sábado, 11 de dezembro de 2010

Uruçuca celebra 58 anos com inauguração e ato cívico


Para marcar os 58 anos de emancipação política de Uruçuca, o governo municipal preparou algumas atividades. Neste domingo (12), às 8h30min, serão entregues unidades sanitárias na Casa de Zuleica. E, às 14 horas, acontece o desfile cívico pelas ruas centrais. O ponto de partida será o Centro Educacional do Município de Uruçuca (Cemur). 

De acordo com o prefeito Moacyr Leite, comemorar o 58º aniversário de Uruçuca é relembrar a história da cidade. “Nesta data, podemos fazer um comparativo das condições de como surgiu nosso município até a atualidade. Nossa administração quer trabalhar para contribuir ainda mais para a lista de conquistas de Uruçuca”, disse Moacyr Leite.
                                                        
                                                             HISTÓRIA  

 A origem de Uruçuca vem de uma povoação formada em 1906 por Manoel Alves Souza, Miguel Gomes Baracho, João Macaúbas, Jorge Caetano dos Santos e Antônio Ferreira da Silva. A princípio, a localidade foi batizada de Água Preta do Mucambo, devido à coloração escura as águas do rio que a banha. Integrando o distrito ilheense de Castelo Novo, em 10 de agosto de 1922, o povoado foi elevado à condição de sede do distrito. 

Em 1929, o distrito de Água Preta foi elevado à condição de Vila e criado o Município. Mas, em 10 de novembro de 1930, a localidade voltou a pertencer a Ilhéus. Por fim, em 31 de dezembro de 1943, Água Preta passou a chamar-se Uruçuca. Com este nome, que em tupi significa “águas escuras”, o município foi restabelecido pela Lei Estadual n.º 516, de 12 de dezembro de 1952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

JOELMA NO ITA PEDRO

Prefeitura de Itabuna confirma Joelma como mais uma atração do Ita Pedro 2024 A  Prefeitura de Itabuna anunciou nesta segunda-feira, dia 15,...