quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Defesa e promoção dos direitos da infância em debate na FTC

Auditório completamente ocupado por estudantes ávidos em absorver conhecimentos e profissionais atentos às novas contribuições jurídicas sobre a aplicabilidade das leis que asseguram o direito de família, da criança e do adolescente. Foi neste clima que a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna iniciou na última terça-feira (9) o seu III Encontro Jurídico.

Promovido pelo colegiado de Direito, o evento foi encerrado na quarta-feira (10) após duas noites de palestras e debates sobre a temática “Família, Infância e Cidadania”, a partir das questões dos impasses da eficácia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no que tange ao ato infracional e aplicabilidade das medidas socioeducativas.

Na solenidade de abertura, o diretor geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, enfatizou a relevância do tema proposto para o Encontro Jurídico por possibilitar a discussão sobre as interfaces que atualmente permeiam o direito de família.

“Neste sentido, o ambiente acadêmico é lugar apropriado para fomentar o debate e o Encontro Jurídico da FTC já é referência como fórum privilegiado nas discussões que envolvem os novos paradigmas do Direito”, elucidou Lôbo. A diretora Acadêmica da Faculdade, Raildes Pereira, também destacou as contribuições do evento como fomentador de novos conhecimentos para estudantes e operadores do direito.

Ela agradeceu a participação dos palestrantes e de estudantes de outras Instituições de Ensino, a exemplo da Uesc, Unime e Faculdade de Ilhéus. Convidado a falar sobre “Ato Infracional e o Impasse na Execução de Medidas Socioeducativas”, o juiz Francisco Pereira de Moraes, lembrou das dificuldades enfrentadas quanto o assunto é a aplicação do ECA, tendo em vista a deficiência do Estado de assegurar e preservar os direitos das crianças e do adolescentes.

Debates - A rodada de debates contou também com a contribuição do juiz Murilo Staut Barreto, que abordou a “Responsabilidade Civil dos Pais”. Coordenada pelo professor Paulo Sérgio Bonfim, a primeira noite de debates contou ainda com o lançamento do blog “Responsabilidade Social”, desenvolvido por estudantes do 6º semestre de Direito.

O encerramento do III Encontro Jurídico da FTC contou com a participação da juíza de Direito da Comarca de Itabuna, Antonio Marina Faleiros, que instigou os participantes a refletirem sobre os conceitos de família na contemporaneidade. Já o promotor de justiça e coordenador doe vento, professor Inocêncio Carvalho Santana, tratou da Nova Lei de Alienação Parental, após a exibição do filme “A morte Inventada”.

Da Assessoria de Imprensa
Por: Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ZICO EM ITABUNA NOVAMENTE FAZ PALESTEA

Zico Um dos maiores nomes do futebol mundial esteve em Itabuna neste dia 18 de abril  ministrando uma palestra a empresarios e profissionais...