quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Itabuna já tem diagnóstico da realidade da criança e adolescente

Foi durante um Seminário, realizado na tarde da última terça-feira (16), que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Itabuna apresentou à sociedade civil organizada, aos representantes ONGs (Organizações Não Governamentais) e de instituições governamentais, o resultado do Diagnóstico Municipal da Realidade de Crianças e Adolescentes.

Na solenidade de abertura do evento, a presidente do CMDCA, Celeste Aída Seara, ressaltou o quanto é gratificante para o Conselho e demais instituições envolvidas na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente, ter em mãos um documento científico que trata da realidade em que vivem as crianças e adolescentes itabunenses.

“Para a construção e implementação de políticas públicas este Diagnóstico é de extrema importância, porque ele dará fundamentação para que as ações possam de fato ter como meta prioritária a garantias dos direitos da criança e do adolescente”, frisou Celeste. A presidente do Conselho ressaltou a imprescindível parceria estabelecida com a Fundação Votorantim, que custeou todo o trabalho dos pesquisadores.

O secretário de Assistência Social, José Antonio Formigli Rebouças, que também representou no ato o prefeito Capitão Azevedo, enfatizou que a implementação de políticas públicas neste setor deve ser encarada como coisa séria e prioritária. “A defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente de Itabuna é algo urgente porque as estatísticas nos mostram o quanto eles estão vulneráveis à situação de violência e risco social”, disse o secretário.

Rebouças também parabenizou o Conselho e demais entidades envolvidas na realização do diagnóstico que, segundo ele, retrata a realidade vivenciada tanto pelas crianças e adolescentes, quanto por suas famílias e as instituições que atuam na promoção e na defesa dos seus direitos. Também falaram na solenidade o diretor geral da FTC Itabuna, Cristiano Lôbo, e a psicóloga componente da comissão responsável pelo diagnóstico, Jaqueline Modesto.

Apresentação

Apresentando os resultados do trabalho que foi desenvolvido desde janeiro deste ano, o geógrafo Roberto José da Silva adiantou que, com a conclusão do diagnóstico, Itabuna encaminhará a Fundação Votorantim, juntamente com as propostas de intervenção, a fim de que a instituição possa aprová-las e, com isso, assegurar recursos para serem investidos em programas de defesa da criança e adolescente.

“Todos os dados farão parte de um livro que deverá ser editado até o final deste ano para que todas as instituições e organismos de governo, do judiciário e do legislativo tenham conhecimento”, observou.

Após a apresentação do relatório, os participantes puderam apresentar sugestões como contribuição ao plano de trabalho que será construído pelo CMDCA. A presidente do Conselho adiantou que a ordem de prioridade será o das propostas de ação voltadas para a defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Erivaldo Bomfim – Foto: Vinicius Borges – 18/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Ofensiva de Lula contra Lira é ‘tiro no pé’, diz segundo-vice da Câmara

Dep. Sóstenes Cavalcante (PL - RJ) (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados) Deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) confirma preparação para i...