões.



Emerson Carvalho ressalta que outros 32 mil imóveis com tributação inferior a R$ 20 estão isentos da cobrança do IPTU 2010. Ainda segundo ele, os proprietários de 20 mil terrenos deverão procurar a Divisão de Tributos para a retirada dos respectivos Documentos de Arrecadação Municipal.
 Texto: Kleber Torres Fotos: Waldyr Gomes
Técnicos corrigem sistema de emissão de nota eletrônica do Município

Técnicos do Departamento de Tecnologia da Prefeitura de Itabuna trabalham intensamente para corrigir falhas do novo sistema de emissão de nota eletrônica. Os problemas são classificados como passageiros pelo secretário de Planejamento e Tecnologia do município, Maurício Athayde. Segundo ele, trata-se de ocorrências normais em um momento de transição entre dois sistemas.

“Os responsáveis pelas correções estão trabalhando inclusive de madrugada e estarão mobilizados no feriado desta quarta-feira para que tudo esteja resolvido o mais breve possível”, explica Athayde. A previsão do secretário é de que o sistema seja estabilizado até esta quinta-feira (22).

A Prefeitura substituiu um sistema fornecido por empresa terceirizada por um serviço próprio, gerando expressiva economia de recursos públicos. O pagamento à empresa representava um gasto médio de R$ 150 mil mensais, o que deixou de ocorrer desde o momento que o governo assumiu o serviço.

“Pedimos desculpas pelos transtornos causados aos contribuintes nessa transição, mas asseguramos que esses problemas estarão superados nas próximas horas”, afirma Athayde.

 Texto: Ricardo Ribeiro Foto: Divulgação

Maramata quer reintroduzir peixe-boi na Lagoa Encantada


Reintroduzir o peixe-boi marinho na Lagoa Encantada com a finalidade de promover a recuperação da fauna nativa, atrativo turístico e uma das principais fontes de renda dos moradores locais. Esta é a proposta central de um grande projeto desenvolvido pela Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), localizada em Ilhéus, no bairro Nova Brasília, zona sul da cidade. Segundo o presidente da instituição, Antônio Olímpio, além da questão econômica, o projeto também visa destacar a importância sócio-ambiental uma vez que, de acordo com estudos recentes, o peixe-boi marinho encontra-se na relação de espécies que correm risco de extinção.


Antônio Olímpio informa que, durante o desenvolvimento do trabalho, a população do povoado de Areia Branca, na Lagoa Encantada, receberá palestras sobre o peixe-boi marinho, espécie que tem o nome científico de Trichechus manatus. Após a realização dessas palestras, quando será enfatizada a importância do projeto, um número determinado de pescadores será treinado para cuidar dos animais enquanto os mesmos estiverem em cativeiro. Também serão ministradas pelos técnicos várias instruções sobre ‘como’ e ‘quando’ os pescadores poderão abater os peixes para comercialização, bem como a quantidade específica que será liberada todos os anos.


Depois do treinamento, o peixe-boi marinho será reintroduzido, inicialmente, em currais de madeira até que atinjam tamanho suficiente para que sejam liberados, passando, a partir daí, para um estágio de acompanhamento através de sinalizadores colocado sob a sua pele. Com os sinalizadores, a equipe técnica manterá o controle total dos animais liberados, o que permitirá detectar as áreas que serão preferidas pela espécie para local de pasto, cópula e parto. Com os sinalizadores, será possível, também, a criação de um inventário regular sobre a quantidade de animais existente.


Por outro lado, serão iniciados trabalhos variados de sensibilização e conscientização dos moradores e usuários do rio Almada e das praias próximas à sua foz na tentativa de que essas pessoas se engajem ao processo de proteção do animal. Só depois disso é que será realizada a remoção da comporta do canal do Furado com vistas a permitir que os animais atinjam a costa. O presidente da Maramata chama atenção para algumas providências que precisam ser tomadas pela administração municipal e pela Marinha do Brasil, como proibição da navegação esportiva (lanchas e Jet-skys), limitação da velocidade no interior da lagoa e no rio Almada em 5 nós, remoção de alguns imóveis que se encontram às margens da Lagoa (lançando seus esgotos na mesma) e instalação de projeto de reciclagem e compostagem em Areia Branca.

 
Lagoa – A Lagoa Encantada, antes chamada de Lagoa Grande e Lagoa de Itaípe, fica localizada a 25 quilômetros do centro de Ilhéus. Cercada por fazendas e matas nativas, é a maior lagoa natural de água doce da Bahia, com 6,4 km2 de espelho d’água. Localizada ao norte do município, a Lagoa Encantada é formada pela junção dos rios Pipite e Caldeiras, que integram parte da Bacia Hidrográfica do Almada. Com o objetivo de preservar a Lagoa e o seu entorno, o Governo do Estado criou, a partir do decreto 2.217, de 16.06.93, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada, com área de 11.800 hectares. Além das estórias e das lendas, a Lagoa chama a atenção pelo espelho d’água, pela exuberante mata nativa e pela beleza de suas cachoeiras.



Ascom/Ilhéus
Por: Maurício Maron

QUEM É DILMA?


Fotos da Dilma na luta armada existem aos montes na internet. O que a gente não encontra, nem mesmo no blog da candidata, são fotos dela lutando pela democracia, e não pelo comunismo. É um verdadeiro apagão biográfico de trinta anos! Mas não pode, tem que existir. Uma foto da Dilma nas Diretas Já! Uma foto da Dilma em uma passeata pela Anistia Ampla, Geral e Irrestrita! Uma foto da Dilma em algum evento pela Constituinte Livre e Soberana! Não podemos ter uma presidenta sobre a qual não sabemos absolutamente nada, a não ser da boca para fora. Queremos fotos! Notícias de jornal! Documentos históricos!Divulgue esta campanha e ajude a acabar com o Apagão Biográfico da Dilma. O Brasil quer saber MAIS!

Coturno Noturno
Clube do Poeta Sul da Bahia empossa sua nova diretoria hoje a noite


Tudo pronto para a posse da nova diretoria do Clube do Poeta Sul da Bahia hoje (20) a noite no Grapiúna Tênis Clube.

A solenidade está programada para as 19:30, quando o poeta Adeildo Marques assimirá por mais dois anos os destinos da entidade. Adeildo, tem como vice-presidente, o poeta Divaldo Melo.


Entre as principais ações da nova diretoria estão: a construção da sede própria da entidade, assim como, movimentar os poetas levando-os para recitais em praças e logradouro públicos das cidades da região, além da defesa em favor do rio Cachoeira, visando a sua despoluição.


Compareça, a sua presença é muito importante pois a poesia é a mão de todas as artes. "Sem poesia não há arte".

Foto, Adeildo Marques num momento de recital
Clubedopoetadeitabuna.blogspot.com

segunda-feira, 19 de abril de 2010

SERRA PRESIDENTE



JOSÉ SERRA pode ganhar no primeiro turno

De acordo com a última pesquisa do Datafolha, o ex-governador, ex-senador e ex-ministro da saúde, José Serra, pode ganhar a próxima eleição já no primeiro turno.  

 E isto pode acontecer, graças ao crescimentos espetacular de José Serra no Nordeste, única região onde ele perdia feio e onde a população vem mudando a intenção de voto. Hoje ele já está empatado tecnicamente com a ex-terrorista Dilma Roussef.

Vejam o quadro:

 

 

 

 

 

A coisa está muito mais feia do que parece. Para eles e para ela. Em 2006, nesta mesma época, pelo mesmo Datafolha, Lula tinha 55% no Nordeste e Alckmin apenas 9%. A coisa é muito mais feia do que eles estão imaginando.

By Coturno Noturno