quinta-feira, 18 de novembro de 2010

EU QUERO SER TIRIRICA QUANDO CRESCER

Em 2006, os salários dos deputados, senadores e do presidente da república foram atualizados, com uma correção de 28,5%. Inflação cheia.
 
Passados quatro anos, os deputados, senadores e a nova presidenta querem um aumento de 62%. Isso mesmo: 62%. Até o final de 2010, a inflação acumulada de 2006 a 2010 será de no máximo 22%. Ou seja: eles receberão um aumento real de 40%.

Serão bilhões e bilhões de dinheiro público, nos próximos anos, destinados a pouco mais de 600 bolsos, em detrimento de investimentos em favor de 190 milhões de brasileiros.  

O salário de um deputado será reajustado para R$ 26,7 mil. O mesmo salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal. O Tiririca vai ganhar a mesma coisa que o Gilmar Mendes.

Se o Tiririca não der um único discurso, não participar de uma única votação, não apresentar um único projeto de lei, ninguém vai cobrar nada e o dinheirama vai estar lá depositada, no final do mês. Tiririca é apenas um entre 513. Gilmar Mendes é um entre 11 e as sessões do Supremo Tribunal Federal são levadas ao ar, ao vivo, pela TV Justiça. Se Tiririca passar quatro anos matando os colegas de rir na hora do cafezinho, vai ganhar a mesma coisa que Gilmar Mendes.

Não que as sessões do STF não sejam verdadeiras palhaçadas, algumas vezes. Mas não dá para comparar palhaços com ministros. Mostrar ao país este tipo de injustiça não é assunto de capa de nenhum grande jornal. Não vira campanha e nem petition online. Não é pauta para o Jornal Nacional.

Não aparece um único deputado de oposição para fazer uma simples analogia sobre o que os parlamentares querem dar de aumento para si mesmos, em relação ao que estão discutindo para o salário mínimo que tem impacto na vida de dezenas de milhões de eleitores.

Não aparece um único senador para dizer: "colegas, nós não podemos querer para nós mesmos o que nós não estamos conseguindo para os trabalhadores brasileiros, isto não é ético, isto não é honesto, isto é uma prova do quanto somos corruptos!"  

Por isso, com licença, deixa eu botar o meu nariz de palhaço aqui. Eu quero ser o Tiririca quando crescer.

*publicado originalmente pelo Coturno Noturno    http://coturnonoturno.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Bolsonaro diz que Brasil nunca esteve tão perto de ditadura

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro . (Foto: Captura/Redes Sociai Ato está previsto para domingo, no Rio de Janeiro Do - Diário do Po...