sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Emasa amplia captação de água tratada

Estação de tratamento do São Lourenço já ampliada
A instalação de cinco bombas – duas na captação do rio Cachoeira em  Nova Ferradas e outras três unidades de 300 cavalos, que vão jogar 350 litros de água bruta por segundo para a Estação de Tratamento do São Lourenço -, vão permitir ampliar o abastecimento de 600 para 900 litros por segundo, relata o diretor técnico da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), Marcus Habib.

Ele explica que o conjunto de bombas teve um custo de R$ 1,2 milhão, mas o valor total investido nas obras foi o de R$ 35 milhões, dos quais 10% através de recursos do município, com a implantação de 13 quilômetros de adutora entre Ferradas e Itabuna, com uma rede de 600 milímetros em ferro fundido e na ampliação da ETA do São Lourenço.

Habib ainda informa que a ativação das bombas depende agora da Coelba, com a checagem da rede de alta tensão, o que deverá ocorrer ainda nos próximos dias, o que vai permitir ativar o sistema e ampliar em 50% a vazão para atender à demanda da população, que passará de 600 para 900 litros por segundo.

O diretor técnico da Emasa acredita que o novo sistema vai permitir atender à demanda do crescimento de Itabuna, uma cidade polo da região, aumentando a regularidade e a freqüência na oferta de água nos diversos bairros da cidade.

Um outro aspecto destacado pelo Diretor, é que com os equipamentos serão reduzidas, significativamente, as 157 manobras diárias e a operação de 370 registros, um trabalho que mobiliza uma equipe de sete profissinais. As mudanças serão implementadas após uma série de estudos e testes de pressão realizados nos próximos três meses.

A ampliação da captação vai facilitar, segundo Habib, a implantação de novas indústrias e gerar mais empregos, o que é uma prioridade social para o prefeito Capitão Azevedo: “Vale ressaltar que com esse projeto Itabuna será uma das primeiras cidades do interior baiano a contar com uma unidade de tratamento de resíduos (UTR), com a retirada de materiais orgânicos na água”.

Como engenheiro, ele considera este conjunto como uma mega obra do governo municipal e uma das mais importantes realizações da atual gestão, porque para cada real investido em saneamento, são economizados outros quatro na saúde: “o que seria completado com o projeto de implantação de saneamento e estações de tratamento”, argumentou.

Para o diretor técnico da Emasa, hoje Itabuna tem 98% da malha urbana atendida com rede água e agora e, com a conclusão desta fase, as atenções estarão voltadas para a questão do esgotamento sanitário.

Por> Kleber Torres Fotos: 26-11-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Deputado quer CPI para apurar fraude dos respiradores fantasmas

Dep. Kim Kataguiri (UNIÃO-SP) (Foto: Agência Câmara) Objetivo é apurar possível fraude nos recursos destinados à compra de respiradores Do -...