quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Itabuna investe em mobilização contra a dengue

A Prefeitura de Itabuna estará promovendo, através da Secretaria Municipal da Saúde, em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia –Sesab- e a Fundação Luís Eduardo Magalhães –Flem-, um Seminário de Sensibilização e Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue, no dia 1º de dezembro, no auditório da FTC.

Segundo o coordenador do evento, Florentino Souza Filho, a idéia é articular as ações do poder público com a sociedade civil organizada para evitar que se repita, no próximo ano, a epidemia registrada em 2009. Do evento participam técnicos, profissionais da saúde, lideranças comunitárias e representantes das diversas instituições.

A programação começa às 8 horas da manhã, com uma entrevista coletiva de representantes da SMS, Sesab e Flem, seguida de uma visita aos 10 bairros com maior índice de infestação e onde serão centradas as ações iniciais de mobilização comunitária.

No período da tarde serão realizadas palestras e painéis, com a apresentação do plano estratégico de combate e prevenção da dengue em Itabuna. Até a 46ª semana deste ano foram registrados 970 casos suspeitos de dengue clássico, dos quais 377 descartados, sem registro de nenhum óbito.

Um outro dado importante é que entre 201 amostras coletadas para exames laboratoriais 29 foram considerados reagentes, o que representa uma confirmação de apenas 14%.

Índice de infestação predial

O último relatório do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (Liraa) revela, segundo o coordenador de Endemias, Sandovaldo de Menezes, um índice de infestação predial de 9,1%, considerado de alto risco.

O relatório mostra ainda, que 53,6% dos criadouros de mosquito estão em tanques e depósitos ao nível do solo, 19,1% em depósitos móveis – vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais e outros recipientes - e 16,6% em depósitos elevados ligados à rede.

Vale salientar que 5,0% dos focos estão em depósitos de lixo; 4,6% em depósitos fixos – lages, calhas, ralos e sanitários em desuso; 0,7% em depósitos naturais, ou seja, buracos de arvores, bromélias e outras plantas e 0,5% em pneus e outros materiais rodantes.

Sandovaldo Menezes atribui o baixo índice de infestação do mosquito em pneus ao trabalho realizado ao longo dos últimos meses com a retirada de circulação de 28 mil pneus para reciclagem, existindo outras sete mil unidades necessitando de descarte.


Por: Kleber Torres Fotos: 24-11-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...