quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Itabuna promove campanha municipal contra hanseníase

Numa parceria com a Sesab e o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde iniciou uma campanha de detecção e tratamento precoce da hanseníase que será implementada, no período de 8 a 12 de novembro, no Módulo IV, na zona Sul da cidade, que abrange os postos José Edites (São Caetano), Antônio Menezes (Vila Anália), João Monteiro (Pedro Jerônimo), Simão Fitermann (São Pedro) e Lavínia Magalhães (Conceição).

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Márcia Falcão Souza, Itabuna apresenta uma situação preocupante com relação à doença uma vez que registra uma detecção anual de 3,5 casos por 10 mil habitantes, quando o recomendado pela OMS é um caso para 10 mil.

Um agravante maior é a detecção de casos em menores de cinco anos, o que evidencia o aumento de transmissão recente, com ocorrência de registros em todos os bairros da cidade, mas com uma maior concentração observada na área do Módulo IV, que é densamente povoada.

Márcia Falcão explica que a estratégia da campanha envolve a mobilização de todos os trabalhadores de saúde e a capacitação dos profissionais que atuam no atendimento à população. O trabalho envolve a participação de professores, alunos e lideranças comunitárias, “mas a divulgação se dará através do sistema de busca ativa dos sintomáticos dermatológicos pelos agentes comunitários de saúde”.

O trabalho envolve ainda a difusão de informações através de rádio, televisão e jornais, bem como a realização de consulta com um dermatologista no período da campanha, além de aconselhamento, medicação e acompanhamento dos casos confirmados que demandam um tratamento específico.

O que é hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A doença afeta a pele e os nervos. Quase todo o corpo pode ser acometido, mas as regiões mais afetadas são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas, pés) e a face. Quando não tratada, a doença pode causar deformidades que incapacitam o indivíduo para o trabalho e socialmente.


A hanseníase aflige a humanidade desde a antiguidade. No passado era comum em todos os continentes, e deixou uma imagem assustadora de mutilação, fazendo com que os portadores da hanseníase sofressem rejeição e segregação por parte da sociedade. Hoje a doença tem cura e é tratada com medicação específica.

 Rosi Barreto – Fotos: Waldyr Gomes – 03/11/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

FERIADO MUNICIPAL NESTA TERCA,-FEIRA EM ILHEUS

Dia 23 é comemorado o Dia de São Jorge, Padroeiro de Ilhéus Igreja de São Jorge Prefeitura de Ilhéus: deliberou ponto facultativo nesta segu...