quinta-feira, 4 de novembro de 2010

IBGE diz que Itabuna teve crescimento de 2,9%

O Censo 2010 contabilizou, até 31 de outubro deste ano, 202.359 habitantes em Itabuna, o que representa um crescimento de 2,9% em relação a 2.000, quando a cidade registrou uma população de 196.675 pessoas. A informação tem caráter preliminar e foi publicada nesta quinta-feira (4), no Diário Oficial da União.

O resultado, de acordo com a assessoria de imprensa do IBGE, ainda é parcial e poderá sofrer alterações. Isso porque, apesar do término da coleta de dados, recenseadores continuam em campo para tentar contabilizar moradores de domicílios que foram considerados fechados durante o levantamento.

Uma inovação é que os moradores que não foram recenseados também podem acessar a página do IBGE e preencher um cadastro. A verificação desses cadastros evitará a possibilidade de fraude nos dados apresentados pelos recenseadores.

A coleta de dados para o Censo 2010 começou em 1º de agosto. De acordo com o IBGE, o censo é a única pesquisa que visita todos os domicílios do país para traçar um perfil abrangente da população. No Brasil o censo cadastrou 185.712.713 habitantes, dos quais 13.633.969 na Bahia.

Os resultados são repassados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e servem de parâmetro para o repasse de verbas federais a cada cidade. A partir das estimativas populacionais são definidas as cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.

Por - Kleber Torres Fotos: 04-11-2010
Educação lança primeira etapa da nona edição do Pátria Amada

Crianças das creches e de 13 unidades do pré-escolar da rede municipal de ensino inverteram os papéis e cuidaram dos professores fora da sala de aula. Eles estiveram no Caic na manhã de quinta-feira (4), onde eles mesmos prepararam um lanche e serviram aos seus professores.

Esta foi a primeira etapa do Projeto Pátria Amada promovido pela Secretaria de Educação de Itabuna. O programa já está na nona edição e inclui uma série de atividades em todas as escolas da rede e a primeira delas tem como tema: “Saúde Professor”, com o subtema Lanche saudável.

Ao todo foram 27 crianças de três a cinco anos, divididas em grupos de quatro de cada escola. Enquanto elas preparavam o lanche e o suco, previamente selecionados pelas escolas, explicavam aos professores a importância de cada alimento. “O queijo branco serve para o coração e os ossos”, disse Wellen Azevedo, 4 anos , da Escola Norma Vídero.

Todo o trabalho foi acompanhado pela equipe do Departamento de Projetos Integrados da Secretaria Municipal de Educação e por quatro nutricionistas responsáveis pela avaliação nutricional. A nota é que garantirá o prêmio à escola, ao professor e ao aluno. Entre os prêmios para o primeiro lugar estão um micro sistem para o professor e jogos educativos para a criança. A entrega será no dia 1º. de dezembro no auditório do Ciso.

A avaliação de cada equipe infantil foi feita com base no próprio valor nutricional de cada alimento, a apresentação do prato, o sabor, a criatividade, a originalidade e fidelidade ao tema. Também foram avaliadas a higiene e manipulação dos alimentos.

“É importante que a criança adquira cedo o hábito de uma alimentação saudável e equilibrada que irá ajudar no próprio raciocínio dela e quanto mais o visual do prato for bonito e rico em variedade, ela vai ter mais estímulo e prazer em se alimentar”, garante a nutricionista Telmara Benevides.

Ela disse ainda que uma alimentação de qualidade e saudável, não significa necessariamente ser cara. O aproveitamento integral dos alimentos, como cascas de verduras e de frutas são um bom exemplo. “A quantidade suficiente para a nutrição também é necessária para garantir a saúde do indivíduo”, reforça a nutricionista.

A segunda etapa do programa será realizada no próximo dia 16, na Casa do Educador e tem como subtema Projeto intervenção.

Por - Rosi Barreto – Fotos – Waldyr Gomes – 0 4/11/2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...