quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Seminário discute as estratégias para desenvolvimento econômico de Itabuna


 
Unir o setor público e iniciativa privada com o objetivo de discutir, propor e implementar estratégias para o desenvolvimento da indústria, do comércio, do segmento de serviços e do turismo,  foi o objetivo central de um seminário realizado hoje (15), no auditório da FTC, promovido pelo governo municipal através da Secretária de Indústria, Comércio e Turismo. A proposta visa consolidar Itabuna como um grande polo regional, beneficiando-se dos investimentos direcionados para o complexo intermodal que inclui a Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul.
        Para o prefeito Capitão Azevedo, a ideia é aproveitar as potencialidades de Itabuna, maior centro urbano regional de comércio e serviços, através de uma articulação entre o governo municipal e a iniciativa privada. Destacou que a cidade já vem atraindo investimentos importantes em especial no setor da construção civil ao longo dos dois últimos anos e tem vários projetos em andamento na área federal para captação de recursos.
        Azevedo destacou ainda o papel do governo municipal como indutor do desenvolvimento ao direcionar investimentos em obras de infraestrutura e em projetos estruturantes: “Estamos aqui com humildade para discutir, ouvir e valorizar o que os empresários esperam para o desenvolvimento de Itabuna.”
Dificuldades
        Ele observou ainda, que em função da carência de recursos o município tem dificuldade de atender às demandas existentes e citou como exemplo exitoso, a construção da ponte do São Roque, que acabou resultando na abertura de mais um acesso para o semi-anel rodoviário, melhorando a mobilidade urbana e  atraindo um investimento de R$ 40 milhões para mil habitações através do Programa Minha Casa, Minha Vida.
        O prefeito destaca que como todas as cidades que tiveram crescimento explosivo e sem planejamento, Itabuna tem carências sérias de infraestrutura, o que implica a necessidade de construção da barragem de Itajú do Colônia, da implantação de um sistema de saneamento básico e de um plano de melhoria da malha viária, a exemplo do projeto de duplicação do trecho da BR 415 entre Itabuna-Ferradas, abrindo um vetor de crescimento urbano na zona oeste da cidade.
        Azevedo defendeu ainda a construção do Centro de Convenções, o que facilitaria o fortalecimento de turismo de eventos, outra vocação de inata para Itabuna, que precisa de novos espaços para sua expansão urbana. Lembrou que a cidade pode também usar o espaço do Centro Comercial de Itabuna, uma área central e valorizada para um mega empreendimento empresarial.
Parceria
        Ao destacar as participações de dirigentes do Sebrae, da ACI, da CDL, do Sindicom, Apemi, Ampesba, Grupo de Ação Comunitária e de outras entidades que se incorporaram à realização do seminário, o secretário Carlos Leahy destacou a necessidade de uma ação integrada da comunidade itabunense e do governo municipal para fortalecimento e expansão do comércio local, que continua atraindo investimentos.
        Leahy enfatizou ainda, a importância de discutir as expectativas do segmento empresarial ouvindo técnicos ligados ao comércio, ao turismo e à construção civil: “A questão não passa apenas pelo debate da relação entre o poder público e a iniciativa privada, mas pela discussão de ideias para o futuro e estratégias de ação para 2011 e 2012, fortalecendo Itabuna como polo de comércio e serviços, que atrai cada vez mais um número crescente de consumidores da região”
        O secretário defendeu ainda a formação de um comitê de empresários para implementar a execução de uma agenda a partir do seminário pois, “temos de pensar e trabalhar por Itabuna, bem acima dos limites partidários”.
        O seminário teve como palestrantes o coordenador regional do Sebrae, Renato Lisboa, enfocando o potencial do polo de Itabuna, seguido de Fernando Cairo, superintendente do Jequitibá Plaza Shopping falando do investimento de R$ 38 milhões para a sua expansão; além do consultor Ariel Figueroa, abordando  estratégias para o turismo de negócios e os engenheiros civis, Nilson Oliveira, da Runna; Jorge Midlej, da FM Construtora e José Cláudio Muniz, da WA Engenharia mostrando o desenvolvimento de um setor com potencial na geração de emprego e na dinamização da economia local e regional. 
Também foi exibido um filme com depoimentos de empresários e  lideranças sobre a ação da Secretaria de Industria, Comércio e Turismo   e os investimentos em projetos de negócios na área comercial e industrial.
Por: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto 
Leia mais:
www.itabuna.ba.gov.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...