domingo, 14 de novembro de 2010

Dia Mundial do Diabetes: médicos alertam sobre retinopatia

Por: Danielle Silva
14 de Novembro de 2010
Alagoas 24 horas
Mais de 200 milhões de pessoas no mundo têm diabetes e cerca de um milhão morrem a cada ano por causa da doença. Apesar de alarmante o número pode dobrar na próxima década caso não sejam adotadas medidas urgentes de prevenção e tratamento. Os dados apresentados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que comemora neste domingo, 14, o Dia Mundial do Diabetes.


Em Maceió diversas ações estão sendo realizadas por associações, clínicas, e secretarias Estadual e Municipal de Saúde para marcar tão importante dia de conscientização da doença.

Uma das ações está sendo desenvolvida na área de lazer da praia da Pajuçara desde as 9h da manhã. Médicos e demais profissionais do Iofal realizam uma espécie de mutirão de atendimento em tendas montadas na orla. A ideia, segundo a organização do evento, é chamar atenção dos maceioenses que frequentam o local para a importância de prevenir e tratar o diabetes.


A oftalmologista Rosa Maria Ribeiro explica que o local funcionará até às 14h como um balcão de atendimento para transmitir as principais informações sobre a doença e alertar a população sobre os perigos de quem a possui. “Queremos ratificar que o controle da glicemia é a melhor forma de prevenção ao diabetes”, disse Ribeiro acrescentando que estão sendo oferecidos testes de glicemia capilar e realizado um cadastro de pessoas que apresentaram taxas elevadas.


“Através dos testes podemos detectar pessoas com a doença e a partir daí marcar consultas gratuitas no Iofal, onde farão exames de fundo de olho para detectar outro problema grave que estamos tentando combater: retinopatia”, ressaltou a médica.


A oftalmologista explica que a retinopatia é uma complicação do diabetes, caracterizada pelo nível alto de açúcar no sangue, que provoca lesões definitivas nas paredes dos vasos que nutrem a retina. Em consequência, ocorre vazamento de líquido e sangue no interior do olho, desfocando a visão.

Com o tempo, a doença se agrava e os vasos podem se romper, caracterizando a hemorragia vítrea podendo levar ao descolamento da retina. O diabetes pode ainda causar o surgimento de vasos sanguíneos anormais na íris, ocasionando o glaucoma.


A retinopatia diabética apresenta comportamento mais agressivo, com risco de perda da visão, nos pacientes insulino-dependentes. O controle rigoroso do Diabetes Mellitus, caracterizado pela deficiência da insulina, retarda o aparecimento e reduz a progressão da doença.


Segundo os médicos, a retinopatia diabética atinge 80% dos diabéticos com 25 anos ou mais de doença. “Por isso é preciso que os diabéticos façam exames anualmente de fundo de olho para verificar se há indícios da doença, porque o número de diabéticos com retinopatia aumenta a cada dia”, frisou Rosa Maria Ribeiro.

Hospital de Olhos Beira-Rio

Em Itabuna o movimento foi realizado através do Hospital de Olhos Beira Rio, com um mutirão, já tradicional, com a participação de diversos segmentos da sociedade grapiúna. No mutirão, entre várias ações para o combate da deonça, foi aferido o teste de diabetes, pressão arterial, além de palestras  para uma diétas  sadia e apresentação artística e cultura.

O ponto alto foi a apresentação dos poetas do Clube do Poeta Sul da Bahia, com recital de poesia, na abertura do evento, dia 12, na Praça dos Capuchinhos, bairro da Conceição, sob a liderança do presidente da entidade, poeta Adeildo Marques.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...