sábado, 20 de março de 2010

Sudic presta atendimento a ExpoConquista que abre hoje

A Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), autarquia vinculada a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), vai participar da ExpoConquista 2010,que abre hoje e vai até o próximo dia 28, com um estande junto as descentralizadas da SICM, prestando atendimento ao empresariado local. Técnicos da Sudic estarão à disposição dos visitantes, durante todos os dias da feira, para conceder informações a respeito da aquisição de áreas para a instalação de novas indústrias e empreendimentos e para divulgar as diversas ações do órgão que objetivam contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Estado.



Para reforçar o atendimento, que será focado na região, a equipe do Distrito Industrial de Vitória da Conquista também vai estar presente para apresentar as vantagens da instalação de uma empresa no centro industrial do município, que fica situado às margens da BR-116 (Rio/Bahia), próximo 5 km do centro da cidade, no entroncamento mais importante do oeste do Estado e interligado ao sistema viário nacional e regional através das rodovias BR-116, BR-415, BR-030 e da BA-262.



O Distrito Industrial de Vitória da Conquista abriga empreendimentos dos segmentos minerais não metálicos, metalúrgico, moveleiro, químico, plástico, alimentos, bebidas e serviços. Atualmente, possui 64 indústrias em operação, com geração de quase 4.700 postos de trabalho. Além disso, cinco empresas estão em fase de implantação o que significa a geração de mais 200 empregos quando estiverem em funcionamento.



De acordo com o diretor presidente da Sudic, Nilton Cardoso da Cruz, a participação em feiras é de extrema importância para divulgar o potencial do Estado na atração de novos investimentos. “Através desses eventos, temos a oportunidade de ir até o empresário, nos aproximar, ver quais são as suas reais necessidades e explicar de que maneira ele pode se instalar na Bahia”, explica.



Ascom/Sudic-Foto Arquivo
Por Edy Ferreira
Serra Presidente!

A notícia percorreu em todo mundo

                                                         (Foto arquivo)
O governador de São Paulo, José Serra entrevistado por Datena (TV Bandeirantes), disse que sua pré-candidatura tem inicio em Abril. Com essa decisão, Serra Presidente com certeza vai superar todas as pesquisas, ao contrário da candidata de Lula, Dilma, ele ainda não tinha lançado seu nome à Presidência.


Serra, quando Ministro da Saúde foi o responsável pela implantação no País dos remédios genéricos, teve que peitar os grandes laboratórios norte americanos em defesa do necessitado, o que vem evitando muitas mortes precoces ou não de nossa população.


Em são Paulo, José Serra vem realizando uma das maiores administrações que os paulistas já viram!  A sua informação repercutiu nos Estados Unidos e todos os países da Europa.


Serra é o nome ideal para corrigir tantas corrupções e roubos no Brasil.  Só vai preso quem não é do grupo do PT, Arruda que diga! Está na hora da nação brasileira ter um grande governo, limpo e transparente.


José Serra, presidente, foi saudando ontem (19) por um coro de criança, que o saldaram com os parabéns a você. Era porque transcorria mais um aniversário do futuro Presidente do Brasil! Também Dia do Padroeiro de Itabuna.
Aposentados acima de 60 anos poderão ser isentos do Imposto de Renda

Aprovado no Senado, mas ainda dependendo de confirmação na Câmara dos Deputados para entrar em vigor, um benefício tributário pode aliviar as contas de quem tem mais de 60 anos. Curiosamente, porém, pode ajudar mais quanto maior for a renda.


Passou ontem na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, em caráter terminativo – não precisa passar por votação em plenário – a extensão, para quem tem mais de 60 anos, de uma vantagem que vale atualmente apenas para quem tem mais de 65 anos. A regra prevê isenção de Imposto de Renda sobre aposentadorias de até R$ 1.434,59, tanto da Previdência Social (pública) quanto da complementar (privada).


Como a proposta é de um senador, o baiano César Borges (DEM), é apreciada antes no Senado e agora precisa ser confirmada pela Câmara dos Deputados. A Receita informou que não apresentará estimativa de impacto sobre a arrecadação justamente porque a medida ainda depende de confirmação. A Previdência Social só liberou o número de benefícios pagos para pessoas entre 60 e 64 anos: 3,568 milhões, mas esse volume é o total, sem discriminar valores.


“O projeto é muito simples. É uma adequação da legislação fiscal ao que está no Estatuto do Idoso, que estabelece que é idoso quem tem mais de 60 anos, e não 65”, explica Borges, ressaltando que já existe isenção para quem tem mais de 65 anos.


Como todas as regras de isenção de IR, a aplicação é progressiva, isso é, todas as faixas acima de R$ 1.434,59 só serão tributadas a partir do que exceder esse valor. É esse mecanismo, explica Heloísa Harumi Motoki, consultora da Confirp Contabilidade, que dá mais vantagens para rendimentos superiores: “Quem vai sentir mesmo é quem tem valor maior para receber”.



Fonte: Zero Hora

quinta-feira, 18 de março de 2010


Governo elabora plano de saneamento básico
                                               
O Plano Estadual de Manejo de Águas Pluviais e Esgotamento Sanitário – PEMARES, está sendo elaborado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, alinhando a política pública estadual a Lei 11.172/08, que trata sobre saneamento.

De acordo com o Governo do Estado, o plano tem como objetivo conhecer a situação dos serviços de esgotamento sanitário e de manejo das águas pluviais nas sedes municipais, identificando as áreas críticas quanto aos riscos de enchentes, propor ações que melhorem a infraestrutura existente e a expansão dos serviços.

Os municípios da Bahia foram agrupados em 25 Regiões de Desenvolvimento Sustentável RDS, das quais 24 serão alcançadas pelo PEMARES. Todas as demais áreas serão visitadas, pelos técnicos da SEDUR, para a realização dos diagnósticos e estudos.

A equipe já entrou em contato com o presidente da Emasa, Alfredo Melo, solicitando dele a colaboração para as reuniões entre os representantes do Plano e das Secretarias Municipais e de entidades afins desta região. Com as autoridades municipais itabunenses. 

O Presidente Alfredo Melo (foto) tomando todas as providencias para o encontro agendou a reunião jara segunda-feira (22), às 09 horas, na sala 610 da FTC, onde o assunto será debatido.

Ascom/Emasa
foto: Waldir Gomes


EMASA ABRE COM SUCESSO SEMINÁRIO PELA QUALIDADE  DA ÁGUA

Numa realização da Emasa, Prefeitura Municipal de Itabuna e a Quimil, Alfredo Melo presidente da Emasa abriu às 09h00min horas, de hoje (18) o l Seminário “Água & Saúde, Como Tratar esta Questão” no auditório Professor Gervásio Oliveira na FTC.

O Diretor-Presidente, prestigiando o evento, conversa com Gonzales Pereira (imprensa) e Angela, Maria gerente do EO

 Parabenizando os organizadores, em seu curto pronunciamento, sobre a importância do Seminário e da responsabilidade que devemos tratar a água, Alfredo Melo enfatizando as dificuldades enfrentadas e dos avanços nos últimos cinco anos da Empresa Municipal de águas e Saneamento após a parceria com a Quimil, desejou sucesso a todos os participantes.

A primeira palestra foi proferida por João Bitencourt (foto), técnico, Gerente de Produção de água da Emasa, sob o tema: “Qualidade da Água”, expondo sobre a classificação das águas, tratamento, monitoramento, dosagem de composição química e análise.  Em seguida as palestras, no módulo da manhã, serão realizadas pelos engenheiros ambientais, Edílson Gonçalves, químico e mestre ambiental e Aridson França, pós-graduado em Gestão Ambiental.



Já na parte da tarde, às 14 horas, as palestras serão proferidas por Noelson Aquino, Químico da Embasa e do Jorge Macedo, Doutor, Bacharel em Química Tecnológica e Especialista em Análise de Traços e Química. Compareça ainda há tempo!  



Os diretores da Emasa: Jorge Neves, Otaviano Burgos e Marcos Habib, além de Alfredo César Habib, prestigiam o evento.


quarta-feira, 17 de março de 2010


Bom Papa no Conselho do Idoso

A foto flagra na sede do Conselho do Idoso em Itabuna/Sindapeb, o sociólogo, Selem Rachid Asmar, Ornam Lapa Serapião (Presidente do Sindapeb) Nilza Coutinho (Presidente do Conselho do Idoso) Jornalistas Paulo Lima e Joselito dos Reis, além do radialista, Ivan Morais (Rádio Difusora), em altos papos, onde o tema, principal, era o Centenário do Município. Conclusão::” todos dormiram no ponto”, e a região continua sendo pobre/rica!

  Na oportunidade, a Presidente do Conselho do Idoso, convidou Selem Rachid para uma série de palestras para os jovens da terceira idade. O sociólogo que já faz parte da categoria, de pronto, aceitou o convite e ficou de agendar, após sua vinda da China, no decorrer desses 30 dias, as datas.. O tema será “Alimentação e Saúde para uma Vida Saudável”.
Vamos aguardar, pois o sociólogo Selem é uma das pessoas mais entendidas do assunto. .

CONTINUA O MARTÍRIO POLITICO EM BUERAREMA
                           (EUDES BONFIM ESTÁ MAL NA FITA)

O presidente da Câmara de Vereadores de Buerarema, Eudes Bonfim, que “está Prefeito” de Buerarema, está numa “bananosa”. 

Não se sabe porque cargas d’agua, ele entregou ao ex-prefeito Mardes Monteiro, defenestrado do poder por corrupção comprovada pelo Tribunal de Contas dos Municípios,  uma declaração de que não houve a sessão para apreciar o relatório do TCM.

Acontece que a sessão existiu. Tumultuada, sem a presença do então Presidente, mas aconteceu,
Agora, o TSE mandou o Juiz Antonio Higino apreciar o caso. 

Conclusão: alguém pode parar atrás das grades por falsidade ideológicas e outros bichos.
De qualquer sorte, uma coisa está clara: Buerarema continuará padecendo....

Foto Arquivo

terça-feira, 16 de março de 2010

GERALDO SIMÕES (PT) VOTA CONTRA A BAHIA

Líder da oposição acusa Geraldo Simões de votar contra a Bahia


O líder da oposição na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Heraldo Rocha (DEM), cobra dos deputados federais Geraldo Simões (PT) e Emiliano José (PT) explicações pelo fato de não terem votado na emenda Ibsen Pinheiro, em sessão da Câmara Federal, na semana passada. Nos anais, os nomes dos dois petistas constam como que não votaram.

“O povo baiano quer saber por que esses dois parlamentares petistas, que deveriam defender os interesses baianos, não votaram na proposta que altera a divisão dos royalties e participações especiais da exploração de petróleo no Brasil, beneficiando a Bahia com a triplicação da capacidade de investimento do estado”, questiona Heraldo Rocha.

Para o deputado estadual do Democratas, tanto Geraldo Simões quanto Emiliano José gostam mesmo é de fazer proselitismo e agredir os adversários. ”Quando têm oportunidade de lutar pela defesa dos interesses baianos no Congresso Nacional, eles preferem atender as determinações superiores de seu partido, mesmo quando elas são contra a Bahia”.

Heraldo Rocha destaca que o presidente Lula não escondeu de ninguém a sua determinação de vetar a proposta, que tem tudo para também ser aprovada no Senado Federal. “O líder do governo na Câmara Federal, Cândido Vacarezza (PT/SP), divulgou publicamente a decisão do presidente. Sabujos à vontade presidencial, Geraldo Simões e Emiliano José não hesitaram em desprezar os interesses da Bahia e não votaram na emenda. Eles agora devem explicações ao povo baiano”.



jornalbahiaonline

segunda-feira, 15 de março de 2010

Emasa realiza seminário para
debater o tema “água e saúde”

As diversas etapas da produção de água em Itabuna serão amplamente discutidas no Seminário “Água & Saúde: como Tratar esta Questão?” a ser realizado pela Emasa, nesta quinta-feira (18), no auditório da FTC, das 8 às 17 horas, com apoio da Prefeitura e Quimil. O gerente de Produção de Água da Emasa, João Bittencourt, faz a palestra de abertura do evento, discorrendo sobre o tema Qualidade da Água.

Em seguida, o químico e mestre em Engenharia Ambiental, Edilson Gonçalves, conduz o painel Interface entre Saneamento e Meio Ambiente. Logo depois, o engenheiro ambiental Aridson França apresenta as Etapas de Tratamento da Água (coagulação, floculação, decantação e filtração), com enfoque em Projetos de Estações de Tratamento de Água (ETAs).

 
No turno da tarde, os trabalhos começam com a palestra Barreiras de Proteção e Boas Práticas Operacionais em Sistema de Abastecimento de Água, conduzida pelo químico Noelson Aquino, da Embasa, a partir das 14 horas. Encerrando o seminário, o bacharel em Química Tecnológica, Jorge Macedo, discorre sobre o tema Desinfecção de Águas.


Segundo gerente de Produção de Água da Emasa, João Bittencourt (foto), o seminário tem como objetivo principal socializar o conhecimento de novas tecnologia e eficiência no tratamento de água não só em Itabuna como em toda a Bahia. Devem participar técnicos de Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs) de diversos municípios, professores e estudantes de instituições de ensino superior de Itabuna e região. “Mas o evento é aberto ao público em geral”, ressalva Bittencourt.



O diretor de expansão da Emasa, Jorge Neves (foto) também aproveitou a oportunidade para convidar  os colegas da Emasa para o "Seminário Água e Saúde"; "todos verão a importância da água em nossos dias, relacionada a nossaa saúde"








ASCOM-EMASA

Emasa investe 30 mil metros de Tubos PVC para saneamento

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa S/A) apresentou hoje (15) pela manhã à população de Itabuna através de desfile de três caminhões, a aquisição de 30 mil metros de tubos PVC de 150 mm para a implantação de rede de esgotamento sanitária convencional e substituir algumas rede do sistema condominal, já ultrapassado, em diversos bairros da cidade.

É, ai, que está o seu dinheiro,  a sua tarifa de esgoto que é inclusa e paga em sua conta de água; num investimento de um milhão de reais, recursos próprios da Emasa. A informação é do presidente Alfredo Melo. 
O prefeito Capitão Azevedo  informaram que com essa aquisição muitos bairros, principalmente, aqueles mais carentes, serão beneficiados com a instalação de novas redes, com o objetivo de retirar das  ruas o esgoto a céu aberto, "um setor muito reclamado pela comunidade" diz o Prefeito, do Governo A Força do Povo. 
    

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Nesta terca-feira é feriado em Itabuna

A linda Catedral de São José no centro de Itabuna É COMEMORADO SÃO JOSÉ, O PADROEIRO DA CIDADE Esta terça-feira 19, é decretado feriado mun...