Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio natural. Não jogue lixo em seu leito.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

SEC faz chamamento público para credenciar academias

A Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna está divulgando a abertura do Edital de Chamamento Público nº 002/2010, cujo objetivo é proceder ao credenciamento de academias de ginástica (pessoa jurídica) que estarão habilitadas a oferecer formação continuada aos professores do quadro efetivo da Rede pública Municipal de Ensino, visando à prática de atividades físicas e laborais.

Para ter acesso à cópia do Edital, onde estão expostos documentos necessários e as condições de prestação dos serviços, os interessados devem acessar o endereço eletrônico da Prefeitura (http://www.itabuna.ba.gov.br/atos-oficiais).

Um dos pré-requisitos para tornar as academias aptas é a apresentação do projeto de trabalho, cujos procedimentos devem incluir avaliação física, musculação, ginástica aeróbica e localizada, dança, relaxamento/alongamentos, bem como palestras preventivas, abordando as seguintes temáticas: fonoaudiologia, nutrição, ginástica laboral, psicologia do trabalho e relações interpessoais.

Segundo informou o secretário municipal da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, a iniciativa da SEC faz parte do “Projeto Salutar: A Saúde dos Professores em Formação Continuada”, que visa promover a melhoria da qualidade de vida do docente por meio da prática e acompanhamento de exercícios em academias de ginástica do município

O projeto inclui palestras com profissionais de saúde e distribuição de informativos, visando à redução e, principalmente, a prevenção de patologias ligadas ao exercício da profissão “Diariamente, o professor submetido a pressões profissionais e pessoais que favorecem o acúmulo do estresse. Isto leva à redução da imunidade do organismo e, por consequência, o surgimento de doenças, impossibilitando o docente de exercer suas funções profissionais. Isso acarreta prejuízo não somente para o sistema de ensino, mas, principalmente para o professor”, afirma Lisboa.

        O secretário da Educação ressaltou que, por meio do Projeto Salutar, a SEC espera sensibilizar e incentivar o professor para a prática de atividade física em academias de ginástica, visando à melhoria da qualidade de vida, o bem-estar físico, social e emocional dos educadores. Os custos da frequência na academia, para o professor, será no valor R$ 20 mensais descontados em folha. A outra parte será subsidiada pela SEC.
_______________________________________________________
Texto: Erivaldo Bomfim 
Foto: Vinícius Borges


Nenhum comentário: