terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cacauicultores estão otimistas com a produção

Numa coletiva exclusiva à imprensa no saguão do Palace Hotel, ontem (14), os dirigentes de entidades representativas do cacau: Águido Muniz (Grupo Pensar Cacau), Adonias de Castro (Cepec/Ceplac), Henrique Almeida (Associação dos Produtores e Biofábrica), Fausto Pinheiro (Câmara do Cacau) e Durval Libânio (Projeto Cabruca) expuseram sobre os novos avanças, linhas de produção e industrialização do cacau na região Sul da Bahia.

Em 2010, com as novas tecnologias em cadeia (Biofábrica, Ceplac e outros segmentos) a produção saiu de 107 mil para 155 mil toneladas, trazendo mais 15 milhões de dólares para a região. “Estamos soerguendo a nossa lavoura” disse o presidente da Biofábrica, Henrique Almeida.

Adiantou também, que devido ao trabalho sério que vem sendo desenvolvido, a previsão de produção para 2011, é de 200 mil arrobas.

Os dirigentes no encontro demonstraram preocupação com a falta da mão de obra futuramente para o campo com os avanços que vem tendo a produção.

Outra conclusão e a de que o ciclo da vassoura de bruxa, que ficou comprovado pela Policia Federal que foi trazido pela mão humana, está diminuindo em toda região.

No encontro, acatando uma sugestão dos comunicadores presentes, os dirigentes ficaram de ver uma data  em Março de 2011, para a realização de um grande Seminário para debater as inovações da lavoura cacaueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

UCRÂNIA: Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’

Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria 'um grande erro'. (Foto: Divulgação/President of Ukraine) O presidente ucraniano ...