quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Governo ilheense segue preparando a cidade para o verão

O governo de Ilhéus continua trabalhando para preparar a cidade para a chegada do verão, estação que vai desta terça-feira (21) até o dia 20 de março de 2011. Cumprindo orientação do prefeito Newton Lima, várias pastas governamentais seguem adotando uma série de providências com o objetivo de deixar o município mais organizado. O pacote de medidas abrange a conclusão de algumas obras, algumas iniciadas no centro da cidade e em locais de grande movimentação.

Uma das medidas adotadas pelo governo foi a contratação temporária, através de seleção pública simplificada, de 40 novos salva-vidas para reforçar o trabalho de segurança nas praias de Ilhéus. Os novos salva-vidas, que estarão se juntando aos 35 efetivos, fortalecerão até março de 2011 um trabalho que vai da Ponta do Ramo, na praia no norte, até Águas de Olivença, na praia do sul. Uma terceira decisão para organizar ainda mais o município é a substituição, no centro da cidade e em vários outros pontos, de lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de vapor metálico, que, segundo os técnicos, iluminam mais e consomem menos energia.

Durante reunião recente no Palácio Paranaguá, o prefeito recomendou ao secretário da Segurança, Transportes e Trânsito, Marcelo Barreto, um estudo sobre o trânsito e o tráfego no centro e na zona sul, com a finalidade de eliminar os engarrafamentos que ocorrem atualmente. Na oportunidade, o secretário lembrou que a frota de veículos de Ilhéus cresceu cerca de 30% em um ano, o que tem contribuído para criar alguns “gargalos”. Marcelo Barreto enfatizou, no entanto, que serão feitas algumas intervenções no trânsito, notadamente na praça Cairu, que recebe grande volume de tráfego. Outra informação do secretário deu conta de que os estacionamentos públicos também passarão por reordenamento, no sentido de facilitar a permanência das pessoas que pretendam vir às compras no centro da cidade.

Ainda na área do trânsito, o governo ressalta a importância da doação feita ao município pela Coelba de um lote de semáforos de leds. Este dispositivo, segundo os fabricantes, apresenta vantagens sobre a iluminação adquirida a partir de lâmpadas halógenas ou incandescentes. Entre elas, maior eficiência (fornece mais luz utilizando uma pequena corrente elétrica, o que também aumenta a economia), vida útil mais longa (cerca de 100 mil horas ou 11 anos) e redução significativa de manutenção preventiva.

Comércio informal – A organização das áreas públicas da cidade (passeios de ruas e praças) é outra ação que está sendo deflagrada pelas secretarias de Planejamento, Indústria e Comércio; Desenvolvimento Urbano; e Segurança, Transportes e Trânsito, em todo o centro de Ilhéus. A prefeitura vai fiscalizar essas atividades com equipe integrada, no sentido de adequar os espaços públicos aos que querem trabalhar. Obviamente, outra determinação do prefeito Newton Lima foi a intensificação dos chamados serviços essenciais, como a varrição de rua e a coleta de lixo domiciliar e comercial.
Por: Walmir Rosário
Çeia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna teve saldo positivo de empregos

Itabuna teve saldo positivo em fevereiro na geração de emprego com carteira assinada   Na esteira do saldo positivo do Brasil que fechou fev...