sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A FERROVIA ESTÁ CHEGANDO

O Presidente LuLLa vem a Ilhéus hoje para assinar ondem de serviço para o início das obras do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que vai de Ilhéus a Caetité.

De acordo com os estudos de impacto ambiental, que foram feitos pela empresa Oikos, contratata pela Valec, a ferrovia cruzará três bacias hidrográficas e passará pela margem direita do Rio Almada, a apenas 3,5 km da Lagoa Encantada, norte de Ilhéus. Apesar do estudo ter sido comprado pela Valec, ele não deixa de mostrar os impactos negativos da ferrovia, como os riscos de interferência com cavernas, desmatamento e alterações de comportamento dos animais silvestres, alterações no uso do solo e deslocamentos de pessoas, risco de perda de patrimônio arqueológico e interceptação de pequenas propriedades rurais.

Mas muita gente ainda se mostra preocupada com a  falta de respostas da Valec quanto aos principais impactos ambientais e sociais que podem prejudicar patrimônio natural e sobre a degradação que pode ser gerada pelo desequilíbrio econômico em detrimento dos interesses privados, que são predominantes no projeto.


A FIOL vai percorrer cerca de 1,5 mil quilômetros e atravessará 32 municípios da Bahia distribuídos por 1,1 mil quilômetros e fará a ligação entre as cidades de Figueirópolis-TO e Ilhéus- BA, onde ela se conectará com a Ferrovia Norte-Sul.

A  Ferrovia de Integração Oeste-Leste, será voltada à exportação e será dividida em 13 lotes com canteiros de obras em Ilhéus, Jequié, Tanhaçu, Brumado, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Correntina, Barreiras e São Desidério. O valor do empreendimento está avaliado em 6 bilhões de reais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Comissão da Câmara dos EUA aponta ‘campanha de censura no Brasil’

Musk x Moraes (Reprodução/Redes Sociais). Relatório de mais de 500 páginas indica ao menos 300 contas na rede social 'X' censuradas ...