sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O TERCEIRO MINISTÉRIO DE LULLA

O ministério que Dilma Rousseff vai ganhar do padrinho neste Natal confirma que há alguma lógica em toda loucura. Aparentemente, o time não faz sentido. Só dá medo. Vistos de perto, os voluntários da pátria convocados até agora continuam assustadores, mas comprovam que Lula permanece fiel a critérios adotados em 2002 e repetidos em 2006.

Um deles é o uso das vagas no primeiro escalão como prêmio de consolação: para chegar-se ao ministério de Lula (ou à presidência de uma empresa estatal), a rota mais curta é a que passa pelo naufrágio na tentativa de eleger-se governador, senador ou prefeito de capital.

Foi assim nos dois mandatos do atual presidente. Rejeitados pelo eleitorado da Bahia e de Sergipe, por exemplo, Jacques Wagner ganhou um gabinete na Esplanada dos Ministérios e José Eduardo Dutra virou presidente da Petrobras. Surrado espetacularmente no Rio Grande do Sul, Tarso Genro foi convidado a piorar o Ministério da Educação e, em seguida, o da Justiça. Marta Suplicy deve o estágio no Ministério do Turismo ao fiasco na eleição  municipal de 2008.

O critério continua valendo, atesta a contemplação da turma de 2010. Graças ao nocaute que sofreram em novembro, serão ministros os candidatos derrotados aos governos de São Paulo (Aloizio Mercadante, Ciência e Tecnologia), de Santa Catarina (Ideli Salvatti, Pesca) e do Amazonas (Alfredo Nascimento, Transportes). A derrapada na campanha para o Senado valeu ao mineiro Fernando Pimentel o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Todos entendem tanto do universo que vão administrar quanto de física quântica. Mas perderam a eleição. E isso é o que vale.

Outro critério muito valorizado por Lula é o da segunda chance. No governo de Dilma Rousseff, Fernando Haddad ficará no Ministério da Educação até aprender a fazer o Enem. Nelson Jobim só poderá deixar o gabinete de ministro da Defesa depois de aprender a comprar caças franceses sem tantas trapalhadas. Na chefia da Casa Civil, Antonio Palocci tentará aprender a estuprar contas bancárias sem dar na vista. E Edison Lobão cuidará de Minas e Energia até aprender a evitar apagões.
Lobão tem fortes chances de manter o emprego mesmo depois de aprender o que não sabe: ele é amigo de José Sarney ─ e o Homem Incomum tem direito a dois ministros em todo primeiro escalão montado por Lula. Um se movimenta sempre na pequena área do Ministério de Minas e Energia. O segundo não tem posição fixa. Desta vez, Sarney escalou o deputado Pedro Novais para fazer gols no Ministério do Turismo. Novais tem 80 anos. Mas continua bastante ágil.

Os demais ministros foram escolhidos para atender a todos os interesses possíveis. Menos aos interesses da nação. Oremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Conquista, Salvador e Feira lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de aco...