segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Lançado em Ilhéus livro que conta a história do município

O fotógrafo José Nazal Soub Pacheco lançou a segunda edição – revisada e ampliada – do livro ”Minha Ilhéus: Fotografias do Século XX e um Pouco de Nossa História”, reunindo fotos e informações sobre a história da cidade. Durante a solenidade, que aconteceu na noite do último dia 23, no salão nobre da Academia de Letras de Ilhéus, o autor lembrou que a primeira edição foi esgotada em menos de dois anos, sendo muito utilizada por instituições de ensino do Sul da Bahia. Lançado pela editora Via Litterarum, o livro traz fotos inéditas e textos de vários historiadores                    que estudaram o passado da antiga capitania hereditária de São Jorge dos Ilhéus.

         Nesta nova edição, José Nazal reafirma seu amor por Ilhéus e amplia o passeio panorâmico na cena urbana do século passado, com imagens captadas por fotógrafos que registraram aspectos da chamada “capital do cacau”, a exemplo de Lourival (Louro) Reis, Raildo Vieira do Nascimento, Lindemann, J. Dias, Fâmula, P. Pinillos, Francino Vieira e Zezito Mendonça, entre outros homenageados.  “De modo especial, divido este trabalho com fotógrafos anônimos que não deixaram assinatura em seus trabalhos, sendo, em função disso, impossível dar-lhes o devido crédito”, informa Nazal.

         No prefácio de ”Minha Ilhéus: Fotografias do Século XX e um Pouco de Nossa História”, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus e doutor de história pela UFBa, André Luiz Rosa Ribeiro, afirma que “a cada fotografia e a cada relato, o autor nos convida a desvendar a profunda unidade cultural humana da “sua” Ilhéus. Em mais este trabalho, José Nazal é coerente com sua história de vida e com sua trajetória de homem profundamente integrado à estrutura familiar e às relações sociais locais”.

         Caráter Pedagógico - Ao concluir a sua análise sobre o livro, o professor André Luiz Rosa Ribeiro declara que, “desta forma, considero este livro relevante. Não somente pelo seu caráter pedagógico, devendo ser inclusive adotado pelas escolas municipais e bibliotecas públicas, mas, também, pelo seu conteúdo iconográfico, pelo seu rigor técnico, e finalmente, não menos importante, pela sua origem autoral: escrita por um filho de Ilhéus que demonstra, mediante essa pesquisa, seu amor por sua terra e por seus antepassados”. Além do prefeito Newton Lima e da primeira dama do município, D. Inês Tavares, o evento também contou com a presença do secretário municipal da Fazenda, Jorge Bahia, do chefe de gabinete da Prefeitura de Itabuna, Ivan Montenegro e do diretor da editora Via Litterarum, sociólogo Agenor Gasparetto, além                    de integrantes da Academia de Letras de Ilhéus, dentre diversos outros convidados.

Mais uma vez, Reveillon Popular será um
dos pontos altos da virada do ano em Ilhéus

A exemplo dos anos anteriores, o Reveillon Popular de Ilhéus será um dos pontos altos da virada do ano no município. A festa, que mais uma vez deve atrair milhares de pessoas, será realizada em um grande palco armado ao lado da Catedral de São Sebastião, na avenida Soares Lopes. De acordo com o secretário de Turismo, Paulo Moreira, além do trabalho de 80 policiais, o evento contará com o apoio de um moderno sistema de monitoramento eletrônico, cuja central será instalada no Largo Cultural.

         O Reveillon Popular de Ilhéus 2010/2011 contará com Benner Show e Banda, a partir das 8 horas, Circuito Fechado, às 10 horas, Pretubom, com o cantor Fábio Souza, a partir das 23h45min, e uma outra atração musical ainda a ser definida que subirá ao palco por volta das 2 horas da madrugada. “Mesmo com todas as dificuldades econômicas do município, o prefeito Newton Lima não abriu mão de oferecer ao povo ilheense a tradicional festa de reveillon. Não tenho dúvida de que teremos, mais uma vez, um evento repleto de paz, tranquilidade e alegria”, diz o secretário Paulo Moreira.

         Além do Reveillon Popular, a virada do ano em Ilhéus será agitado por vários outros eventos. O Batuba Beach, na Estância Hidromineral de Olivença, trará grandes atrações estaduais e nacionais, como Jota Quest, Psirico e Banda Lordão. Já o reveillon do Hotel Jardim Atlântico, na rodovia Ilhéus/Canavieiras, será animado pela cantora Chica de Cidra e pelo DJ Nadinho. A chegada de 2011 também será festejada na Cabana Gabriela, no Iate Clube de Ilhéus, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB)        e em diversos outros bares, restaurantes e cabanas de praia da zona sul do município.

         Verão – A partir de janeiro, a Prefeitura Municipal dará continuidade à sua programação anual de verão. Até março, quando será realizado o Carnaval de Ilhéus (4 a 8), ilheenses e visitantes oriundos de todo o país terão a oportunidade de curtir diversos eventos. De 7 a 9 de janeiro, o calendário festivo contemplará a Puxada do Mastro de São Sebastião; dia 22 de janeiro, a Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião; e, no dia 2 de fevereiro, a Festa de Iemanjá. “Além das festas tradicionais, em 2011, de janeiro a fevereiro, sempre nos dias de quinta-feira, teremos o Cortejo Afro, evento que contará com a participação dos blocos afro da cidade, saindo das proximidades do Cinema Santa Clara até a avenida 2 de Julho”, informa Paulo Moreira.
 Por: Walçmir Rosário
Leia mais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...