sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Italianos querem investir em Ilhéus

O interesse de grupos empresariais italianos de diversos ramos de atividades em investir em Ilhéus foi passado ao prefeito Newton Lima, pela consultora Lilian Rasche, que representa no Brasil a empresa International Business Intermediation. Na oportunidade, ela afirmou ao prefeito que os executivos têm inicialmente estudos na fazenda Bandeirantes, na localidade rural de Retiro, para construir hotel 5 estrelas, com campo de golfe, pequeno aeroporto, dentre outros.

Lilian Rasche explicou ao prefeito que para aplicar investimentos no município, os empresários italianos querem a contrapartida que é receber da prefeitura os incentivos fiscais. “Na mesma área os executivos querem construir ainda hotel-albergue com cerca de 530 suítes, uma marina para absorver mais de 600 embarcações e área para equitação”.

Ao prefeito, a consultora assegurou que a vinda dos empresários a Ilhéus está prevista para o dia 4 de dezembro. Segundo ela, o objetivo é conhecer algumas áreas estratégicas para aplicar investimentos, de preferência as zonas norte e sul. “Temos conhecimento que é Ilhéus uma cidade boa de viver, tranquila, aprazível e tem a melhor área litorânea do Brasil. Além disso, sua taxa de homicídio é baixíssima e bem policiada”.
Prefeitura de Ilhéus intensifica ações para melhorar arrecadação

Palácio Paranaguá
Encerrado o período de descontos oferecidos pelo programa de Recuperação Fiscal (Refis), a Prefeitura de Ilhéus intensifica o ajuizamento de ações de execução contra contribuintes que estão em atraso com o fisco municipal. O secretário da Fazenda, Jorge Bahia, afirmou que nesta primeira etapa, o governo ingressa com cerca de 300 processos executivos fiscais de débitos existentes referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), entre outros tributos municipais.

Antes de iniciar a ação de ajuizamento e devido à obrigatoriedade legal, a prefeitura vai notificar os contribuintes, visando fazer com que eles possam tomar conhecimento dos débitos existentes e evitar o ajuizamento. “É importante ressaltar que os contribuintes devem evitar o incurso da ação, comparecer até o setor de Tributos e regularizar sua situação, tanto através de pagamento à vista ou parcelado em até 36 vezes. Somente neste primeiro montante de processos executivos a dívida ativa junto ao município está estimada em R$ 14 milhões.

O secretário disse que o setor de Tributos criou um grupo de assistência da dívida ativa para gerenciar essas ações, que vêm sendo intensificadas após o encerramento dos descontos oferecidos pelo Refis. Durante três meses os contribuintes tiveram a oportunidade de regularizar sua situação junto ao município, com descontos entre 60% e 100% sobre os juros de mora incidentes sobre o valor dos débitos tributários já lançados e parcelamento em até 96 vezes.

Visita de fiscais – Instituído por meio da lei de número 16/010, o Refis visou incrementar a arrecadação através da regularização de créditos do município, decorrentes de débitos de contribuintes, relativos aos impostos e taxas de competência municipal instituídos pela lei número 2.638/97, em razão de fatos gerados até o dia 31 de dezembro de 2009.

Paralelamente à notificação sobre os débitos junto ao fisco municipal, o setor de Tributos também realiza a ativação de pessoas físicas e jurídicas junto ao Cadastro Informativo de Créditos da Dívida Ativa (Cadim) e aos demais órgãos de serviço de proteção ao crédito. Além disso, ficais visitam bairros de Ilhéus para vistoriar a situação de imóveis e construções para verificar a situação dos alvarás de construções junto ao município. Recentemente, eles estiveram na zona sul, na área que compreendeu o bairro Pontal e o início da rodovia Ilhéus/Canavieiras. Os fiscais verificaram se os alvarás dos imóveis estão com pendências.

Ascom/Ilhéus
Por: Walmir Rosário
http://www.ilheus.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Itabuna realiza mais um Seminário de Legislação Eleitoral na ACI

MAIS UM SEMINARIO ElEITORAL, SE INSCREVA! Dr. Allah especialista na Lei Eleitoral Levado pelo grande sucesso do último Seminário, realizado ...