terça-feira, 23 de novembro de 2010

A BARRAGEM DE ITAPÉ

O jornal A TARDE de hoje, publica algumas matérias interessantes a respeito da Bahia Real e a do Sonho.

A matéria mostra que a violência cresceu no atual governo; que a saúde piorou, com números assustadores ( houve uma diminuição de 1.107 leitos hospitalares) e a economia do estado caiu no ranking brasileiro. Esqueceram de escrever que a educação agoniza, está na UTI.

Existem duas Bahias: a real e a da propaganda.

É justo reconhecer que Wagner é bom de propaganda. Tanto que foi reeleito governador em primeiro turno.

Esse prólogo é para falar dos 23 milhões de reais que o Ministério das Cidades liberou para a construção da Barragem de Itapé.

Segundo informações, a barragem pode ser construída em 6 meses, uma vez que se trata de uma obra relativamente fácil de ser feita, e em um local onde a natureza conspira a favor.

Mas, se o governo Wagner, foi um governozinho chinfrim nos 4 primeiros anos, quando ele deveria dar tudo para se reeleger, teme-se que agora, quando não pode mais reeleger-se, o governo vá de mal a pior.

E é aí que mora o perigo. Será que, mesmo com o dinheiro liberado, veremos acontecer a construção dessa barragem nos próximos 4 anos?

Todos nós sabemos que a região sul, historicamente é esquecida pelo governador de plantão em Salvador.

Apesar de termos contribuído ( bota contribuição nisso) para o desenvolvimento da Bahia, recebemos quase nada de volta. E nesse governozinho chinfrim de Wagner então, a coisa degringolou de vez.

( É bom lembrar que Wagner prometeu duplicar a Rodovia Jorge Amado, no trecho de 12 quilometros, entre o viaduto Paulo Souto e Ferradas; esqueceu o Centro de Convenções, Teatro e Museu; prometeu construir a barragem como presente do centenário de Itabuna e como os outros governos que o antecederam, também prometeu uma nova pista entre Ilhéus e Itabuna)

Apesar dos pesares, os baianos e baianas acham que Wagner “é o cara”. Tanto que 60 por cento dos votos válidos foram a ele endereçados.

E a região sul também foi na onda.

A partir de janeiro do ano que vem, o itabunense não terá problemas com o abastecimento de água, mas sem a barragem, que servirá para manter a quantidade de água na captação em Ferradas, ( que no futuro poderá aumentar a capacidade de 400 para até 800 litros por segundo) dentro de uns 4 anos voltaremos a ter problemas.

A esperança é que teremos uma eleição em 2012, e talvez Wagner resolva autorizar a construção da barragem, para tentar eleger seu candidato. Mas isso só saberemos em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Brasil tem agora o pior mercado de ações, aponta JPM

Maior banco do mundo põe o índice MSCI Brazil na lanterninha Do -  Diario do Poder - O banco norte-americano JP Morgan, o maior do mundo, di...