terça-feira, 23 de novembro de 2010

Educação de Itabuna discute Gestão democrática na rede municipal

“A gestão democrática e suas implicações” foi o principal tema de uma mesa redonda que reuniu, nesta terça-feira (23), gestores escolares da rede municipal em Itabuna. O encontro, que lotou o auditório da FTC, foi promovido pelo Departamento de Acompanhamento à Gestão da Secretaria Municipal de Educação e teve como objetivo, promover a discussão sobre a gestão democrática da escola pública, passando pelos conceitos de gestão e relações humanas.

Na abertura, pela manhã, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Lúcia Tourinho Bittar, destacou a temática: a importância dos conselhos escolares, os grêmios estudantis e outros meios para o fortalecimento da gestão democrática.

Ela também falou sobre os conceitos essenciais da gestão, enumerando os cincos principais itens que norteiam a gestão na escola pública, principalmente: autonomia, liberdade, transparência, participação e construção coletiva.

Na seqüência, a professora Claudia Celeste Lima abordou a segunda temática do encontro, que versou sobre Relações interpessoais saudáveis: condição para favorecer a gestão democrática na escola.

A terceira palestra, ainda na parte da manhã, foi proferida pelo secretário de Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa, que falou sobre Gestão, liderança e resultados. Em seguida houve uma plenária.

No encerramento do encontro, no final da tarde, houve uma exposição de informações dos departamentos de Acompanhamento à Gestão, de Pesquisa e Informações Gerenciais e Educação Básica da Secretaria de Educação, visando o planejamento do ano letivo de 2011.

Por - Rosi Barreto – Foto: Pedro Augusto – 23/11/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Acelera itabuna abrem novas frentes

Prefeito Augusto Castro  Prefeitura abre novas frentes do Programa Acelera Itabuna em mais cinco bairros O  maior programa de investimentos ...